TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIAGNOSTICO DO CLIMA ORGANIZACIONAL

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.059 Palavras (9 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 9

DIAGNOSTICO DO CLIMA ORGANIZACIONAL

Desafio Profissional apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Publica da Universidade Anhanguera – UNIDERP como requisito parcial para a conclusão das disciplinas Processo Gerenciais e Matemática.

TERESINA

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 4

1.1 Problema de Pesquisa ................................................................................... ......... 5

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo Geral ....................................................................................................... 5

1.2.2 Objetivos Específicos ........................................................................................... 5

2 REFERENCIAL TEÓRICO ................................................................................ 5

2.1 Conceito de Clima Organizacional ............................................................................. 5

2.2 Pesquisa de Clima Organizacional. ............................................................................. 6

2.3 Considerações sobre Liderança e motivação ............................................................... 6

3.METODOLOGIA ....................................................................................................... 7

4.ANÁLISE GERAL .................................................................................................... 7

4.1 Da Empresa .............................................................................................................. 7

4.2 Da Pesquisa .............................................................................................................. 8

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................... 9

6 REFERÊNCIAS ...................................................................................................... 10

1 INTRODUÇÃO

É muito importante para uma empresa analisar o seu ambiente interno, através do conjunto de condições que caracterizam o estado de satisfação dos servidores e colaboradores.

Este projeto, portanto, preocupa-se em investigar o Clima Organizacional em um órgão público, sob a ótica dos funcionários que integram a essa empresa, onde se pergunta que tipos de fatores afetam esse Clima. Objetivando responder tal questão, foi necessária uma busca a bibliografia existente, para que se clarificasse o conceito de Clima Organizacional, seguido de uma pesquisa entre as pessoas que participam das mudanças organizacionais ocorridas no período em estudo. A contribuição do presente trabalho refere-se além do mapeamento do Clima, às mudanças ocorridas nas agencias reguladoras, à possibilidade e incentivo a futuros trabalhos destinados à melhoria da organização.

O Clima Organizacional da empresa é um fator primordial para o desenvolvimento das

atividades organizacionais. O objetivo deste desafio é diagnosticar e analisar o clima organizacional da Unidade Operacional de Agencia Reguladora, conhecendo sua cultura e assim identificar os fatores que afetam o Clima Organizacional da empresa.

Segundo Chiavenato (1994), o Clima Organizacional é o ambiente humano do qual as pessoas executam seu trabalho, assim envolvendo uma visão mais ampla e flexível da influência ambiental sobre motivação. É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e que influência no seu comportamento. Refere-se ao ambiente interno existente entre as pessoas que convivem no meio organizacional e esta relacionada com o grau de motivação de seus participantes. Clima Organizacional depende de várias condições que são os fatores que influenciam a motivação das pessoas, onde se pode ter a satisfação ou a frustração, fatores que podem ser positivos ou negativos afetando as variáveis de entrada, consequentemente as variáveis dependentes até chegar nos resultados.

Chiavenato (1993) afirma também que o Clima Organizacional varia desde um clima favorável e saudável até um clima desfavorável e negativo, existindo entre os dois, o clima neutro, por isso é importante que os gerentes possam criar e desenvolver climas organizacionais através do seu estilo gerencial e assim ter mais condições de alterar e melhorar o Clima Organizacional da sua equipe, através destes elementos tais como: Processos de liderança; Forças Motivacionais; Comunicações; Processo de interação/influência; Tomada de decisões; Formulações de objetivos e Controles.

1.1 Problema de Pesquisa

“Para cumprir o papel de promover a pessoa humana e o seu desenvolvimento integral em liberdade, a administração pública precisa necessita criar as condições necessárias para garantir os direitos constitucionais dos cidadãos” (MATIAS-PEREIRA,2007)

Esta pesquisa buscará constatar, especificamente, como está o clima organizacional da Unidade Operacional 9.2 da Agencia Nacional de Telecomunicações no Estado Piauí, levantando assim opiniões, atitudes e crenças dos funcionários que nela trabalham.

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo Geral

Constatar, especificamente, como está o clima organizacional da Unidade Operacional 9.2 da Agencia Nacional de Telecomunicações no Estado Piauí.

1.2.2 Objetivos Específicos

a) identificar o clima organizacional

b) avaliar a satisfação dos servidores no trabalho

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Para desenvolver este estudo foram pesquisados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com