TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de custo Marginal

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: MATEMÁTICA APLICADA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA- ETAPA 2 e 3

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Etapa 2.

Passo 1.

Em administração e economia, dada uma função f(x), costuma-se utilizar o conceito de função marginal para avaliar o efeito causado em f(x) por uma pequena variação de x.

Chama-se de marginal de f(x) a função derivada de f(x). Assim a função custo marginal é a derivada da função custo, a função receita marginal é a derivada da função receita, e assim por diante.

Função Custo Marginal.

Supondo que C(x) seja o custo total de produção de X unidades de certos produto com X≥ 0. A função C é chamada  de função custo total e temos a seguinte definição.

Se C(x) é o custo total de produção de X unidades de um produto, então o custo marginal quando X=X0, é dado por C’(x0), caso exista. A função C’(x) é chamada função custo marginal.

Portanto, o custo marginal é aproximadamente igual á variação do custo, decorrente da produção de uma unidade adicional, a partir de X0 unidades.

Função Receita Marginal.

Supondo que R(x) seja a receita total obtida pela venda de X unidades de um produto e temos a seguinte definição.

Se R(X) é a receita obtida quando X unidades de um produto são demandas, então a receita marginal, quando X=X0, é dado por R’(x0), caso exista. A função R’(x) é chamada função receita marginal.

Conceito de custo Marginal.

O custo marginal (Cmg) corresponde ao acréscimo dos custos totais de produção quando se aumenta a quantidade produzida em uma unidade. Algebricamente, o custo marginal é calculado como ΔCT/ΔQ, em que ΔCT designa a variação dos custos totais, o custo marginal (Cmg) pode ser calculado como a derivada da função em ordem á quantidade produzida, isto é : Cmg = σCTCT.

A expressão receita marginal (Rmg) designa a variação da receita total (RT) provocada pela variação em uma unidade na produção de determinado bem (Q). Em termos algébricos, Rmg = ΔRT/ΔQ, em que Δ significa variação.

Lucro Marginal.

Lucro marginal é derivado da função de lucro ( o mesmo é verdade para custo e receita). Use a função de lucro marginal para estimar a quantidade de lucro para o “próximo” item a ser produzido. Um exemplo segue cada passo nos colchetes. Note que o caractere “^” é usado para representar um expoente.

Custo Médio.

Em economia, o custo médio ou custo unitário. È igual ao custo total dividido pelo número de bens produzidos (a Quantidade de saída, Q) também é igual á soma da média dos custos variáveis (custos variáveis totais divididos por Q) mais os custos fixos médios (total dos custos fixos dividido por Q). Custos médios podem ser dependentes do tempo considerando oscilações na produção no curto prazo, por exemplo.

Os custos médios afetam a curva de oferta e são um componente fundamental na definição da oferta e da demanda.

A equação de Custo médio será então:  [pic 1]

Elasticidade Preço da Demanda.

A elasticidade preço da procura ou elasticidade preço da demanda (algumas vezes escritas com hífen: elasticidade- preço) é uma que indica a sensibilidade da demanda em face de alterações no preço de um bem, mantendo todas as outras coisas constantes.

Elasticidade Renda da Demanda.

A elasticidade- renda da demanda é a variação percentual da quantidade demandada, dada uma variação percentual da renda do consumidor. Ao lado da elasticidade-renda da demanda é o conceito mais difundido, sendo que a elasticidade-renda da demanda de produtos manufaturados é superior a elasticidade renda de produtos básicos, pois quanto mais elevada a renda, a tendência é aumentar mis o consumo de produtos manufaturados relativamente aos alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com