TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Gestão de Estoque: Um estudo de caso da empresa fictícia Linda presentes

Por:   •  17/5/2017  •  Artigo  •  4.760 Palavras (20 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 20

FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína

ITPAC – Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Ltda.

CIÊNCIAS CONTABÉIS

Importância da Gestão de Estoque: um estudo de caso da empresa fictícia Linda presentes.

Elianna Pereira de Brito

Simone Rodrigues da Silva

Thalia Bezerra Moreira

Araguaína/TO

Dezembro/2016

Elianna Pereira de Brito

Simone Rodrigues da Silva

Thalia Bezerra Moreira

Importância da Gestão de Estoque: um estudo de caso da empresa fictícia Linda presentes.

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Intermediária II do Curso de Ciências Contábeis da FAHESA/ITPAC.

Profº. Geovane Pereira da Silva

Araguaína/TO

Novembro/2016


Importância da Gestão de Estoque: um estudo de caso da empresa fictícia Linda presentes.[1]


Importance of Inventory Management: a case study of the fictional company Linda presentes

Elianna Pereira de Brito[2]

Simone Rodrigues da Silva[3]

Thalia Bezerra Moreira[4]

RESUMO: A grande maioria das médias e pequenas empresas familiares apresenta dificuldades na gestão de estoques, ao longo do presente artigo descrevemos os conceitos básicos para um bom controle de estoque, mostrando técnicas de controle. O estudo de caso foi desenvolvido na empresa alvo fictícia localizada em Araguaína-TO, Linda Presentes, por se tratar de uma empresa pequena e familiar. O estudo foi dividido em duas partes, a primeira por pesquisas bibliográficas sobre o controle de estoques e suas características, buscando se apoiar nos artigos, livros, e publicações. A segunda parte foi feita via entrevista indireta com nove perguntas estruturadas aos colaboradores da empresa. Acreditamos que estoque é um dos agentes que mais tem influência dentro de uma organização, pois interage com os demais departamentos, tais como compra, vendas, produção e outras. Por isso ele tem uma parcela de importância muito grande para o bom funcionamento da empresa, sendo que representa um terço da totalidade de seus investimentos. Neste trabalho pretendemos demonstrar a importância da utilização de ferramentas de gerenciamento e controle de estoque, e a sua importância na estratégia competitiva da empresa. De maneira geral ao longo desse trabalho utilizando o citado estudo de caso, conseguimos entender e demonstrar o pretendido.

Palavras – chave: Controle. Empresa. Estoque.

ABSTRACT: The great majority of small and medium-sized family enterprises present difficulties in inventory management. Throughout this article, we have described the basic concepts of good inventory control, showing control techniques. The case study was developed in the fictitious target company located in Araguaína-TO, Linda Presents, because it is a small and familiar company. The study was divided in two parts, the first one by bibliographical research on inventory control and its characteristics, Seeking to rely on articles, books, and publications. The second part was done through an indirect interview with nine structured questions to the company's employees. We believe inventory is one of the most influential agents within an organization because it interacts with other departments, such as purchasing, sales, production, and others. That is why it has a very important part for the good functioning of the company, and represents a third of the totality of its investments. In this work we intend to demonstrate the importance of the use of inventory management and control tools, and their importance in the company's competitive strategy. In general, throughout this work using the aforementioned case study, we are able to understand and demonstrate what is intended.

Keywords: Company. Control. Stock.

1.INTRODUÇÃO

No Brasil, as Pequenas e Médias Empresas possuem um papel fundamental na economia, tendo em vista que possuem uma grande representatividade e responsabilidade no rol das empresas nacionais. No entanto, percebe-se que as mesmas vivem em uma conjuntura onde a concorrência, a má gerência e a falta de controle e informações vêm afetando, bruscamente suas situações econômicas Assim, é necessário que essas empresas se modernizem, buscando alternativas que minimizem os problemas encontrados em suas administrações.

Dessa forma, entendemos que o estoque tem extrema importância dentro das organizações; planejamento e controle são elementos fundamentais para uma boa gestão administrativa. É indispensável um bom e moderno sistema de informação para o devido controle de um estoque em qualquer organização. Esse sistema deve sempre fornecer a empresa dados para controle de seus estoques, juntamente como proporcionar auxílio a outro departamento como compras e vendas, sendo que essas informações devem sempre buscar alcançar o melhor resultado com o menor custo possível.

  1. OBJETIVOS

2.1 Geral

  • Responder a seguinte pergunta problema: Qual a importância da Gestão de Estoque na necessidade de produtos dentro de uma empresa?

2.2 Específicos

  • Identificar na empresa alvo, quais são os aspectos relevantes para a Gestão de Estoque dentro de uma pequena empresa;

  •  Entender e exemplificar as ferramentas de gestão de estoque;

  • Avaliar possíveis itens de pouca rotatividade e seu armazenamento;

  •  Identificar a forma de administração de estoque da empresa alvo;

  • Avaliar a distribuição dos produtos estocados, da referida empresa.

3. JUSTIFICATIVA 

A presente pesquisa espera não somente obter aprimoramento dos pesquisadores no assusto abordado mas também colaborar com a empresa alvo, ao buscar sua  melhoramento e consequentemente promover melhorias  quanto a gestão de estoque.

Por ser uma empresa de pequeno porte e que não possui funções claramente definidas, há dificuldades quanto a gestão de seu estoque, possivelmente pela  falta de treinamento com seus colaboradores ou a falta do uso de software específico e moderno para esse fim, como ressalta Chambers (2009), “as empresas precisam investir em um sistema de processamento de informações que possa lidar com seus conjuntos particulares de circunstâncias de controle de estoque”.

Assim, entendemos que a presente pesquisa é extremamente importante já que busca relatar ações, ferramentas e conceitos para uma boa gestão de estoques de materiais, pretende proporcionar ganho de conhecimento por parte dos pesquisadores, além de proporcionar a empresa envolvida uma visão do mercado atual e das teorias existentes e trazer à empresa em questão, novas visões sobre seus estoques.

4. PROBLEMA 

Sabemos que a Administração de Materiais é extremamente  importante para qualquer organização, tendo em vista que se não houver uma boa administração do estoque, possivelmente haverá excesso de produtos, representando recursos financeiros parados ou falta de materiais.

Dessa forma, é preciso gerir coerentemente as tarefas do dia-a-dia, ou seja, o controlar as possíveis necessidades dos clientes, a reposição do estoque e assim a saída deste determinado produto. De acordo com Dias(1995), a função da administração de estoques é maximizar o efeito lubrificante no feedback de vendas e o ajuste do planejamento da produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (189.2 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com