TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Formulário Para Elaboração do Estudo

Por:   •  12/3/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 8

Formulário para Elaboração do Estudo 04

Nome da Disciplina:

Administração de Marketing I

Nome do Professor:

Ieso Costa Marques

Campus:

Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede – CEAR

Nome do Aluno:

Andriele de Sales Lopes

Atividade:

Com base no texto e no vídeo disponibilizados para esta Atividade Online, produza um texto dissertativo, conforme normas da ABNT, contendo no mínimo 03 e no máximo 05 páginas, no intuito de elucidar as seguintes indagações:

a) Em que consiste o modelo conceitual do ciclo de vida dos produtos?

b) Como a teoria do ciclo de vida pode auxiliar o administrador a formular estratégias para determinadas fases da empresa?

c) Que estratégias mercadológicas podem ser implementadas a partir da análise do ciclo de vida?

O conceito do ciclo de vida pressupõe que todos os produtos sigam um padrão de comportamento previsível em relação às suas vendas. O ciclo de vida do produto- CVP tem quatro estágios: introdução, crescimento, maturidade e declínio. Cada fase apresenta desafios específicos tanto de gestão como de marketing e esses necessitam de estratégias eficazes para alcançar a longevidade do produto no mercado pelo maior tempo possível. A ideia é aumentar os lucros e evitar prejuízos. Ainda que a extinção seja inevitável, é preciso saber como fazer a retirada do produto do mercado sem sofrer consequências severas. A existência do ciclo de vida do produto se dá a diversos fatores como exemplo, a mudança no comportamento ou a necessidade do consumidor; estreia de outro Produto melhor ou mais prático; O marketing mal trabalhado ou ineficaz; O valor não percebido ou funcionalidades obsoletas, entre vários outros elementos.  A Fase da introdução é o tempo em que o produto é inserido no mercado e tem durabilidade até quando as vendas. Nem sempre ela segue um padrão. É importante destacar que o ciclo de vida do produto é dependente de muitas estratégias desenvolvidas por uma empresa, parte desde o investimento no produto, até a divulgação para lançar, a promoção de venda, entre outros. Esse período de introdução é quando as vendas se iniciam, é o momento em que a empresa se arrisca com uma estratégia de marketing para que ao ser lançado o seu produto alcance o produto lançado alcance o conhecimento do seu público-alvo. Entretanto, independente de ser um estágio inicial o ciclo mantém nessa etapa um comportamento de crescimento e ascensão. O que muda de uma empresa para outra é o tempo de duração, o volume vendido, e, normalmente as vendas tem limitações, lucro baixo e, dependendo do segmento da empresa, tem uma baixa concorrência.

 Nos últimos anos, as redes sociais vêm sendo admitidas como as principais estratégias para divulgação, e vai desde fazer investimentos, utilização de mídias pagas até utilização de influenciadores digitais (Influencers). O que as empresas andam buscando nesse momento é conseguir um retorno em curto prazo do investimento feito no produto. Por essa razão, as estratégias de vendas devem ser baseadas em um baixo investimento e um retorno mais elevado, no menor tempo possível. Após essa etapa de introdução e iniciação no mercado, o ciclo de vida do produto parte para a etapa de crescimento.

Na fase de crescimento, o valor do produto já foi identificado pelo público(consumidor) e não há dúvidas a respeito da demanda que ele possui. O crescimento, em que já tem certa estabilidade, uma boa escala e uma demanda favorável. É nessa etapa que surge a concorrência, uma vez que, a marca e produto começam a ter maior visibilidade em relação à introdução no mercado. Quando se trata de concorrência, é preciso estar bem junto ao mercado. Em outras palavras, nesse estágio as ações de marketing não incentivam somente o crescimento como a manutenção do produto vivo na mente dos consumidores. Assim, quando uma necessidade de consumo relacionada a esse produto surgir, será uma escolha automática em detrimento da concorrência.

O período de maturidade é envolvido por uma característica básica: o volume de vendas ainda aumenta e a taxa de crescimento das vendas diminui. Isto é, ainda existe uma ascensão do volume de vendas, porém com um crescimento menor em relação ao período anterior. É no final desse período que o ciclo de vida do produto, ou CVP, alcança seu auge. Por isso, uma de suas características é ser o período com o maior intervalo de tempo. Seu fim é percebido quando o volume de vendas caem. Depois de experimentar os picos de lucratividade proporcionados pela fase de crescimento, as vendas tendem a experimentar a estabilidade. São muito importantes as estratégias adotadas para esse período, pois é fundamental que o lojista não se acomode e mantenha boas estratégias de investimento para se diferenciar e aumentar o máximo de tempo possível a etapa de declínio, além de manter o período de maturidade o mais estável possível. Também é no período de maturidade que o lojista sente mais a guerra de preços da concorrência. Em outras palavras, nessa etapa, as ações de marketing não apenas incentivam o crescimento como a manutenção do produto vivo na mente dos consumidores.

A teoria do ciclo de vida não se restringe apenas a produtos. Ela pode alcançar várias dimensões e seus conceitos podem ser aplicados a empresas e até a setores. Supõe-se que o ciclo de vida de um setor é resultado da agregação dos ciclos de vida das empresas que o compõem. O ciclo de vida de cada empresa, por sua vez, compreende vários produtos, cada um com seu próprio ciclo de vida. Contudo, do ponto de vista conjunto, o valor econômico das atividades pode perdurar, desde que a empresa invista constantemente no desenvolvimento de novos produtos e/ou processos. Com isso, o valor econômico da empresa como um todo pode manter-se e até mesmo aumentar. Um negócio que conhece o ciclo de vida de seus produtos consegue definir estratégias mais eficientes e que estejam de acordo com cada fase deles. Portanto, em vez de gastar recursos com ações que não condizem com o momento atual do produto, ele dedica esforços a ações compatíveis com as suas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com