TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE EM PROJETOS

Por:   •  24/7/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Gerenciamento da qualidade em projetos

Módulo: 1

Aluno: Diego dos Santos Ribeiro

Turma: 1

Tarefa: Analisar os efeitos da aplicação de requisitos da qualidade no gerenciamento de um projeto para a mitigação de problemas oriundos do corte obsessivo de custos.

Introdução

A percepção de qualidade é um olhar do cliente que deve ser reavaliado constantemente, preço não é sinônimo de qualidade e o cliente precisa enxergar valor no produto ou serviço que está adquirindo, cada cliente possui uma serie de expectativas muitas vezes explicitas que guiam as empresas em suas métricas de qualidade. “Qualidade em projeto significa fazer certo as coisas e que uma importante consequência disso para a gestão da qualidade é realizar o levantamento das expectativas explicitas do cliente interno ou externo” (FGV Editora, 2018, p.12).

É extremamente necessário que métricas de qualidade sejam avaliadas para que as empresas possam desenvolver seus produtos e prestar serviços da melhor forma. Com a incidência do COVID-19 por exemplo, o mundo precisou se adaptar em diversas vertentes, muitas empresas precisaram se reiventar para não irem à falência, adaptando-se a novas expectativas e realidades de seus clientes.

A gestão da qualidade ganha cada vez mais espaço nesse contexto, já que o monitoramento da qualidade dos produtos e serviços é indispensável e deve manter um padrão e ciclo continuo a ser observado. Muitas empresas levam anos para selecionar e identificar padrões de qualidade e consequentemente mantem esforços por anos para conseguir atender as expectativas dos clientes.

Desenvolvimento

Existem algumas maneiras de implementar a gestão da qualidade com a utilização da ISO ou mesmo conforme orienta o guia PMBOK. Embora seja possível alcançar a qualidade no desenvolvimento de produtos e serviços por meios desses modelos não existe uma fórmula magica e muitas empresas encontram o seu próprio caminho.

 A Japonesa Toyota tornou-se referência mundial com seu sistema produtivo, logo passou a ser vista como modelo e padrão a ser adotado por entregar maior qualidade, menor tempo de entrega com foco na eliminação de desperdício.

Por mais que a Toytota tenha se destacado e se tornado referência, seu rápido crescimento que a fez inclusive ultrapassar a GM trouxe alguns problemas que compromenteram a qualidade de seus produtos e serviços. Foram cinco os defeitos que mancharam a reputação Toyota:  

  • Crescimento a qualquer preço;
  • Corte de custos obsessivo;
  • Queda no controle da qualidade;
  • Pouca transparência;
  • Reação lenta a crise.

 “O mercado é um ecossistema vivo de empresas, portanto, estar em constante evolução é uma questão de sobrevivência. O que funciona em uma época não funciona necessariamente em outra, e dai precisa ser atualizado e até melhorado” (FGV Editora, 2018, p.35). A Toyota sabia que o mercado passa por contantes transformações e se adaptou para liderar o mercado e conseguiu chegar na liderança do mercado automobilístico, porém esse acelarado crescimento não conseguiu manter um padrão no que havia sendo realizado nas mais de 50 fabricas espalhadas pelo mundo, já que foi obrigada a incluir um numero enorme de novos fornecedores para suprir a demandar do mercado sem apurar a qualidade e origem de seus produtos.

De acordo com FGV Editora (2018, p.36).

“Ao logo de um projeto, deve ser realizado o processo de controle da qualidade acompanhamento para verificar e monitorar produtos, serviços e resultados acordados, garantindo que os resultados estejam em conformidade com os padrões e requisitos críticos, adequados e relevantes, identificando caminhos para a solução de problemas, eliminando causas” 

Outro ponto foi o corte de custos obsessivo, onde a empresa resolveu reduzir o custo de produção de seus produtos para diminuir o preço final para venda, com isso a empresa passou a utilizar peças mais leves, baratas e de pior qualidade, além de um menor tempo para instalação reduzindo substancialmente o tempo de montagem desses veículos, gerando consequências mais a frente com a necessidade de recall e reclamação de clientes.

De acordo com FGV Editora (2018, p.36).

Joseph Juran (1993) define o planejamento de qualidade como uma atividade de desenvolvimento dos produtos e processos, cuja execução deve ser exigida para aumentar o cumprimento das necessidades dos clientes, aumentando assim a satisfação.

Outro problema grave foi a queda no controle da qualidade, com o desejo de crescer e se tornar líder mundial a Toyota optou por abrir mão de sua arma mais poderosa, o rígido controle de qualidade, a empresa que era referência em qualidade total, toma a decisão de reduzir os custos de controle e monitoramento de qualidade em meio a uma ampliação de seu processo produtivo levando a um quada da qualidade de seus produtos gerando uma insatisfação dos clientes e manchando a imagem da empresa.

A Toyota escondeu problemas graves em seus veículos com pouca transparência para o que era de extrema importância e poderia ter evitado problemas gravíssimos com acidentes e até mesmo mortes de alguns clientes por conta de um problema com uma aceleração ininterrupta. A empresa resolveu não divulgar essas informações e prolongou a realização do recall, perdendo a confiança de seus clientes.

Outro fator que comprometeu a empresa foi a reação lenta à crise, a Toyota não conseguiu agir rápido para resolver os problemas de seus clientes com recalls de veículos foi alvo de diversos de processo. A empresa demorou muito para criar um plano de reação aos problemas enfrentados e ficou com a sua imagem machada, com isso a concorrência passa a ter mais espaço no mercado.

Considerações finais

A Toyota conseguiu alcaçar a liderança do mercado mais o seu rápido crescimento comprometeu a qualidade de seus produtos, não adiantar estar na liderança do mercado em um determinado momento se você não consegue se manter no topo por maior que a empresa seja ela precisa se aperfeiçoar continuamente para com a utilização do ciclo PDCA por exemplo para que ocorra melhoria continuade seus métodos e processos.

A redução de custos que ocorreu no caso da Toyota comprometeu a qualidade e isso veio com diversos outros erros que se acumularam e se afunilaram em furacão de problemas criando um verdadeiro caos, manchando seriamente a imagem da empresa e compromentendo a confiança de sua marca. Para que ocorra a redução de custo em uma parte ou todo o processo é necessário que haja planejamento e cautela, muita das vezes isso precisa ser realizado de forma gradual, sempre olhando para as necessidades do cliente e identificando os seus requisitos de uma forma adequada.

Por maior que uma empresa seja ou queira se tornar, é necessário que haja um planejamento estratégico para que ocorra o crescimento sem comprometimento da qualidade de seus processos, assim como a capacidade de fonecimento de parceiros no mesmo ritimo e padrões de qualidade, ou seja, todos os stakeholders devem estar envolvidos e abraçar a causa.

Referências bibliográficas

PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK 6ª Ed. – EUA: Project management Institute, 2017.

Gerenciamento da Qualidade em projetos. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: FGV Editora 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (256.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com