TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Funcionamento do Centro de Distribuição na Empresa

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.635 Palavras (15 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR TÉCNICO DE GESTÃO DE LOGISTICA

ESTUDO DO SETOR DE LOGISTICA DA EMPRESA AUTO POSTO BOM JESUS DE RONDONOPOLIS/MT

RONDONOPOLIS, MT

2013


UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR TÉCNICO DE GESTÃO DE LOGISTICA

ESTUDO DO SETOR DE LOGISTICA DA EMPRESA AUTO POSTO BOM JESUS DE RONDONOPOLIS/MT

Trabalho de Relacionado ao curso superior técnico de gestão de Logística da universidade Paulista(UNIP), direcionado para as disciplinas de Centro de Distribuição, Matemática Financeira, e Movimentação e Armazenagem.

RONDONOPOLIS, MT

2013


AGRADECIMENTOS

- À Deus, pois somente ele é que nos dá o dom da vida;

- À  empresa Auto Posto Bom Jesus onde foi realizado o estudo, pela ajuda e disponibilidade de  seus colaboradores;

- A todos que, direta e indiretamente, contribuíram para a realização deste trabalho e permitiram o enriquecimento de minha aprendizagem.


RESUMO

ESTUDO DO SETOR DE LOGISTICA DO AUTO POSTO BOM JESUS DE RONDONOPOLIS/MT.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo referente a , centro de distribuição, matemática financeira e movimentação e armazenagem como instrumento gerencial para a empresa Auto Posto Bom Jesus localizada no município de Rondonópolis/MT. . Por sua vez, a empresa também usufrui do mesmo, partindo do pressuposto que o setor serve de apoio administração trabalhar da melhor maneira possível. A partir da definição dos objetivos do estudo e a metodologia, na qual utilizou em primeiro momento pesquisa bibliográfica, com uso de livros, artigos, sites, periódicos e toda e qualquer fonte de dados sobre os conceitos e matérias estudadas durante o semestre, a fim de identificar seus conceitos, aplicabilidade, tipos e função.

Palavras-chave: logística, combustível, caminhões, distribuição.


SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO        

2 - DESCRIÇÃO DA EMPRESA        

3 - CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO        

3.1 - Conceito        

3.2 - Funcionamento do Centro de Distribuição na empresa estudada        

4 - MATEMÁTICA FINANCEIRA        

4.1 - CONCEITO        

4.2 - APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA        

4.2.1 - Exemplo 1        

4.2.2 - Exemplo 2        

4.3 - CONTABILIDADE        

4.3.1 - Índice de Liquidez        

4.3.2 -Índice de Liquidez Corrente        

4.3.3 - Índice de Liquidez Seca        

4.3.4 - Índice de Endividamento        

4.3.5 - Ativo Imobilizado        

5 - MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM        

5.1 - Transporte , deslocamento e movimentação de produtos        

6 - CONCLUSÃO        

7 - REFERÊNCIAS        


LISTA DE QUADROS

Quadro 01 - Esquema de Centro de Distribuição....................................................................10


1 - INTRODUÇÃO

A logística pode ser considerada a área da administração que se responsabiliza pelo transporte e pelo armazenamento dos produtos a serem comercializados. É também de responsabilidade da logística a obtenção, a produção e a distribuição eficaz desses.  Para isso, é necessário planejar, implementar, controlar fluxos e armazenar de forma correta tudo o que diz respeito aos produtos, desde a matéria-prima utilizada para sua produção  até o produto acabado, pronto para comercialização. Todo esse trabalho tem o objetivo de atender às necessidades dos consumidores oferecendo informações acerca do que estão consumindo. A atividade logística começa a partir do momento em que os produtos saem das linhas de produção e só termina quando os consumidores os retiram dos pontos de comercialização.

Podemos, dessa forma, definir as atividades logísticas em compra, recebimento, armazenamento, expedição, transporte e entrega do produto desejado pelo cliente no tempo e lugar certos e ainda ao menor valor possível. Isso significa que a logística deve oferecer aos consumidores utilidade de tempo e lugar na oferta de seus produtos.

O conceito de ocupação física que se concentra mais na área do que na altura, esta mudando. Em geral, o espaço destinado à armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado. Com o passar do tempo, o mau aproveitamento do espaço tornou-se um comportamento anti-econômico. Não atendendo a guarda da mercadoria com maior cuidado possível. Racionalizar a altura ocupada foi a solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material.

A armazenagem dos materiais tem uma grande importância na obtenção de maiores lucros. Independente de como foi embalado o material, ou de como foi movimentado, a etapa posterior é a armazenagem. Os termos "armazenagem" e "estocagem" são freqüentemente usados para identificar semelhanças. Mas podemos distinguir os dois, referindo-se à guarda de produtos acabados como "armazenagem" e à guarda de matérias-primas como "estocagem".

A armazenagem aparece como uma das funções que se agrega ao sistema logístico, pois na área de suprimentos é necessário adotar um sistema de armazenagem racional de matérias-primas e insumos. No processo de produção, são gerados estoques de produtos em processo, e, na distribuição, a necessidade de armazenagem de produto acabado é, talvez, a mais complexa em termos logísticos, por exigir grande velocidade na operação e flexibilidade para atender às exigências e flutuações do mercado. A importância da Armazenagem dentro da logística é que ela leva soluções para os problemas de estocagem de materiais que possibilitam uma melhor integração entre as cadeias de suprimento, produção e distribuição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com