TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Por:   •  3/12/2019  •  Artigo  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Faculdade Pitágoras – Fama

Bacharelado em Administração

Componentes: Antônio Wanderson, Luís Paulo Bastos

DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

INDÚSTRIA 4.0

São Luís – MA

2019

Quarta revolução industrial ou Industria 4.0 é um termo recente que explica a aplicação das novas tecnologias nos principais processos industriais. É um conceito que engloba automação e tecnologia da informação, além das principais inovações tecnológicas desses campos.

 Tudo começou com a primeira revolução industrial que ocorreu há mais de 200 anos e foi considerada marcante para humanidade com o surgimento da mecanização, e logo em seguida com a produção em série e a energia elétrica, se eclodiu a segunda revolução industrial. Já no século XX veio a terceira revolução marcada pela automatização e chegada dos computadores às fábricas. Por último chegamos a quarta revolução industrial ou Industria 4.0, termo que surgiu a partir de um projeto de estratégias do governo alemão focadas em tecnologia e foi utilizado pela primeira vez em 2011, durante a Feira de Hannover.

Neste novo momento que estamos vivendo existe uma completa fusão do mundo real com o virtual, de modo que tudo pode ser medido, analisado e por fim otimizado, englobando toda a cadeia de valor da organização e revolucionando a maneira de fazer negócios. O tempo vai se passando, e o objetivo das empresas é otimizar cada vez mais os processos em busca de alcançar os seus objetivos. A Indústria 4.0 está relacionada às inovações tecnológicas e preparada para entrar em todos os setores da economia global, as empresas devem investigar as tendências e maneiras de se integrarem a ela, para a utilizarem da melhor forma visando o seu desenvolvimento econômico.

A Indústria 4.0 é um grande desafio para as indústrias brasileiras, e é necessário que a empresa conheça os processos dessa nova revolução, para que ela possa competir em alta qualidade com as demais. O mercado está cada vez mais competitivo e exigente, e as empresas precisam se adequar as mudanças constantes e às inovações. A implantação da indústria 4.0 na organização visa a comunicação integrada entre pessoas, máquinas, sistemas e produtos. Mais ampla que o processo digital essa revolução impacta nas empresas e em toda a sociedade, as transformações digitais proporcionadas por essa nova revolução têm surgido rapidamente e em larga escala. Certamente implementar a indústria 4.0 na empresa é uma forma de garantir competitividade e lucratividade do processo.

Os pilares da Indústria 4.0 são: Internet das coisas industrial ou IIot, o Big data analytc, a inteligência artificial e a segurança cibernética industrial. IIoT, é a conexão entre máquinas industriais, sistemas ligados e outros aparatos relacionados ao mundo das produções, visando principalmente a eficiência operacional. Big Data Analytics é um conjunto de aglomerações de dados estruturados e não estruturados que são gerados a todo instante, auxiliando as organizações a explorar os seus dados e usá-los para entender as tendências do mercado, consequentemente criando novas oportunidades. A Inteligência Artificial é a combinação de várias tecnologias, colaborando para as fabricas se tornarem mais autônomas e produtivas e mais eficaz, com a vantagem de reduzir os erros, custos e aumentar os lucros corporativos. A segurança cibernética industrial é de vital importância, pois a indústria do futuro demanda que todas as áreas da empresa estejam conectadas, tanto as redes corporativas, quanto as de automações e operacionais. Desta forma, é fundamental que o meio corporativo conte com o sistema de cibersegurança.

A indústria 4.0 contém princípios que facilitam o destaque da corporação e contribui para o seu crescimento, entre eles são: Virtualização, capacidade de operação em tempo integral, descentralização de processos e modularidade. A virtualização dos processos industriais permite a rápida tomada de decisão através de simulação computacional utilizando dados reais coletados em tempo real. A capacidade de operação em tempo integral trata-se de a produção ocorrer conforme a demanda, em que somente os recursos necessários para cada tarefa são utilizados. Descentralização é o processo de produção que é melhorado e permite que a tomada de decisão seja mais segura e certeira por meio dos sistemas cyber-físicos que, de acordo com as necessidades de produção, tomam decisões em tempo real, facilitando o desempenho da empresa. Modularidade é a produção baseada sob demanda que permite maior flexibilidade na alteração de tarefas previstas para as máquinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com