TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fake News

Por:   •  6/11/2019  •  Seminário  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 2

FAKE NEWS

Vive-se hoje uma geração que é movida por visualizações, curtidas e comentários nas redes sociais, a busca incessante pela fama nesse cenário tem gerado as fakes news, notícias falsas ou com alguma modificação, o intuito dessas notícias é justamente a repercussão gerada por elas e, em alguns casos, o lucro que elas podem gerar. Apesar de sua aparência inofensiva, as fake news estão causando efeitos gravíssimos, pois inclui a difamação de pessoas, partidos políticos etc.

Em primeiro plano, é crucial ressaltar o motivo pelo qual essas notícias se espalham com tanta facilidade e rapidez. O crescimento tecnológico e o uso democrático da internet no Brasil facilitou a aproximação de diversas pessoas com as redes sociais, pessoas estas que em sua maioria não tem discernimento para compreender certas informações e acabam acreditando em tudo que vê, é o famoso "se está na internet é verdade", por conta disso, as fake news estão expandindo cada vez mais.

Ademais, é comum presenciar discussões sociopolíticas na Internet, essas questões culminam em notícias falsas atacando candidatos e eleitores, difamando partidos com a intenção de derrota-los. Além das questões políticas, circulam notícias falsas sobre famosos, redes de TV e até mesmo conteúdo envolvendo saúde, como no caso da febre amarela, onde os macacos foram apontados como transmissores da doença. Esses efeitos têm prejudicado milhares de pessoas e dificultado o trabalho dos agentes da saúde, dos políticos e da sociedade em geral.

Fica claro, portanto, que medidas devem ser tomadas para a resolução desse empasse. Há, na Câmara dos Deputados, um projeto de lei que visa punir a divulgação de notícias falsas sendo analisado, urge que esse processo seja aceito para que as fake news se tornem crime e os responsáveis sejam punidos. Além disso, a mídia deve ficar atenta a estas notícias e informar à população sobre a veracidade de tal. Por fim, as redes sociais devem levantar campanhas para que os internautas fiquem atentos a essas informações, e pesquisem antes de divulgá-las. É um processo paulatino, mas a após a execução dessas propostas, será possível a atenuação do caos hoje estabelecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (23.1 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com