TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Organizacional

Por:   •  22/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.433 Palavras (18 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

RH estratégico

Visão do RH estratégico em organização real

MBA Gestão de Pessoas 

Módulo: Desenvolvimento Organizacional

Professor: Pedro Fantini

Alunos: Fernanda Cunha Rios

                          Fernando Nazário Borges

                          Gabriel Rosa de Castro

                          Rubens de Souza Rodrigues

Data: 22/08/2019

Introdução

        Este trabalho tem como objetivo conhecer melhor a visão do RH estratégico de uma empresa real já estabelecida no mercado. Para isso, escolhemos uma organização que nos desse autorização e liberdade para pesquisar e dividimos em algumas etapas para que pudéssemos otimizar nosso projeto: autorização da empresa; entrevistas com o gestor de RH; pesquisa da metodologia empregada e análise do material utilizado, que nos foi enviado pela empresa; entrevista com o gestor de outro departamento; considerações sobre o alinhamento entre os entrevistados e, por fim, nossas considerações a respeito da visão estratégica empregada nesta empresa.

Primeiramente, solicitamos a colaboração da empresa a partir de um contato direto via WhatsApp com a sua atual Diretora, que prontamente se dispôs a ajudar e nos revelar a forma de trabalho disponibilizando não só os colaboradores para entrevista, como também, dados e informações disponibilizando o material personalizado da organização, tais como vídeos de eventos passados, apresentações em “Power Point” de treinamento interno, folders, fluxogramas, vídeos para  treinamento interno, gráficos avaliativos, material escrito do mapeamento de resultados do RH, caderno de práticas, entre outros.

 Desde já, queremos parabenizar e registrar nossos agradecimentos à equipe do Grupo Montreal S.A. que diretamente colaboraram com tanta prontidão e gentileza para a realização deste trabalho.


Apresentação do perfil da empresa

        

Fundada em 1987, a Montreal sempre teve como compromisso a busca por inovação em processos e sistemas. O comprometimento com esse princípio, garante hoje um lugar de destaque entre as 15 maiores empresas de tecnologia do Brasil e, ainda, com certificações internacionais. O Grupo Montreal S.A. é uma empresa de capital fechado, que é líder no desenvolvimento e implementação de soluções em tecnologia. Atualmente, a empresa está estabelecida em 10 unidades regionais no país para atender mais de 20 estados do Brasil com mais de 5 mil funcionários atuantes.

O foco da Montreal é oferecer, acima de tudo, soluções customizadas em tecnologia para seus clientes, tais como: biometria, BPO (Business Process Outsourcing), Credito Imobiliário, Data Center, Fábrica de Software, Gestão de Processos, Outsourcing, Print Center, RPA (Robotic Process Automation), Service Desk, Call Center, Smartcards, Transformação Digital, entre outros.

        [pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]


[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26]

Projeto de RH da empresa

        

O Projeto de RH foi implementado recentemente há quase 4 anos a partir de estudos sobre a Metodologia de RH já disponíveis no mercado, inclusive gratuitamente e online. Ao estudar sobre essas diversas abordagens, foi adotada a metodologia da empresa GPTW® (Great Place To Work), que aborda vários subsistemas de RH e sugere várias ações para a empresa. Mediante o conhecimento dessas ações, a empresa Montreal, identificou as ações que eram mais pertinentes para o contexto organizacional e, daí, foi criado um Cronograma anual com datas, eventos, comemorações, vivências, projetos e planejamentos ao longo dos meses do ano. Assim, Caderno de Práticas para ser efetivamente aplicado na empresa.

O Grupo Montreal investe na gestão de pessoas para garantir a geração de valor e o desenvolvimento humano no intuito de alinhar e comprometer todos os funcionarios com os valores e política da empresa. Assim, pensando sempre no futuro, o Grupo Montreal investe em ações que possibilitem o contato direto desses funcionarios com tecnologias emergentes, proporcionando maior conhecimento para implementaçao novas formas de otimizar  e conectar inovações nos diferentes aspectos tecnológicos. O objetivo da empresa é desenvolver talentos e oferecer oportunidades de crescimento, apoiando o colaborador a melhorar as performances. Deste modo, são oferecidos treinamentos que se iniciam desde o primeiro dia do funcionário na empresa e ao longo de todo o período de sua permanência, para que todos possam estar constantemente motivados, empenhados e gerando resultados positivos.


Metodologia GPTW®

- História 

        

O trabalho do Great Place to Work® (GPTW®) começou na década de 80, com Robert Levering, um jornalista que cobria os assuntos ligados ao trabalho e especialmente a conflitos trabalhistas. Ele foi convidado para escrever um livro sobre as melhores empresas para trabalhar nos EUA e recusou veementemente o convite por acreditar que seria impossível existir tal lugar, na perspectiva dos funcionários (e não dos proprietários ou executivos). Robert Levering sugeriu escrever um livro sobre as piores empresas para trabalhar, pois tinha centenas de relatos; porem após longas conversas e considerando que o número de processos na justiça poderia ser muito grande, ele aceitou o projeto inicial e foi entrevistar milhares de funcionários “in loco”, de forma totalmente confidencial, em centenas e centenas de empresas de todo país. Assim, Robert encontrou, conforme esperado, pessoas que odiavam suas empresas e seus chefes, em organizações com péssimos ambientes de trabalho. Surpreendentemente, contrariando todas as suas convicções anteriores, ele encontrou pessoas que adoravam suas empresas, seus colegas de trabalho e o que faziam também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (252.9 Kb)   docx (329.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com