TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Administração

Por:   •  29/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.949 Palavras (20 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 20

        Curso de ADMINISTRAÇÃO

        POLO: FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS

TUTOR A DISTÂNCIA: Profª. Tania Kimura

  1. Elisabete de Jesus Aquino – RA 9327763798
  1. Irene Fonseca Santos da Silva – RA 8798000597
  1. Josiane Apª S. R. de Oliveira – RA 2594711334
  1. Marta Aparecida Martins Alves – RA5056610854
  1. Michele Santos Cruz – RA 3058149714

        

DESAFIO PROFISSIONAL

GUARULHOS – SP NOVEMBRO 2018.

TUTOR A DISTÂNCIA: Profª. Tania Kimura

  1. Elisabete de Jesus Aquino – RA 9327763798
  1. Irene Fonseca Santos da Silva – RA 8798000597
  1. Josiane Apª S. R. de Oliveira – RA 2594711334
  1. Marta Aparecida Martins Alves – RA5056610854
  1. Michele Santos Cruz – RA 3058149714

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Administração do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Administração da Produção e Operações, Planejamento e Controle de Produção, Administração Financeira e Orçamentária, Administração de Recursos Humanos e Sistemas de Informações Gerenciais.

GUARULHOS – SP NOVEMBRO 2018.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1.        Administração da Produção e Operações        5

2.        Planejamento e Controle de Produção        9

3.        Administração Financeira e Orçamentária        10

4.        Administração de Recursos Humanos        14

5.        Sistemas de Informações Gerenciais        16

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERÊNCIAS        21

INTRODUÇÃO

Buscamos, conforme desafio lançado aos alunos da 5ª e 6ª série do curso de Administração, analisar sob a ótica das disciplinas norteadoras o caso sobre “A Fábrica de Chocolate’’, no qual podemos vivenciar a tomada de decisões e planejamento que venham garantir o crescimento e fortalecimento da empresa entre as grandes marcas reconhecidas no ramo de chocolate”.

O caso trata de uma pequena fábrica de processamento de chocolate, adquirida por José Shneider, que mesmo sem dinheiro e sem conhecimento não hesitou em colocá-la em funcionamento. Buscou crédito e insumos, ofereceu sua produção a várias indústrias e na primeira venda começou a pagar a compra da fábrica.  

Páscoa após páscoa, depois de 3 anos, decidiu aumentar a quantidade de chocolate processado e mesmo com a desconfiança de todos que duvidaram, conseguiu processá-lo e vendê-lo.   Inquieto, aventurou-se comprando uma fábrica de móveis, que logo fechou, pois não tinha paciência para os problemas relativos à fabricação de móveis, dedicando-se tão somente ao chocolate, aumentou novamente a quantidade de chocolate processado e decidiu então fabricar seu próprio chocolate, conquistando assim sua independência. Com a ajuda de profissionais de marketing para nortear suas estratégias, em 2006 ganhou o mercado varejista, firmando assim seu nome na região Sul do país.

Para chegar a estas decisões, destacaremos a organização da produção e processos, através do arranjo físico (layout); o planejamento e controle de produção, primordial para o atendimento da demanda no prazo previsto; administração financeira e orçamentária, que oferecem meios para tomada de decisão acerca de investimentos, através de indicadores; administração de recursos humanos, que destacará a importância da motivação e valorização do capital humano e sistemas de informações gerenciais, importante aliado dentro das organizações.

No desafio proposto buscaremos demonstrar a importância das disciplinas abordadas dentro do caso apresentado. A metodologia usada foi pesquisa bibliográfica, artigos científicos, sites sobre os temas.

  1. Administração da Produção e Operações

Segundo IDALBERTO CHIAVENATO (2002, pág., 16). "A administração de produção trata do planejamento da organização, da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro da organização"

SLACK (1999, p.25) "simplifica o conceito de administração de produção dizendo que se "trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços".

Define-se a estrutura necessária para a fabricação e o tipo de Layout a ser escolhido pelo tipo de produto, de processo e volume de produção.

A decisão pelo melhor tipo a ser utilizado é crucial para atingir a diminuição dos custos de produção e o aumento da produtividade, com máxima eficiência de máquinas e mão de obra. Para escolha do layout foram considerados os aspectos da ambientação, decoração, circulação, ventilação, iluminação a disposição das máquinas e equipamentos, promovendo a integração das atividades do estabelecimento.

 

Segundo CURY (2000), o arranjo físico corresponde ao arranjo dos diversos postos de trabalho nos espaços existentes na organização, envolvendo além da preocupação de melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho, segundo a natureza da atividade desempenhada, a arrumação dos móveis, máquinas, equipamentos e matérias primas.

Encontramos alguns Tipos de Layout e iremos verificar dois destes que se encaixaria melhor à linha de produção da fábrica, vejamos:

  • Layout por processo ou funcional;  
  • Layout por produto ou em linha;  
  • Layout tecnologia de grupo ou celular;  
  • Layout por posição fixa (posicional);  
  • Combinados.

[pic 2]

O objetivo do Layout é tornar o fluxo do processo: lógico, sequencial, progressivo e limpo (sem obstáculos), ser flexível (para possíveis alterações). Quanto mais contínuo for o movimento entre uma operação e à operação seguinte, sem paradas, voltas ou interferências, tanto para pessoas quanto para máquinas, mais correto estará o Layout.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (366 Kb)   docx (328 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com