TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito e gestão de planejamento

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.383 Palavras (10 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 10

ETAPA 1

PASSO 1

Conceitos de Gestão e Planejamento

        Podemos dizer que todo o empreendimento possui um processo de gestão. Neste processo estão estabelecidos implícita ou explicitamente os diversos modos e vias que a administração da organização estabelece para que os objetivos sejam atingidos. Este processo tem seu início na missão da empresa e no modelo de gestão, onde podemos observar o conjunto das crenças e valores que devem nortear o comportamento dos gestores. Desse modo o processo de gestão é o conjunto de procedimentos e determinações que os gestores identificam como necessário para levar a empresa da atual situação a outra identificada como possível e desejada em um tempo futuro.

        Para Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (1996) o controle de desempenho assemelha-se ao instrumento de formalização do comportamento, já que determina as ações específicas para padronizar os resultados. Os melhores conceitos devem ser utilizados para o controle do desempenho.

        Ackoff (1979) afirma que o planejamento é o processo de tomada de decisões antecipadas a respeito de uma realidade, visando à consecução ou atendimento de outra realidade visualizada.

        O planejamento torna-se vital para a avaliação de desempenho já que o mesmo pode ser entendido como o resultado de um determinado conjunto de ações organizadas para o cumprimento de uma meta. É difícil avaliar o desempenho de uma entidade ou gestor se não houver a determinação anterior do que se pretende ou dos resultados esperados. Crozzatti (2002) destaca que o processo de gestão pode ser dividido em quatro partes:

        • planejamento estratégico: é a primeira fase do processo de gestão, e seu objetivo é o entendimento do cenário onde está inserida a empresa, a fim de otimizar o efeito das interações com as demais entidades e variáveis ambientais. O resultado do planejamento estratégico é dado através das linhas mestras de ação, sendo que o plano com as diretrizes estratégicas servirá de base para o planejamento das operações futuras;

     • planejamento operacional: O objetivo do planejamento operacional é traduzir as diretrizes estratégicas em planos quantificáveis ou conjunto de operações que possam otimizar os resultados no curto, médio e longo prazos;

          • execução: esta fase consiste na implementação das transações e eventos aprovados no orçamento. Cada gestor deve identificar todas as alternativas possíveis, escolher a que melhor cumpra os planos operacionais e acompanhar as ações da área até a efetiva conclusão da transação ou evento;

      • controle: nesta fase são confrontados os resultados alcançados com os resultados projetados, permitindo, se necessário, a correção de rumos. É muito importante que o sistema de mensuração de desempenho esteja estruturado de forma adequada para contribuir com respostas rápidas e precisas.

PASSO 2

O que é processo de gestão?

Processo de gestão é um conjunto de práticas e variantes que um gestor pensa serem necessarias para conduzir a empresa do seu estado atual até onde ele imagina que seja possível dela chegar. O processo de gestão pode ser entendido como um processo de controle do desempenho da empresa como um todo, com o objetivo de garantir o cumprimento da missão e continuidade da empresa.

O processo de gestão pode ser dividido em 4 partes:

  • Planejamento estratégico: entender o cenário e as variantes de interação internas além das variantes ambientais. Isso vai gerar linhas de ação que servirão de base para o planejamento de ações futuras;
  • Planejamento operacional: traduzir as diretrizes e planos estratégicos em planos mensuráveis ou conjunto de operações para obter resultados a curto, medio e longo prazo;
  • Execução: colocar em prática o plano operacional;
  • Controle: comparar os resultados obtidos com os resultados projetados, com a devida correção, se necessário.

O que é planejamento estratégico?

O conceito de estratégia é originário de um vocabulário de guerra.

Chiavenato[1] diz que As constantes lutas e batalhas ao longo dos séculos fizeram com que os militares começassem a pensar antes de agir. A condução das guerras passou a ser planejada com antecedência. Este conceito sofreu uma série de refinamentos e hoje sem planejamento uma empresa não sobrevive. A elaboração de um Planejamento Estratégico aumenta a probabilidade de que, no futuro, a organização esteja no local certo, na hora certa. Um plano estratégico oferece uma visão de futuro. Independente do porte da organização, o plano estratégico indica a direção certa.

Para Drucker[2], planejamento estratégico é um processo contínuo,  de tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas.

O processo de Planejamento Estratégico pode conter as seguintes discussões a seguir:

  1. Definição do negócio, missão e visão:  A tendência na definição do que é o negócio, muitas empresas têm a tendência de encontrar a resposta no produto / serviço da organização, isto pode levar a uma missão míope do que realmente é o negócio. O correto é analisar o benefício resultante do produto / serviço. Um bom exemplo é a empresa Copenhagen, em uma visão míope do negócio: chocolates e em uma visão estratégica o negócio seria descrito como presentes. A declaração de missão deve refletir a razão de ser da empresa, geralmente é uma declaração curta, que destaca as atividades da empresa, já a visão da empresa é a definição de onde a empresa quer estar em um determinado período de tempo. Estas três etapas são fundamentais para o processo de definição do planejamento estratégico.

  1. Análise de ambiente interno e externo: Esta etapa é a fundamental para a a definição das metas e estratégias, pois é da análise de ambiente que as estratégias são formuladas. A análise de ambiente é a definição das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da empresa que afetam a empresa no cumprimento da sua missão.
  1. Formulação de Estratégias: As estratégias são escritas com base na análise de ambiente levantada, após uma priorização de principais objetivos e agrupamento por temas. A estratégia precisa estar voltada para o futuro da organização, porém para ser bem descrita necessita estar de acordo com as etapas anteriores (missão, visão, negócio e ambiente).
  1. Implementar projetos e controlar: É o Plano de Negócios o resultado deste planejamento. Esta etapa garante a execução de tudo o que foi levantado e priorizado. Não adianta definir um desafiador planejamento se não houver implementação e acompanhamento e para isto o Plano de Negócios precisa ser apresentado a força de trabalho, como também a definição de O comprometimento de quem participa destas discussões é fundamental para uma boa análise e definições dos objetivos. Algumas empresas optam por efetuar algumas etapas deste planejamento com a participação de empregados de diversos setores, promovendo um comprometimento de todos, é a chamada gestão participativa. Um outro aspecto importante para o sucesso da implementação do planejamento estratégico, está em ficar atento ao mercado, às mudanças, por exemplo: uma empresa define a estratégia para ganhar um percentual de mercado e um ano depois seus dois maiores concorrentes se unem em uma fusão. O cenário mudou e a estratégia precisa ser revisada. O planejamento estratégico não pode ser fixo, o processo precisa ser dinâmico e com a disciplina bem aplicada trará bons resultados para uma organização.

PASSO 3

Relatório

        Percebemos nestes resumos que a maioria dos autores têm acordo quanto aos conceitos de Gestão e Planejamento. Em síntese, podemos dizer que o processo de gestão é um conjunto de práticas e variantes que um gestor pensa serem necessárias para conduzir a empresa do seu estado atual até onde ele imagina que seja possível dela chegar. E que o processo de gestão pode ser entendido como um processo de controle do desempenho da empresa como um todo, com o objetivo de garantir o cumprimento da missão e continuidade da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (352 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com