TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDEDORISMO COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Por:   •  1/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Elabore uma definição para o empreendedorismo público e apresente quais são as principais diferenças entre empreendedorismo na gestão pública e empreendedorismo privado (elabore um texto de pelo menos 20 linhas sobre este tópico. Caso queira citar uma frase curta do autor, coloque-a entre aspas). Utilize letra times new roman, tamanho 12. Margens de 2 cm (esquerda e direita).

Muito se tem falado hoje em empreendedorismo Governamental, mas o que vem a ser empreendedorismo? De forma ele pode contribuir para uma gestão mais eficiente e eficaz na esfera pública. Quais as principais diferenças e semelhanças entre empreendedorismo público e privado? Como o empreendedorismo pode ajudar municípios pequenos como Cambuí-MG a melhorar economia, e contribuir para melhora a qualidade de vida de seus munícipes?

Sob a ótica de Eliane Gonçalves Pires, autora do texto o empreendedorismo como estratégia de Gestão para a Administração Pública, “empreendedorismo pode ser definido como o ato de inovar, de encarar as mudanças como uma oportunidade de transformação de idéias.” Surgido na iniciativa privada, tem sido usado como estratégia de modernizar, e trazer desenvolvimento a máquina pública.

A medida que ele vem se contrapondo ao modelo de governo burocrático, da espaço a postura do Governo Empreendedor, cujo foco é o resultado, o que também coloca o cidadão no centro das atenções, uma vez que passa a ser visto como cliente, buscando dessa forma a eficiência e eficácia e também excelência na prestação do serviço, através da busca de novos conhecimentos, idéias inovadoras e ousadas através da excelência em gestão, fazendo bom uso dos recursos e alcançando bons resultados.

Embora hajas diferenças principalmente na cultura das organizações publica e privada, a principal diferença sem mostra no fato de que as organizações privadas possuem flexibilidade para implantação de suas ações enquanto que, a organização pública fica presa as normatizações rígidas que limita a criatividade e liberdade nas ações do empreendedor. Há também semelhanças entre o empreendedorismo público e privado, como a figura do líder que de grande importância para o sucesso de ambas.

O empreendedorismo é uma excelente alternativa para que municípios pequenos como Cambuí-MG possa melhorar suas receitas, reduzir suas despesas e diminuir a dependência financeira ao Fundo de participação dos Municípios. Atrás de idéias inovadoras, e voltadas para resultados que tragam melhorias significativas para seus munícipes, como a criação de uma feira de produtores rurais, construção e estruturamento de novos barracões do produtor. Promovendo capacitação e incentivo a criação de produtos novos para conquistar o mercado, trazer renda, melhorar o turismo, e melhor a qualidade de vida da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com