TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico e Consultoria Empresarial

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 5

UNIDADE 1

1. A consultoria é e sempre foi foco de tendências. Na atualidade, algumas características moldam o ambiente onde os consultores acabam por desenvolver seus trabalhos. Na atualidade encontramos:

Resposta correta: Críticas à atuação de consultores e empresas de consultoria.

Feedback da resposta: as principais tendências atuais são o outsourcing (terceirização), o e-business, o foco na sustentabilidade, as críticas à atuação de consultores e empresas de consultoria e a exigência de compromisso com resultados gerados, em função da escassez de capital ou da aversão ao risco por parte dos investidores.

2. A consultoria com serviço tem uma natureza de compreensão não tão clara como a dos produtos. E muitas vezes o seu consumidor baseia-se principalmente na reputação de uma marca para contratar um trabalho, sem ter a chance de degustar aquilo que deseja. Isto é função de um atributo específico dos serviços, a saber:

Resposta correta: Intangibilidade

Feedback da resposta: a intangibilidade é que dá a característica aos serviços de não poderem ser observados, provados, apalpados, ouvidos ou cheirados antes de serem adquiridos.

3. Os consultores devem estar “antenados”, percebendo tendências e se alinhando com elas. Um consultor que se lança ao mercado hoje NÃO DEVE ESPERAR ENCONTRAR:

a) Solicitações de apoio a processos de outosourcing (terceirização).

b) Exigências de compromissos formais com os resultados de seus trabalhos.

c) Solicitações de apoio a empresas voltadas para e-business.

d) Forte apoio à sua atuação e reconhecimento de seu trabalho.

e) Pedidos de orientação em projetos que incorporem conceitos de sustentabilidade econômico-financeira e socioambiental.

Resposta correta: Forte apoio à sua atuação e reconhecimento de seu trabalho.

Feedback da resposta: das tendências atuais, a que menos favorece os consultores são as críticas à sua atuação, o que reduz o apoio que se lhes dá e o reconhecimento de seu trabalho. Várias são as razões para isto, o que infelizmente inclui a existência de profissionais despreparados ou que pouco se comprometem com aquilo que prometem proporcionar às organizações. Isto pode ocorrer devido à inadequada apresentação dos condicionantes de sucesso do trabalho (condições de mercado, empenho da própria organização cliente etc.), ou perda do interesse no trabalho desenvolvido em função de outras prioridades, o que caracteriza a existência de problemas éticos diversos dentro dos serviços de consultoria.

4. Muitas vezes o consultor se encontra diante de situações aparentemente insensatas. É o que acontece, por exemplo, quando ao ser chamado em uma organização que se diz moderna e “antenada” percebe a existência de regras rígidas e arcaicas que aprisionam as pessoas em modelos de pensamento que limitam as suas funções, embotam a criatividade e comprometem a sustentabilidade do negócio. Este tipo de percepção está ligado a um conjunto específico de habilidades requeridas ao consultor:

Resposta correta: Interpessoais.

Feedback da resposta: a percepção das contradições está vinculada ao campo das habilidades interpessoais. Exige mais que conhecimento técnico e disciplina na aplicação de processos específicos, ligados à atividade de consultoria. Está ligada diretamente à capacidade de ouvir, sentir e se colocar no lugar do outro.

5. A atividade de consultoria pode ser associada a diversas características do mercado onde se desenvolve. Significa dizer que no mercado onde a atividade de consultoria é mais ativa temos, em geral, também maiores indicadores de mercado, A EXCEÇÃO DE:

a) Maior população.

b) Maior competitividade empresarial.

c) Desenvolvimento econômico.

d) Maior renda per capita.

e) Maior nível de consumo.

Resposta correta: Maior população.

Feedback da resposta: é curioso, mas a atividade de consultoria encaminha-se e se desenvolve em paralelo com uma série de indicadores econômicos do mercado, o que é esperado e natural. Das alternativas apresentadas, o único indicador que não é necessariamente proporcional à atividade de consultoria é o tamanho da população, haja vista que a maior população do planeta se situa na Ásia e, segundo os dados estatísticos de 2008, o mercado de consultoria apresentava uma parcela de apenas 6%, associados a esta região,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com