TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estado deve privatizar? Quais as vantagens e desvantagens da privatização?

Por:   •  12/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 2

1 - O Estado deve privatizar? Quais as vantagens e desvantagens da privatização?

Sim. O Estado deve privatizar, pois a privatização é uma forma de evitar prejuízos. Deve se levar em consideração também que o Estado, na grande maioria das vezes, não consegue fazer uma gestão eficiente de todas as suas atividades o que acaba gerando inúmeros problemas para a sociedade como os evidenciados na atualidade em serviços essenciais ao bem-estar social, portanto, com a privatização de alguns setores da economia o Estado pode focar em áreas essenciais e dessa forma realizar uma gestão eficaz desses recursos. É importante ressaltar que mesmo privatizando empresas estatais, o Estado deve manter sua função reguladora e fiscalizar regularmente a atuação das empresas desestatizadas. Com a abertura do mercado à iniciativa privada, gera-se concorrência, quebra se monopólios e, por consequência, aumenta a qualidade e presteza na prestação do serviço. Outra vantagem das privatizações é a modernização dos serviços por partes das empresas privadas. Visando o lucro, as empresas injetam cada vez mais investimento na sua área de atuação e melhoram a qualidade do serviço. Outro ponto a ser destacado é em relação aos prejuízos. Quando ocorre uma fraude na empresa pública quem acaba sendo afetado é o cidadão contribuinte, já na empresa privada o prejuízo atinge principalmente os acionistas. Entre as desvantagens é possível citar a perda de receita por parte do Estado em decorrência das privatizações e a inserção de empresas estrangeiras no mercado nacional tirando, dessa forma, o lucro das empresas nacionais.

2 - Quais atividades vale a pena privatizar e quais atividades o Estado deveria ter sempre primazia sobre o setor privado?

Entre as atividades que vale a pena o Estado privatizar é possível citar as rodovias, aeroportos, telecomunicações (já privatizadas) e saneamento básico devido o Estado não possuir competência para gerir tais recursos. Já as atividades que o Estado deveria ter sempre primazia sobre o setor privado é possível citar os serviços essenciais como saúde, educação e segurança pública, ou seja, atividades primordiais para o bem-estar da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com