TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento de Pessoas

Por:   •  6/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.111 Palavras (21 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 21

FACULDADE ANHANGUERA DE PELOTAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS QUESTÕES DE REVISÃO

 

QUESTÃO 1. A Accor está entre as 10 primeiras da GTPW 2014. A empresa investe na área de treinamento e desenvolvimento. A “Academia Accor”, criada em 1992, já realizou mais de 20 mil ações de treinamento, em todos os níveis, contemplando programas de educação regular e formação profissional para colaboradores e familiares. O treinamento é um processo contínuo, cíclico e dinâmico e para que seja adequado as necessidades organizacionais deve sempre realizar as quatro etapas que compõem o Processo de Treinamento. Identifique de forma ordenada essas etapas do Processo de Treinamento tão essenciais para os Programas de Desenvolvimento de Pessoas.  1 - Planejamento e Programação do Treinamento, é desenhar desde os objetivos, público alvo, conteúdo, métodos, avaliação, logística e outros fatores essenciais para o acontecimento do treinamento.  2 - Diagnóstico da situação representa o levantamento e a análise dos dados que dão subsídio ao plano de treinamento.  3 - Avaliação, conhecer o aprendizado de tudo o que foi aplicado, a avaliação pode acontecer de 4 maneiras.  4 - Execução do Treinamento, é a pratica de todo plano e projeto elaborado. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta dos procedimentos realizados.  a) 3 – 4 – 1 – 2.  b) 1 – 3 – 2 – 4.  c) 2 – 1 – 4 – 3.  d) 4 – 1 – 2 – 3.  e) 1 – 2 – 3 – 4.

 

QUESTÃO 2. Tenha o conhecimento necessário para se preparar, desenvolva as habilidades para saber como chegar e tenha atitudes necessárias para construir uma jornada. Analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:  ( ) O conhecimento é nada mais do que a lei do saber. Não se engane caso pense que para desenvolver habilidades é necessário talento nato.  ( ) A verdade é que habilidades são nada mais do que aprender a fazer. E só irá funcionar se for colocada em prática.  ( ) Se as atitudes cooperarem, não há conhecimento e habilidade que supra uma jornada sem foco.  ( ) Muitas pessoas adquirem todo o conhecimento necessário e desenvolvem as habilidades que tanto deseja porque têm atitude.  Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V - V - V – V.  b) F - V - F – V.  c) V - V - F – V.  d) F - F - V – F.  e) V - F - V – F.

 

QUESTÃO 3. A criação de um processo de Educação Corporativa (EC) em uma organização tem como principal objetivo desenvolver competências que venham a agregar, fortalecer e aumentar os resultados positivos organizacionais, oferecendo trilhas de aprendizagem compostas por programas que venham a suprir os Gap’s de formação individual ou em grupo. Baseada nesta afirmação, assinale a alternativa correta que corresponde à definição de trilha de aprendizagem.  a) A trilha de aprendizagem é um programa de treinamento voltado ao trabalhador para atender suas aspirações profissionais, muitas das vezes substituindo um curso superior ou pós-graduação.  b) A trilha de aprendizagem é sempre um curso atrativo veiculado a mídias modernas, onde constam capacitações relevantes para o desenvolvimento do currículo do colaborador.  c) A trilha de aprendizagem não está relacionada aos conhecimentos novos e significativos do negócio da empresa, esta é uma responsabilidade apenas dos líderes, o conteúdo para os colaboradores está ligado a tarefa do dia a dia.  d) A trilha de aprendizagem é diretamente desenvolvida pelas Universidades Externas para suprir conteúdos não existentes no ambiente de trabalho, oferecendo cursos em massa para formações coletivas.  e) A trilha de aprendizagem é composta por um processo ativo, porém flexível para promover competências pessoais ou grupais, quanto ao desenvolvimento de pessoas.

 

QUESTÃO 4. Tem-se a cultura organizacional como uma variável interna, ou seja, até mesmo ela sofre mudanças com o passar do tempo, influenciada muitas vezes pelas forças do macroambiente, como as forças econômicas, políticas e culturais, adaptando-se a realidade. Nesse contexto, avalie as afirmativas a seguir.  I. No caso de mudança na cultura organizacional, pode acontecer mais rápido do que se imagina, então toda a equipe de liderança da empresa precisa estar alinhada e atenta, pois os primeiros a sentirem estas mudanças são os colaboradores.  II. Deixa de ser importante no momento de mudança, que haja comunicação e informação aos funcionários, pois não necessitam estarem alinhados aos objetivos e metas da organização junto aos seus líderes.  III. Caso a empresa passe pelo processo de mudança organizacional, de maneira mais lenta, talvez não seja tão notada, mas se mudanças acontecerem mais rapidamente, a empresa terá que contornar situações de insatisfação de algumas partes. IV. Nem todos os stakeholders sentirão a mudança, principalmente fornecedores e clientes em casos em que a mudança da cultura organizacional altere formatos de negociações e outras tratativas comerciais. Fonte: ROSSO, Bárbara. Cultura organizacional: importância, mudança e resistência. 2013.

A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.  a) Somente as afirmativas I e III estão corretas.  b) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.  c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.  d) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.  e) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

 

QUESTÃO 5. Micheletti (2006) define talento como uma pessoa que possui várias competências técnicas e intelectuais, é interessado pelo seu trabalho e pela empresa, tem ampla cultura geral, adaptase rapidamente e é flexível, além de saber lidar com pessoas e ser carismática. Com base no exposto, complete as lacunas da sentença a seguir: Esse conceito aplica-se à _________ técnica de alguém ou refere-se à dedicação, produtividade, iniciativa e determinação, alto grau de realização, capacidade _________, experiência, nível educacional, posição na sua área ou atividade, ou seja, o diferencial de cada um para que o trabalho seja desempenhado com ________ e que metas sejam sempre atingidas. MICHELETTI, C. Sua empresa faz retenção de talentos? 2006.  A respeito do assunto, assinale a alternativa CORRETA:  a) autonomia – criativa – qualidade.  b) experiência – laboral – eficácia.  c) liberdade – intelectual – domínio.  d) sabedoria – autoral – eficiência.  e) experiência – criativa – qualidade.

 

QUESTÃO 6. A qualificação do trabalhador no ambiente organizacional pode ser entendida como o treinamento e “as empresas não podem escolher se treinam ou não seus empregados, porque as pessoas são admitidas com qualificações genéricas e toda empresa tem suas peculiaridades. E somente desta maneira as empresas conseguiriam aperfeiçoar as capacidades e as competências das pessoas" (LACOMBE, 2011, p. 379). Complete as lacunas da sentença a seguir: A empresa pode e deve oferecer cursos aos seus colaboradores, ou até mesmo subsidiar parcialmente os cursos que achar ______ para a tarefa ou ao negócio da ________. A empresa também pode implantar plano de carreira profissional com descrição de cargos e salários, onde para cada curso ou especialização esteja ligada a nova __________ de promoções ou salários melhores. LACOMBE, Francisco José M. Recursos Humanos: Princípios e Tendências. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.  A respeito do assunto, assinale a alternativa CORRETA:  a) relevantes, literatura, oportunidade. b) irrelevantes, escrita, hora. c) relevantes, empresa, oportunidade. d) desnecessários, literatura, utilidade. e) irrelevantes, empresa, hora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com