TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA

Por:   •  28/11/2017  •  Seminário  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA

CENTRO DE TECNOLOGIA – DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA

Disciplina: Gestão da Qualidade     Período: 2017.1     Docente: Drª Aurelia Acuña Idrogo.

Discente: Drielly Dias Pereira

CICLO PDCA

1. INTRODUÇÃO

     O PDCA já é um senhor com um pouco mais de 70 anos, provavelmente é o mais conhecido conceito da gestão da qualidade. Nos primeiros anos do século passado, as organizações industriais já conheciam os três processos da produção em massa: especificar, produzir e inspecionar.

     Taylor já recomendava o plan-do-see (planeje, execute e veja) como referência para o planejamento das etapas básicas de um processo produtivo. Esses processos se davam numa sequência linear simples e representavam a estrutura de funcionamento das indústrias daquela época.

     No final da década de 30, o norte-americano Walter A. Shewhart, propõe o modelo de produção visto como um sistema, que representa os mesmos passos, porém de forma cíclica. Essa pequena modificação transformou o modelo de ciclo aberto para um ciclo fechado, em que os resultados obtidos numa passagem são considerados no planejamento da próxima passagem. Isso realimenta o processo e permite que ele seja aprimorado pela análise dos erros e problemas do ciclo anterior.

     Esse modelo, denominado ciclo de Shewhart, é levado por Deming ao Japão em 1950. Os japoneses incorporaram action ao modelo. Assim, o modelo adotado no Japão passou a ser o plan-do-check-action, que é o PDCA conhecido nos dias de hoje.

2. O CICLO PDCA

     O Ciclo PDCA é uma metodologia que tem como função básica o auxílio no diagnóstico, análise e prognóstico de problemas organizacionais, sendo extremamente útil para a solução de problemas.

     É um método efetivo de melhoria contínua, tendo em vista que ele conduz a ações sistemáticas que agilizam a obtenção de melhores resultados com a finalidade de garantir a sobrevivência e o crescimento das organizações.

    O Ciclo PDCA tem como estágio inicial o planejamento da ação, em seguida tudo o que foi planejado é executado, gerando, posteriormente, a necessidade de checagem constante destas ações implementadas. Com base nesta análise e comparação das ações com aquilo que foi planejado, o gestor começa então a implantar medidas para correção das falhas que surgiram no processo ou produto.

     Para compreender melhor o que é ciclo PDCA, segue abaixo uma breve explicação sobre cada um dos seus quatro estágios:

  • P = Plan (planejamento): Nesta etapa, o gestor deve estabelecer metas e/ou identificar os elementos causadores do problema que impede o alcance das metas esperadas. É preciso analisar os fatores que influenciam este problema, bem como identificar as suas possíveis causas. Ao final, o gestor precisa definir um plano de ação eficiente.
  • D = Do (fazer, execução): Aqui é preciso realizar todas as atividades que foram previstas e planejadas dentro do plano de ação.
  • C = Check (checagem, verificação): Após planejar e por em prática, o gestor precisa monitorar e avaliar constantemente os resultados obtidos com a execução das atividades. Avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, com objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios específicos.
  • A = Act (ação): Nesta etapa é preciso tomar as providências estipuladas nas avaliações e relatórios sobre os processos. Se necessário, o gestor deve traçar novos planos de ação para melhoria da qualidade do procedimento, visando sempre a correção máxima de falhas e o aprimoramento dos processos da empresa.

3. ESTUDO DE CASO 1

BUCCI, C., BALESTRA, D., MOURA, D. Gestão da qualidade na agroindústria: Surto de contaminação microbiológica de queijos frescal por Staphylococcus aureaus na empresa Bom D+. São Paulo, 2014.

  • Foi notificado pela Vigilância Sanitária do município que 03 pessoas apresentaram sintomas de contaminação estafilocócica.
  •  A empresa não possui certificação de Qualidade, possuindo apenas Boas Práticas de Fabricação implementada.
  • Foi realizada, pelo laboratório credenciado, análise microbiológica, onde confirmou-se o resultado.

     A primeira ação foi reunir gerentes, supervisores e centro de qualidade para identificação do problema. Em seguida realizou-se brainstorming (através de análise dos dados de controles e registros) entre a equipe, para definição das possíveis causas. Selecionou-se as principais causas para a elaboração do Plano de Ação, utilizando a ferramenta 5W2H (What, Why, Where, Who, When, How and How Much). Após selecionado as causas, o plano de ação foi incluso no ciclo PDCA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (240.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com