TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DA GESTÃO E DO CONTROLE DE ESTOQUE DENTRO DE UMA EMPRESA FAMILIAR

Por:   •  4/7/2019  •  Artigo  •  2.463 Palavras (10 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 10

ESTUDO DA GESTÃO E DO CONTROLE DE ESTOQUE DENTRO DE UMA EMPRESA FAMILIAR.

Andrew Marcolina, Instituto Federal do Paraná – Campus Coronel Vivida.

E-mail de contato: andrewmarcolina70@gmail.com

Orientador: Evandro Marcos Leonardi

RESUMO: Presentemente a maioria das empresas familiares, tanto em pequenas quanto de médio porte, tem dificuldades na realização do controle de estoque. No decorrer deste projeto relataremos alguns conceitos básicos sobre a gestão de estoque, e como controlá-la. Por se tratar de uma empresa familiar escolhemos como alvo de nosso estudo de caso à empresa que possui como sua razão social Marcolina e Cia Limitada (possuindo como nome fantasia Marcolina Peças). A empresa se situa no município de Coronel Vivida, Paraná. Este trabalho foi dividido em três partes, sendo que a primeira busca o aprimoramento da gestão e do controle de estoque, através de pesquisas bibliográficas, revistas e livros. Já na segunda parte serão realizadas entrevistas e analises do ambiente de trabalho com os proprietários da empresa alvo. E por último a realização de uma apresentação dos dados obtidos para os proprietários: o que geralmente se encontra nestas parcerias são algumas desordens em relação ao seu estoque, muitas não sabem quanto se obtém de capital investido, e não tem controle do fluxo de entrada e saída de mercadorias (rotatividade). Visando alcançar os objetivos da empresa alvo será trabalhado com a mesma formas/ferramentas de controle de estoque para que ela possa aumentar as vendas e procura dos clientes. Na empresa alvo pode se perceber que há um controle da rotatividade de seu estoque, porém geralmente não se apresenta um controle do seu inventário original (o que está presente nas prateleiras), podendo resultar em diversos erros que irão se acumular. Contudo nosso trabalho visa contribuir, ou mesmo orientar as empresas quanto às percepções relativas do controle de estoque, logística e layout.

PALAVRAS–CHAVE: autopeças; controle; estoque; gestão

RESUMEN: En la actualidad la mayoría de las empresas familiares, tanto em pequenas tanto  en el de tamaño médio, tienes difilcutades en realizar el control de inventario. En el curso de este proyecto relataremos algunos conceptos básicos sobre la gestión de inventario, y como controlarla. Por tratarse de uma empresa familiar elegimos como objetivo de nuestro estúdio de caso a la empresa que tiene como su razón social Marcolina e Cia Limitada (que tiene como nombre fantasía Marcolina Peças). A empresa se sitúa en el municipio de Coronel Vivida, Paraná. Este trabajo se dividío en três partes, siendo que la primera busca la mejora de la gestión y de control de estoque, a través de búsqueada bibliográfica, revistas y libros. En la segunda parte se realizarán entrevistas y análisis del ambiente de trabajo con los proprietarios de la empresa objetivo. Y por último la realización de una presentación de los datos obtenidos para los propietarios: lo que generalmente se encuentra en estas alianzas son algunos desordenes en relación a su stock, muchas no saben cuánto se obtiene de capital invertido, y no tiene control del flujo de entrada y salida de mercancías (rotatividade). Com fin de alcanzar los objetivos de la empresa objetivo se trabajará com las mismas formas / herramientas de control de inventario para que pueda aumentar las ventas y la demanda de los clientes. En la empresa objetivo se puede percibir que hay un control de la rotatividad de su stock, pero generalmente no se presenta un control de su inventario original (lo que está presente en los estantes), pudiendo resultar en diversos errores que se acumular. Sin embargo, nuestro trabajo pretende contribuir, o incluso orientar a las empresas en cuanto a las percepciones relativas del control de stock, logística y layout.

PALABRAS-CLAVE: autopiezas; control; stock; gestión

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos o Brasil apresenta-se em uma crise econômica. Contudo, no começo de 2017, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles, afirma: “Essa recessão já terminou. Vivemos ainda as consequências dela em muitos aspectos”. Um dos principais sinais do abalo da economia nacional foi à quantidade de empresas que fecharam as portas.

Outros elementos que contribuem e que se somam a esse contexto de crise são as questões, de desordem interna das empresas, como por exemplo, a escassa gestão de estoque.

Com o intuito de manter a competitividade, as organizações do ramo do trabalho estão se adequando cada vez mais ao processo de globalização, por meios de implantações de modernas tecnologias e novos processos organizacionais, em diversos setores. Entretanto algumas empresas não estabelecem medidas qualitativas de como obter um bom controle dos seus recursos materiais. De certo modo, esta gestão deve sempre constar tudo o que é agregado para o estoque da instituição. Recomenda-se saber onde este produto ficará quais quantidades adquirir e armazenar. Dento deste contesto podemos citar Borges et al (2010), “Um bom gerenciamento de estoques ajuda na redução de valores monetários envolvidos, de forma a mantê-los os mais baixos possíveis, mas dentro dos níveis de segurança e dos volumes para o atendimento da demanda”. Para acrescentar esta citação mencionaremos novamente Borges et al, (2010), “Um dos principais motivos para obter um bom planejamento e controle de estoques é o grande impacto financeiro que é possível alcançar através do aumento da eficácia e eficiência das operações da Organização”.

Para ajudar a combater o número de fechamento de empresas por consequências de uma defeituosa gestão de estoque, neste estudo de caso decide-se analisar a logística de estoque na empresa com perfil familiar, verificando se existe algum erro durante a realização deste processo, caso seja necessário determinar uma nova maneira para controlar o estoque, com o propósito que a empresa possa melhorar este procedimento, uma vez que poderá alcançar seus objetivos de uma forma mais fácil. No horizonte de nossa proposta de pesquisar, podemos ser acompanhado pelo raciocínio de Banzato:

Gestão de estoque é item fundamental da organização de um armazém, bem como na otimização da produtividade operacional. É por meio do processo de estocagem que se pode ganhar proveito da ocupação do espaço, na utilização dos recursos operacionais, na otimização do tempo pessoal e facilitar no processo de separação de pedidos (BANZATO et al,2003).

Neste processo você não pode ir simplesmente guardando as peças em qualquer lugar. Primeiramente deve ser feito um estudo do que acaba de chegar, e depois sim guardar nas prateleiras, todavia é necessário realizar estudos sobre como organizar, o que deve deixar na parte superior e inferior das prateleiras, etc. Também é recomendado obter dados que comprovem quais produtos apresentam maior rotatividade, consequentemente disponibilizá-los em um local de fácil acesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (319.1 Kb)   docx (245.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com