TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido

Por:   •  25/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 4

Descreva, compare e contraste os seguintes modelos de avaliação de ações ordinárias por dividendos: (a) crescimento nulo; (b) crescimento constante; e (c) crescimento variável.

R. *O modelo de crescimento nulo supõe uma série de dividendos constantes e sem perspectiva de crescimento, onde o valor de uma ação seria igual ao valor presente de uma perpetuidade de reais (D1) descontada a uma taxa (rs).

*O modelo de crescimento constante supõe que os dividendos crescerão a uma taxa constante, mas inferior ao retorno requerido. É a abordagem mais frequentemente citada à avaliação de dividendos.

*O modelo de crescimento variável permite variação da taxa de crescimento dos dividendos, onde as taxas de crescimento futuras podem aumentar ou diminuir em função de mudanças nas expectativas.

Os modelos de avaliação com crescimento nulo, constante e variável fornecem abordagens úteis para a estimativa do valor da ação, porém as estimativas produzidas não podem ser muito precisas, dado que as próprias projeções de crescimento futuro e taxas de desconto são necessariamente aproximadas. Além disso, a estimativa do preço da ação pode incluir uma alta dose de erro de mensuração devido às estimativas imprecisas e arredondadas de taxas de crescimento e desconto usadas como dados.

Nas decisões financeiras, como se relacional as variáveis risco, retorno e valor da empresa?

R. Qualquer ato praticado pelo administrador financeiro que aumente o nível de retorno esperado sem afetar o risco deve elevar o valor da ação; qualquer ato que reduza o nível de retorno esperado sem afetar o risco deve reduzir o valor da ação. Da mesma forma, qualquer ato que aumente o risco (retorno requerido) reduzirá o valor da ação; qualquer ato que reduza o risco fará o valor da ação aumentar. Deve ser parte do processo de tomada de decisões financeiras uma avaliação do efeito combinado do retorno e do risco sobre o valor da ação.

Explique cada uma das três outras abordagens à avaliação de ações ordinárias: (a) valor patrimonial; (b) valor de liquidação; (c) múltiplo preço/lucro (P/L). Qual delas é considerada a melhor?

R. *Valor Patrimonial: O valor efetivo que seria recebido por ação ordinária, se todos os ativos da empresa fossem vendidos por seu exato valor contábil (escritural), os passivos (incluindo as ações preferenciais) fossem liquidados e o valor restante fosse repartido entre os acionistas ordinários.

*Valor de Liquidação: O valor efetivo que seria recebido por ação ordinária, se todos os ativos da empresa fossem vendidos por seu valor de mercado, os passivos (incluindo ações preferenciais) fossem quitados e qualquer saldo remanescente fosse destinado aos acionistas ordinários.

*Múltiplo preço/lucro: é calculado multiplicando -se o lucro esperado por ação (LPA) pelo índice preço/lucro (P/L) médio do setor.

O método considerado o melhor é o "Múltiplo Preço/Lucro", pois A avaliação pelo preço/lucro é um método simples para determinar o valor de uma ação e pode

ser calculado rapidamente depois que as empresas anunciam seus lucros, o que explica sua popularidade. O uso do múltiplo preço/lucro é de especial utilidade na avaliação de empresas não negociadas no mercado aberto, ao passo que as cotações de preços de mercado podem ser usadas para avaliar companhias abertas, e porque leva em conta a expectativa de lucros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (440.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com