TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo Verde

Por:   •  15/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.343 Palavras (14 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]

Centro de Educação a Distância

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO SEMIPRESENCIAL ADMINISTRAÇÃO

AMANDA DO CARMO MACEDO ROCHA PRISCILA RODRIGUES DA SILVA

BRUNO FERNANDES DA COSTA

EMPREENDEDORISMO VERDE

Estudo de Caso: Green Trash

[pic 3]

Jacareí 2020

AMANDA DO CARMO MACEDO ROCHA PRISCILA RODRIGUES DA SILVA
BRUNO FERNANDES DA COSTA

EMPREENDEDORISMO VERDE

Estudo de Caso: Green Trash

Trabalho apresentado à Universidade Anhanguera - UNIDERP, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Empreendedorismo; Ética, Política e Sociedade; Homem, Cultura e Sociedade; e Sistemas de Informação Gerencial.

Professores:

Ewerton Taveira Cangussu; José Adir Lins Machado; Maria Eliza Correa Pacheco;

Iolanda Cláudia Sanches Catarino; Tutor: Andre Luiz Meira Sagaz

Jacareí 2020

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. DESENVOLVIMENTO        5
  1. DESAFIO 1 – EMPREENDEDORISMO        5
  2. DESAFIO 2 – ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE        8
  3. DESAFIO 3 – HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE        10
  4. DESAFIO 4 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL        11
  1. CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15

Nessa trabalho levaremos em consideração o caso de Empreendedorismo Verde na empresa Green Trash. Contaremos com essa proposta para que ocorra a fixação do conteúdo ministrado no semestre.

Esse estudo e produção textual será do caso do empreendedor que, orientado por sua genuína preocupação com o bem estar das pessoas e do planeta, decidiu constituir uma recente empresa, a Green Trash, especializada em produzir bens a partir de lixo, como o plástico, vidro e outros resíduos descartados. Este empreendedor sabe que a coleta dos resíduos é algo trabalhoso devido à grande capilaridade que existe no consumo de plástico, que é muitíssimo disseminado.

Atualmente, a empresa se especializou no segmento de confecção de roupas de fibras plásticas e decidiu comercializar seus produtos por venda direta no e- commerce, contudo, a Green Trash precisará investir na implantação desta plataforma de comércio eletrônico.

Desta forma, elabora-se um documento que o auxilie a obter o conhecimento necessário para que suas atividades empresariais sejam bem-sucedida.

Esse trabalho será construído a partir da metodologia de estudo de caso e da revisão bibliográfica para que seja possível compreender os desdobramentos possíveis por meio da aplicação teórica e prática dos conteúdos estudados.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. DESAFIO 1 – EMPREENDEDORISMO

O empreendedorismo é um processo dinâmico realizado pelo indivíduo que tem iniciativa para procurar identificar e implementar ideias inovadoreas, consideradas como oportunidade de negócio. Um empreendedor motivado pelo desejo de assumir responsabilidades, ter sua própria independência e pela autorealização, são escenciais par sucesso futuros. Várias pesquisas no mundo inteiro identificam características em pessoas de sucessos, e a mais básica de todas é o desejo de rallização, onde leva as pessoas a acreditarem e aparixonarem pelo que fazem. Os espreendedores estão sempre preocupados em melhorar as habilidades menos desenvolvidas e se aprimorar nas mais fortes. A diferença de um empreendedor paras as outras pessoas é a maneira como percebe a mudança e lida com as oportunidades e dificuldades, tendo iniciativa para gerar um novo negócio, assumindo riscos calculados e criando sempre valores para sociedade.

O empreendedorismo verde busca inovações propondo melhorias, com intenção de sustentabilidade da humanidade e da preservação do meio ambiente, respeitando a sustentabilidade e a conciência ambiental como fatores predominantes para qualidade de vida da sociedade.

O objetivo global de um quadro para o empreendedorismo verde é estabelelcer incentivos que aumentem o bem-estar, melhorando a gestão de recursos e aumentando a produtividade; incentivando a atividade econômica onde a sociedade possa produzir com maiores vantagens, estabelecendo novas formas de alcançar a inovação, por exemplo. Por outro lado, as estratégias do crescimento verde precisam ser suficientes flexíveis para tirar partido de novas tecnologias e de oportunidades inesperadas e serem capazes de se atualizarem de acordo com melhores surgimento.

A ideia de começar um novo negócio é o ponto de partida para qualquer empreendimento. Sabendo que não somente com a idéia, mas é preciso pensar em quais são seus principais produtos e serviços, quem são seu publico alvo, que lucro espera obter do negócio e em quanto tempo espera receber o retorno de seu investimento.

Portanto, entra o plano de negócios: uma importante ferramenta de gestão. O plano de negócio é um documento que pode e deve ser utilizado por empreendedores que estão fazendo e estruturando a criação de um novo negócio ou até mesmo por empreendedores que planejam novas unidades do seu negócio.

A experiência profissional e a atribuição dos empreendedores são alguns dos pontos importantes a serem destacados e não devem serem deixados de lado na criação de um novo negócio ou planejamento de uma nova unidade empresarial. Também a definição de forma jurídica da empresa, o enquadramento tributário, o capital social e a fonte de recursos.

Um plano de negócio ajudará o empreendedor a saber se a idéia é viável, alem disso, auxiliará, também, na busca por informações mais detalhadas sobre o setor, serviços ou produtos que serão oferecidos, concorrentes, clientes e fornecedores. Um dos principais benefícios de elaborar um plano de negócios é descobrir os ponto fortes e fraclos dessa nova idéia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (143.4 Kb)   docx (237.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com