TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  27/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

DESENVOVIMENTO ORGANIZACIONAL

Chiavenato

Desenvolvimento organizacional é o desdobramento prático e operacional da Teoria Comportamental. Surgiu depois de um conjunto de estudos separados que visavam solucionar alguns problemas como a falta de capacidade de adaptação das organizações às várias mudanças que ocorriam constantemente no ambiente.  Esses estudos datam mais ou menos na década de 1960, os mesmos focavam o comportamento humano,  as relações pessoais, relações grupais e uma administração participativa e progressista, visando diminuir a rigidez hierárquica dos modelos tradicionais, o qual diminuía a velocidade do fluxo de informações na organização, atrapalhando a inovação necessária a adaptação das entidades.

Maximiano

As estruturas são específicas para cada organização mesmo quando há duas organizações similares, suas estruturas tendem a ser diferentes. As estruturas organizacionais apresentam similaridades que permitem agrupa-las em modelos, mesmo tendo diferenças. Um modelo de estrutura organizacional é o produto das decisões sobre a divisão do trabalho, o sistema de autoridade e o sistema de comunicações. O modelo de estrutura organizacional é uma solução estável, porém, dinâmica. Deve ser capaz de atender as situações que podem variar de um momento para o outro. Há dois modelos principais, estudados por diversos autores. O primeiro chama-se “mecanicista”, é mais parecido com a organização burocrática. O segundo modelo é chamado de “orgânico”, é diferente, há um certo afastamento entre a organização burocrática.

A teoria situacional do processo de organização compreende os conceitos que estudam os modelos de organização e sua adequação a diferentes situações. De acordo com a teoria, tanto o modelo mecanicista quanto o orgânico ajustam-se adequadamente a determinadas situações.

Considerações

Pode-se concluir facilmente que o Desenvolvimento Organizacional é algo que absolutamente todas as organizações, principalmente as de fins econômicos, têm de ter em pauta, pois, é por meio desse conjunto de idéias e conceitos, que uma organização se mantém equilibrada em um mundo em constante e rápida mudança. É notório que o foque em todo tipo de administração tem que ser as pessoas e suas relações intergrupais e não as regulamentações ou simplesmente as máquinas, o sucesso de uma organização hoje é por meio das inovações e isso se consegue por meio de relações participativas e democráticas, exatamente como os sistemas orgânicos  em sua totalidade previam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com