TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Supervisionado

Por:   •  23/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.847 Palavras (12 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 12
  1. APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO                                                                                                                                                 

  A pesquisa foi realizada na empresa L C Apolinário da Silva Farmácia de forma explanatória, através de visitas e questionamentos com o proprietário e funcionários, tendo acesso a informações relevantes que será destrinchada no decorrer da mesma.

O empresário possui ampla formação para administrar seu negócio, sempre desenvolve estratégias para aumentar as vendas e procura diminuir os custos onde agregar valor ao produto, adquirindo vantagens competitivas diante da concorrência.

A empresa tem capacidade para atuar com relevância, apesar da concorrência acirrada consegue cada vez mais atingir suas metas, possuindo assim um diferencial em relação aos concorrentes, sempre valoriza as necessidades dos clientes, procurando satisfazê-las com máxima eficiência.

Segundo o empresário Luiz Carlos Apolinário uma das formas mais marcante para o crescimento de sua empresa é fazer um planejamento estratégico, tendo o cliente como fator chave para guiar suas estratégias; ele ainda deixa claro que o cliente satisfeito sempre volta a comprar e ainda faz propaganda com as pessoas, mais próxima, podendo assim, aumentar seu leque de consumidores.

  1. IDENTIFICAÇÃO

2.1 Do Aluno

Nome:

Endereço: Rua Maestro Noberto N°72                         Cidade: Aliança         UF: PE

Email:

Matrícula:

Período:

2.2 Da Instituição de Ensino

Nome da Instituição: Associação de Ensino Superior Santa Terezina- Faculdade de Ciências de Timbaúba

Endereço: Avenida Antonio Xavier de Morais03/05-Sapucaia

CEP: 55.870-000

Site: www.faculdadedetimbauba.edu.br

3.0 OBJETIVO DA PESQUISA                                                                                                                                                                        

O Estágio Supervisionado I tem por objetivo orientar o acadêmico do curso de administração sobre as realidades empresariais. O estudante deverá atuar como um observador do que ocorre nas praxes administrativas e organizacionais junto aos micros e pequenos empreendimentos, como forma de adquirir uma visão critica em especial, do universo em que se situa a sua profissão.

4.0 IDENTIFICAÇÃO DA PESQUISA                                                                                                                                                                

4.1 Pesquisa Bibliográfica sobre as Pequenas e Médias Empresas

Entres tantos avanços na sociedade surge também o desenvolvimento das Pequenas e Médias empresas, que cada vez mais ganha espaço; empreendimentos atinge um nível mais elevado, tanto em suas estruturas como na forma em que estão sendo geridas por seus empresários e colaboradores, sempre inovando e buscando estrategicamente ganha clientes.

Segundo  o SEBRAE (2014, www.sebrae.com.br)

                                As Micro e Pequenas Empresas (MPE) vêm progressivamente aumentando sua relevância na economia brasileira. Constatou-se que em termos agregados esta participação era de 21% em 1985, aumentou para 23% em 2001 e para 27% em 2011. Esta participação aumentou tanto em serviços como no comércio tendo se reduzido um pouco na atividade industrial, onde predominam médias e grandes empresas que se beneficiam de economia de escala.

     As pequenas e medias empresas são de grande relevância para a sociedade, ajudam no desenvolvimento econômico e são responsável pela geração de emprego,e as mesmas busca cada vez mais alcançar um espaço no mercado para aumentar seu faturamento; não é apenas só mais um acontecimento da humanidade, o seu crescimento mostra que vão permanecer de forma significativa como algo que começou e não tem um ponto final, a tendência é cada vez mais melhorar e contribuir com o desenvolvimento econômico.

De acordo com SILVA (2013, www.faculdadescearenses.edu.br)

                      As pequenas e médias empresas possuem grande importância na economia em seus mais variados seguimentos, causando extrema relevância na geração de emprego e renda, até mesmo em momentos de crise, e por se apresentarem em grande número em nossa economia, são observadas com respeito pelos analistas financeiros, pois contribuem de maneira significativa para o aumento do Produto Interno Bruto do país (PIB).

        É importante salientar também que cada vez mais essas empresas precisam de incentivos para sobreviveram, como por exemplo, maior facilidade de acesso ao credito,e precisam de novas estratégias para garantir o desenvolvimento, superando os desafios da diante dos concorrentes,logo, é necessário que os empresários tenha uma visão diferenciada para melhor desempenho.

Segundo TACHIZAWA e FARIA (2007, p.12 )

 As micro e pequenas empresas além de serem mais ágeis e de prestarem serviço mais personalizado aos seus clientes, podem fazer com que seus colaboradores atinjam níveis mais altos de motivação e envolvimento, quando comparadas às organizações de grande porte. Por serem pequenas, possibilitam aos colaboradores identificar-se com a empresa, ver o resultado de seu trabalho, visualizar a organização como um todo e entender como seu trabalho está ligado aos resultados econômicos.

As empresas devem mapear as formas mais cabíveis para alcance de seus objetivos, cada uma tem um diferencial, tem sua própria identidade e deve possuir uma visão de mercado que norteia em busca de novos cliente. É de grande importância que as metas almejada sejam claras e objetivas para todos que fazem parte da empresa, podendo assim ser atingida de forma mais eficiente, satisfazendo as necessidades dos clientes em sua forma mais intima. Assim fica mais fácil competir e expandir cada vez mais o negócio, e deve também considerar que o cliente é chave principal para o sucesso organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (616.4 Kb)   docx (486.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com