TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio da Gestão - Prefeito

Por:   •  13/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FATECS

Curso: Administração

Prof.: Marisalvo da Silva

DESAFIOS DE UM PREFEITO: PROMESSAS DE CAMPANHA E A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

Quais os desdobramentos possíveis das decisões do Prefeito? Existe uma decisão ideal? Quais critérios o Prefeito deve levar em consideração na sua escolha?

O caso do município de Branco Claro envolve, basicamente, a análise dos três cenários propostos no documento e também de suas implicações. Nesse sentido, tendo em vista que essas três opções do prefeito são:

1) Implementar a recomendação do Secretário da Fazenda, corte de pessoal, e dessa forma garantir atender à LRF e cumprir a promessa de campanha, tão aguardado pela população?

2) Implementar a recomendação do Secretário de Governo e cumprir a promessa de campanha aumentando impostos e, assim, preservando a relação política com o Legislativo?

3) Abrir mão da principal promessa de campanha e garantir a governabilidade, podendo assim implementar outras ações e projetos do governo?

É possível criar o possível cenário para cada uma das escolhas, a partir da atual situação do município, bem como das consequências da respectiva medida. Logo, apresenta-se a seguir a análise de cada uma e, de antemão, salienta-se que o grupo, no lugar do prefeito, optaria pela opção 3.

Análise da opção 1: para essa análise, os dois contrapontos principais são que, ao fazer o corte de pessoal e cumprir sua promessa, o prefeito seria muito bem visto pela população e aumentaria sua popularidade. Todavia, do ponto de vista político, não seria uma decisão estratégica, pois muito provavelmente o ele perderia apoio da base no Poder Legislativo, o que poderia abalar sua governabilidade e prejudicar a aprovação de projetos futuros de interesse do Executivo, incluindo o próprio PPA. Assim, a opção 1 foi descartada pelo grupo visto que, sem o apoio do Legislativo, a ação do Executivo fica limitada e, no final, o mandato não agradará nem à população, nem aos aliados políticos. Para a questão do descumprimento da promessa de campanha e desagrado da população, o grupo analisou que, por ter boa fama, o prefeito pode aliar esse benefício ao poder da retórica e conduzir o foco da população para outros projetos mais facilmente aprováveis, visto que a situação do município é caótica e há muitas demandas a serem resolvidas. Assim, o político pode, exercer um bom trabalho, não perder aliados importantes, agradar à população e, possivelmente, se recandidatar.

Análise da opção 2: Nessa medida, são encontrados dois pontos negativos de relevância para que ela não seja considerada uma boa opção. O primeiro é que o aumento de impostos é sempre muito mal visto pela população. Então, ainda que o prefeito tentasse explicar qual o destino da verba arrecadada com a diferença, a promessa de campanha passaria de algo muito desejável, para um objeto de repulsa social, e o político, possivelmente, perderia muito sua popularidade. Por fim, o aumento dos impostos para esperar o retorno é um tiro no escuro, visto que não há garantia que esse retorno venha na quantia desejável, pois, com esse aumento, as inadimplências podem crescer.

Análise da opção 3: Por fim, a opção 3 se apresentou, para o grupo, como a mais viável, pois seria a medida mais moderada. Ainda que estivesse descumprindo em parte sua promessa de campanha, não contratando os médicos, o prefeito poderia dar abertura à aprovação de outros projetos, que trouxessem também benefícios sociais e proporcionassem ainda a manutenção saudável de sua governabilidade. Nesse caso, o foco seria elaborar um plano de governo bem estruturado que siga as diretrizes orçamentárias e dê credibilidade à figura do prefeito, sr. José Filho.

Até que ponto a promessa de campanha deve ser cumprida?

A promessa de campanha do prefeito José

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com