TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDEDORISMO COMO ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO

Por:   •  9/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.511 Palavras (11 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]


[pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 O EMPREENDEDORISMO COMO ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO ...................... 5

2.1.1 Gestão da Empresa e características .................................................

2.1.2 Público-alvo e pesquisa de mercado ..................................................................5

2.1.3 Negociação entre Clientes e Fornecedores .......................................................6

2.1.4 Mediação de Conflitos ........................................................................................7

 

3 DESCREVENDO AS CARACTERÍSTICAS E DIFERENCIAIS DA EMPRESA ......8

3.1.1 Perfil dos Clientes e diferenciais dos produtos ofertados ...................................8

4 CONCLUSÃO.........................................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12

ANEXO I ................................................................................................................... 13

  1. INTRODUÇÃO

                O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso da inovação como ferramenta de desempenho e papel relevante social e econômico na Empresa Concept Tecnologia e Engenharia de Software, que de forma criativa introduz novas tecnologias e processos para fins de melhorias, criando bens e serviços, aumentando de forma significativa o nível de satisfação e de bem estar de seus Clientes.

                 A metodologia utilizada foi pesquisa através de literaturas e pesquisa bibliográfica por livros de vários autores. Realizou-se coleta de dados na Empresa analisando a visão e identificação de oportunidades, o foco em pessoas e empresas, além das estratégias de mercado usadas, análise e estudo do comportamento de mercado e da conduta empreendedora, plano de negócios e criatividade do proprietário Moisés Reis Filho, que trabalha com tecnologia da informação desenvolvendo softwares.

                Com o trabalho foi possível identificar a problemática como as dificuldades encontradas nos processos de inovação pelas pequenas e médias empresas que contribuem para o sucesso da empresa e diante do embasamento teórico foi possível adquirir conhecimento relevante para a conclusão do curso e para estudantes e a sociedade, contribuindo efetivamente na construção do perfil do empreendedor de sucesso com uma vantagem competitiva.

2. O EMPREENDEDORISMO COMO ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO

2.1.1 Gestão da empresa e características

De acordo com o Sócio Diretor, Moisés Reis, a Concept acompanha o mercado fazendo constantes pesquisas de negócios projetadas em sistemas onde é possível acompanhar em tempo real sua projeção. A Concept Tecnologia e Engenharia de Softwares atualmente atua com doze colaboradores, sendo: um técnico, uma recepcionista, um web designer e nove desenvolvedores formandos em ciência da computação. O aumento da competitividade nos negócios exige estratégias das micro e pequenas empresas, como o empreendedorismo, tendo como objetivo o diferencial e destaque no mercado. O empreendedorismo busca oportunidades de negócios e uma busca incessante por inovações, reconhecimento e crescimento no mercado.

De acordo com Dornelas (2003), empreendedorismo significa fazer algo novo, mudar a situação atual e de forma incessante, criar novas oportunidades de negócio, tendo como objetivo a inovação e a criação de valor. O Empreendedorismo começou a se desenvolver no Brasil na década de 90 e não parou de crescer mais. Já o empreendedor é um empresário que possui perseverança, metas e busca alcançá-las por meio de estratégias inovadoras e criativas.

2.1.2 Público-alvo e pesquisa de mercado

Após aplicar um questionário referente ao público-alvo da empresa em questão, é possível analisar a importância que o uso de aplicativos e softwares representa dentro das pequenas e grandes empresas. Além disso, é relevante falar do uso das informações dadas por essas ferramentas para o próprio crescimento das organizações e controle. É importante ressaltar que o uso correto desses sistemas aliados a uma boa gestão é essencial para o crescimento das empresas.

Um questionário foi aplicado a 30 Clientes potenciais, contendo cinco perguntas. Ao perguntar o porte da empresa, dez pessoas responderam (pequeno), vinte (médio) e zero (grande).

        Ao perguntar se o Cliente potencial já pensou em ter o software com ferramentas de gestão dentro da sua empresa, os trinta responderam que sim.  E todos sentiram necessidade de ter um software na sua empresa.

        Ao questionar como ele avalia o crescimento da empresa utilizando um software, todos avaliaram de forma positiva. E por fim, ao questionar se aceitariam sem compromisso um orçamento de um software desenvolvido sob medida para aquele segmento todos responderam que sim.

Os empreendedores em potencial prestam atenção no foco final e na ideia do novo produto ou serviço, com objetivo no consumidor. De acordo com Luecke (2007), os empreendedores desenvolvem um papel relevante em toda sociedade de livre mercado e agem como uma força criativa. Luecke (2007) ainda acrescenta a importância de reconhecer que o empreendedor não só pensa em novos conceitos e forma empresas e aloca seus recursos e tempo para administrá-las. A empresa em foco,

O autor ainda define o empreendedor como quem combina recursos e trabalho, materiais para tornar sua receita maior do que antes. Este, também é aquele que introduz inovações. (LUECKE, 2007). O empreendedorismo desempenha um papel essencial na empresa sendo relevante no planejamento, na tomada de decisões quanto a aquisições de equipamentos e na visão de futuro, levando ainda em consideração o presente e metas traçadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com