TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estado Governo e Mercado

Por:   •  9/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Estado Governo e mercado

1. Como definir o conceito de liberalismo e como as questões econômicas são por esta corrente de pensamento compreendidas?

Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.

O liberalismo é uma doutrina que se baseia na defesa das iniciativas individuais, de que todos os indivíduos são iguais por natureza, onde todos são portadores de direitos dos quais não podem abdicar: o direito a propriedade e a liberdade.
          Referente às questões econômicas, o liberalismo defendeu o direito à propriedade e o livre comércio o que gerou a exploração da maioria economicamente mais fraca, por uma minoria capitalista mais forte.

O capitalismo não é o sistema adequado para o desenvolvimento da sociedade, isto é, o valor produzido pela força de trabalho não é apropriado ao trabalhador e sim para o dono dos meios de produção.


 2. Quais as principais características do marxismo? Qual, nesta corrente, a relação entre economia, sociedade e política?

O marxismo é um conjunto de ideias filosóficas, econômicas, políticas e sociais, é caracterizado por: materialismo histórico, o capitalismo não é bom é exploratório e como deveria ser após a revolução socialista.

Politica

 Marx visa uma luta de emancipação do proletariado através da libertação de classes sociais.

Econômica

Marx tinha como base os estudos de Adam Smith e David Ricardo de que não é o ouro que determina a riqueza de uma nação e sim a força do trabalho humano. Para Marx o modo de produção capitalista contribui para a acumulação do capital através da produção de mercadorias que resulta em meios de produção (ferramentas, maquinas, matéria-prima) e do trabalho humano, onde a quantidade de trabalho necessário para produzir uma mercadoria é o que determina o valor mínimo.

Social

Segundo a concepção Marxista, a história da humanidade seria constituída por uma permanente luta de classes, entre a burguesia e o proletariado (trabalhadores) gerando conflito onde existiria apenas uma classe dominante, que seria o proletariado, onde o Estado seria dono dos meios de produção e seria o fim da propriedade privada dos meios de produção. E o homem controlaria sua liberdade e a propriedade privada deixaria de existir.

Referência:

COELHO, Ricardo Correa. Estado, Governo e Mercado. Ricardo Corrêa Coelho – Florianópolis. Departamento de Ciências da Administração/UFSCAR; [Brasília]: CAPS: UAB, 2009. 116p. : il.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (294.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com