TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTAGIO ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  29/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório de Estágio Supervisionado

Curso: Administração

Aluno:                

Supervisor do concedente:

Período de estágio: Matutino

Concedente do estágio: 99ª CIPM

Local: Avenida dos Passos, Setor Lindalva

Início e término do estágio: 01/03/2010 a 01/05/2010

Carga horária: Seis horas diárias, totalizando dezoito horas semanais

ÍNDICE

INTRODUÇÃO............................................................................ 4

2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA........................................... 5

        2.1 HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO.............................. 6

3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.........................................  7

4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO....................  8

CONCLUSÃO............................................................................. 9

REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS............................................. 10

FOLHA DE ASSINATURA.......................................................... 11

INTRODUÇÃO

Este relatório de estágio, realizado na 99ª CIPM, possui a finalidade de mostrar a implementação dos conhecimentos teóricos, aprendidos durante o curso de Administração, no programa de estágio.

Inicialmente, apresento a organização, com um breve histórico sobre a Polícia Militar do Estado de Goiás, desde os primórdios de sua existência até os dias atuais. Em seguida explano as principais atividades desenvolvidas na organização e o que pude absorver para meu crescimento pessoal e profissional durante o período de estágio.

1 APRESENTAÇÃO

O estágio foi realizado na 99ª COMPANHIA INDEPEDENTE DE POLÍCIA MILITAR, que está situada no local acima citado, sob às ordens do Comandante e o Subcomandante da unidade.

  1. HISTÓRICO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS

No ano de 1858, o então presidente da província de Goyaz, Dr. Januário da Gama Cerqueira, sancionou a Resolução nº 13, criando a Força Policial de Goyaz, com ação limitada à capital da província (Vila Boa), Arraial e Palma, dispondo de um efetivo composto por: um Tenente, dois Alferes, dois sargentos, um Furiel e 41 praças.

Para sediar a Força Policial foi adquirida uma área de 724m², destinada à construção do primeiro Quartel da Força Policial de Goyaz, que abrigou o Comando da Corporação de 1863 á 1936, e atualmente é a sede do 6° BPM na Cidade de Goiás. Com o aumento no número de habitantes de Goiás e intensas transformações sociais, a polícia goiana recebeu várias denominações, entre elas: Força Policial de Goyaz, Companhia de Polícia de Goyaz, Batalhão de Polícia de Goyaz, até chegar a Polícia Militar de Goiás, estabelecida pela Constituição Estadual de 05 de outubro de 1989.

A história da Polícia Militar do Estado de Goiás apresentou grande crescimento ao longo de seus 156 anos de existência, e para essa evolução foi necessário o aumento constante do efetivo gerando a criação de várias unidades na capital e interior. Devido à necessidade de se adequar às imposições da sociedade, foi elaborado um estudo aprofundado da descentralização de Comandos da Polícia Militar que resultou a aprovação da nova metodologia de comando na corporação e foi decretado de imediato a descentralização do Comando de Policiamento do Interior e da Capital. Os antigos CPI e CPM se dividiram em Comandos Regionais.

Atualmente, a Polícia Militar do Estado de Goiás possui: sete Seções do Estado Maior (PM-1; PM-2; PM-3; PM-4; PM-5; PM-6 e PM-7), e uma Chefia de Gabinete, ligadas diretamente ao Comando Geral; quatorze Comandos Regionais, localizados nas regiões estratégicas do estado, como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Cidade de Goiás e oito Unidades de Ensino, sendo a Gerência de Ensino em Goiânia e as sete Unidades do Colégio da Polícia Militar de Goiás (três em Goiânia, uma em Itumbiara, uma em Rio Verde, uma em Anápolis e recentemente uma em Inhumas) e doze Unidades de Apoio em todo o Estado. Ainda possui 64 Unidades operacionais distribuídos nos 246 municípios goianos.

São constantes os aprimoramentos, capacitações e investimentos em qualificação e aquisição de armamentos e equipamentos, bem como a implantação de estratégias operacionais como a RAS – Rede de Apoio a Segurança e a Setorização, que compreende a divisão de grandes áreas de atuação em pequenas regiões sob o comando de um oficial, aproximando assim o policial da comunidade em que atua.

Além disso, de forma pioneira no Brasil, a Corporação está desenvolvendo o Programa de Modernização da Polícia Militar (PMPM), que tem como objetivo estabelecer através de bases científicas, um estudo aprofundado da instituição, desde sua estrutura até sua forma de funcionamento, buscando a excelência no serviço prestado ao cidadão. Toda esta ação é fruto do Plano de Combate e Redução à Criminalidade instituído em 11 de maio de 2006, pelo Governo do Estado de Goiás.

Mesmo com o pensamento voltado para a modernização, o atual comando da PMGO conserva as tradições, mantendo o que é essencial para o desenvolvimento da Corporação, sem perdas de referenciais, por esse motivo o maior patrimônio da Instituição é a confiança que transmite a quem a ela recorre. Resultado de um trabalho intenso, árduo e competente para a garantia da segurança pública e da cidadania.

2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Podemos dizer que a 99ª Companhia é dividida em 3 setores: Direção, Apoio e Execução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com