TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Controle Interno na Administração Pública

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Controle Interno na Administração Pública

Curso: Gestão Pública

Professor: Leandro Luis Darós

Nome do estudante: Thiago Araújo de Sousa

Data: 18/09/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Sá (2002, p. 44), destaca como objetos da Auditoria Governamental, a lei orçamentária anual, os orçamentos plurianuais de investimentos e a abertura de créditos adicionais, que, na verdade, contemplam especificamente as leis do Orçamento Público, pois, é neste que são previstas a receitas e fixadas às despesas necessárias à manutenção das ações e serviços públicos.

Que procedimentos de Controle Interno você destacaria para o acompanhamento das despesas? (3,5 pontos)

O acompanhamento das despesas deve ser feito através de um clico de despesas que funcionam de forma ordenada e integrada. São etapas desse processo: pré-empenho, processo de compras/contratação do serviço, execução, liquidação, pagamento e estoque.

Esse sistema colabora com a fiscalização e dificulta o desvio de verbas públicas, visto que toda movimentação fica disponível e aberta à auditoria. A existência desse sistema visa aumenta a transparência nas transações realizadas com recursos públicos.

2. Um dos critérios indispensáveis de serem observados para a efetivação do Princípio da Materialidade consiste nos padrões de comparação. Qual a finalidade e a influência desses padrões em relação ao Controle Interno? (3,0 pontos)

A principal finalidade é melhorar e aperfeiçoar a relação de custo x benefício, evitando assim que determinado recurso seja empregado de maneira ineficaz. Esse controle interno faz com que o produto adquirido seja, em resumo, bom e barato.

3. Apesar de o Controle Interno contemplar o conjunto de métodos e medidas adotadas pelas empresas ou entidades da Administração Pública para resguardar seus interesses, alguns procedimentos necessitam de controles específicos. Que razões ou características demandam esta exigência. Cite, pelo menos, um ato ou fato que necessite controles específicos. (3,5 pontos)

Mesmo constituindo um conjunto articulado, não significa que determinados procedimentos não necessitem ou exijam controles específicos. Além de toda atenção dada aos mais diversos setores da administração, alguns desses setores precisam de uma atenção maior.

O sistema funciona como uma grande engrenagem, onde as peças sofrem revisões com regularidade, no entanto, determinadas peças (setores) tem que ser revistos e fiscalizados com uma maior freqüência. Exemplo desse controle específico:

Controle contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (263.9 Kb)   docx (74.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com