TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito do Negócio

Por:   •  28/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.915 Palavras (12 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário Executivo

Conceito do Negócio

A empresa Commute é voltada para o mercado de fabricação e venda de bicicletas. Visto que nos últimos anos tem sido incentivado o uso das bicicletas, tanto para ir ao trabalho (dependendo da distância) quanto para o lazer e atividades físicas. A Commute fabrica vários tipos de bicicletas mais veio ao mercado trazendo novidades como as bicicletas para uso urbano, como o próprio nome da marca diz Commute significa a viagem diária que se faz de um ponto a outro da cidade, de casa para o trabalho, para a escola, ou qualquer outro local, ou-seja toda a distância percorrida durante o dia sobre a bicicleta.

 

Mercado e Competidores

 

As bicicletas estão cada vez ganhando mais espaço nos centros urbanos, e este aumento veio a viabilizar o negócio, os clientes dos centros urbanos buscam praticidade e versatilidade na hora de escolher um produto, mas sempre se deparam com as bicicletas esportivas que em sua grande maioria são produtos muito específicos e acabam sendo desconfortáveis para o dia a dia, e é tentando suprir esta lacuna que a Commute foi implantada.

Marketing e Vendas

 

As vendas são feitas tanto no atacado quanto no varejo, porém no futuro o foco maior será o atacado para que se possa sair da regionalidade e atingir novos locais, uma vez que a empresa busca suprir uma necessidade que não é local, para que se alcance o público a empresa investe na divulgação de seus produtos, grande parte por meio digital (redes sociais, site, e-commerce) também há participações em eventos onde são expostos os produtos, como a demanda ainda é pequena estes meios conseguem um bom desempenho, mas o com o crescimento, e empresa terá a necessidade de representantes par distribuir os produtos.

Estrutura e Operações

 

A empresa está localizada na sclrn715 em uma loja com subsolo que somados possuem 140 metros quadrados, onde no andar superior funcionam o escritório e um showroom onde são expostos os produtos, e no inferior funciona a linha de produção e estoque dos insumos.

Por ser uma empresa de pequeno porte a estrutura funcional é pequena, e dependendo do crescimento serão selecionadas pessoas para os cargos que necessitarem deste reforço 

Plano Financeiro

 

O investimento inicial é relativamente baixo, pois a estrutura da linha de produção é bem simples, o investimento na compra de maquinas e ferramentas foi de aproximadamente, R$25.000,00. Acredita-se que com o fluxo constante das vendas, este investimento tenha retorno em 6 meses

Oferta ou Necessidade de Aporte de Recursos

 

Para a execução do empreendimento foi investido um montante de R$50.000,00 para obras, equipamentos, móveis, treinamentos, insumos e marketing. Os recursos financeiros para suprir esse investimento inicial serão provenientes do proprietário.

 

Conceito do Negócio

A Oportunidade

 

        O crescimento do mercado consumidor de bicicletas, fez com que os idealizadores da empresa vissem que estava faltando algo no mercado, sempre que alguém procura uma bicicleta, não importa onde, o primeiro produto oferecido era uma mountain bike, bicicleta esportiva ou algo bem parecido com isso, porém internacionalmente onde a cultura da bicicleta é bem difundida, existem diversos modelos voltados diretamente para  o uso urbano, produtos para o dia a dia , para quem quer ir ao trabalho de bike, pegar o metrô e colocar sua bicicleta sem se preocupar com o espaço, usar sua bicicleta nos finais de semana, enfim produtos que são direcionados para o conforto e não para a performance. Esta visão fez com que a Commute fosse idealizada com a missão de criar e distribuir modelos de bicicletas voltadas para o consumo urbano, uma vez que no brasil este mercado existia e não era suprido por falta de produtos adequados a este público.

O Negócio

 

A Commute é uma empresa voltada para a fabricação de bicicletas voltadas para o ciclismo urbano, e é focada nas necessidades detectadas de um público específico que estava carente de produtos com o seu perfil,

 A empresa hoje opera na fabricação e distribuição de bicicletas personalizadas para os mais diversos fins.

 

 Missão

“nossa missão é criar produtos que supram as expectativas do ciclista urbano que procura praticidade e autonomia nas ruas”.

 

Visão:

“Ser referência no mercado em bicicletas voltadas para o ciclismo urbano

A commute conta com um time de colaboradores com qualificação para executar os serviços na linha de produção da fábrica,

A empresa possui o maquinário necessário para a produção e montagem das bicicletas,

Produtos fabricados pela empresa

 

A Commute hoje fabrica diversos modelos de bicicletas, no início era fabricado apenas um modelo de bicicleta (nuvenzinha), modelo este que é exclusivo de Brasília e que desde os anos 70 se mantém no mercado.

        Com o passar do tempo as pesquisas feitas pela empresa possibilitaram que fossem criados mais alguns modelos de bicicletas, como bicicletas de pinhão fixo, que também estão ganhando espaço no mercado, com a criação dos modelos, também foi viabilizado a criação de acessórios específicos para o uso dos consumidores, das bicicletas da marca, existe uma preocupação com a inovação constante onde sempre que possível  são desenhados e produzidos novos modelos de bicicletas e acessórios buscando acompanhar o mercado.

Mercado e Competidores

Análise de Mercado

 

Brasília é uma cidade jovem e sempre está acompanhando as tendências internacionais, também é uma das cidades do país onde mais se faz o uso da bicicleta como meio de transporte, muitas vezes a bicicleta substitui o uso do carro no dia a dia do brasiliense, porém em sua grande maioria os produtos encontrados no mercado são voltados para o uso esportivo e, muitas vezes os consumidores deixam de usar a bicicleta por que é desconfortável, ou por que ocupam muito espaço em casa ou no trabalho, e após a análise foi visto que faltavam produtos  específicos para este mercado consumidor, esta foi a centelha para que a linha de produção da Commute se tornasse viável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (159.8 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com