TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENCIAMENTO DE PROJETOS E A MELHORIA DA QUUALIDADE E DA PRODUTIVIDADE

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE IDEAL – FACI | DeVry

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

AMANDA SANTOS LOBATO DA SILVA

RESUMO DOS CAPÍTULOS 14 E 15: O GERENCIAMENTO DE PROJETOS E A MELHORIA DA QUUALIDADE E DA PRODUTIVIDADE

BELÉM – PARÁ                                                                                                                 2015 

1 CAPÍTULO 14: O GERENCIAMENTO DE PROJETOS

O gerenciamento de projetos engloba a visão geral da natureza dos projetos e os desafios enfrentados pelo gerente de projeto. O planejamento de um projeto começa com uma divisão do cronograma de trabalho e a formação de equipes específicas para a realização e fiscalização de cada etapa.

  1.  CARACTERÍSTICAS DE PROJETOS

Um projeto pode ser determinado como a alocação de recursos direcionados a um objetivo específico, seguindo um planejamento e cronograma específicos para realização e conclusão deste projeto.

O gerenciamento de projetos lida com o planejamento, a programação e o controle de atividades para que o projeto seja concluído dentro do prazo e orçamento estimados.  Todos os projetos apresentam as seguintes características em comum:

1.1.1 Finalidade

A característica finalidade representa que os projetos são compostos de atividade únicas com objetivo claro, por isso, antes da realização de qualquer projeto se desenvolvem o planejamento e cronograma, faz-se o controle das atividades realizadas para que nenhuma tome mais tempo ou dinheiro que o necessário. Qualquer alteração, atraso ou inclusão de atividade resultará em mais gastos e possível atraso na conclusão do projeto.

1.1.2 Ciclo de Vida

Cada projeto segue um ciclo de vida de tarefas que incluem a concepção do projeto, a escolha do projeto a ser seguido, o planejamento, a programação, o monitoramento, o controle de atividades e o término do projeto. Pode-se dizer que o ciclo de vida de um projeto é representado pelo cronograma.

1.1.3 Interdependências

Os projetos desenvolvem muitas atividades que devem ser executadas em uma sequência específica pré-determinada. É necessária uma avaliação em conjunto com os coordenadores de cada setor para que o tempo destinado a realização de cada atividade seja o necessário, para assim não haver desperdício de tempo ou atividades que não possam ser cumpridas no tempo determinado.

1.1.4 Singularidade ou Unidade

Normalmente cada projeto tem características específicas daquele projeto e exigem uma atenção customizada por parte do gerenciamento. Muitos elementos de projetos, no entanto, são comuns, com possibilidade de delegação e aprendizado.

1.1.5 Conflito

Muitas vezes os steakeholders têm objetivos conflitantes, deste modo, durante a vida do projeto, estes envolvem um compromisso substancial de recursos e atenção do gerenciamento. Quando duas ou mais partes influenciadoras do projeto, como o cliente e a empresa gerenciadora, por exemplo, entram em divergência sobre algum aspecto do projeto, isto pode gerar gastos extras ou atrasos, em casos de grandes projetos que mobilizam grandes investimentos de patrocinadores, este tipo de divergência pode gerar a desistência de um patrocinador e causar grandes danos financeiros ao projeto.

  1.  PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

O processo de gerenciamento de projetos é composto pelo planejamento, programação e controle e estas funções são ativamente desenvolvidas desde a concepção até a conclusão do projeto.

 1.2.1 Planejamento

O processo de planejamento se dá a partir da especificação claramente definida do trabalho e dos objetivos acordados por todas os steakeholders. É uma descrição escrita dos objetivos contendo uma programação experimental que especifica as datas de início e término, assim como o orçamento do projeto.

O que pode auxiliar no processo de planejamento é o desenvolvimento de uma estrutura analítica de projeto, o WBS – Work Breakingdown Structure, que se trata de uma árvore hierárquica ou linha geral de intenção dos esforços necessários para atingir os objetivos descritos no planejamento.

1.2.2 Programação

A programação começa com estimativas de tempo e custas para cada elemento de trabalho ou atividade e uma determinação de precedências entre atividades. Diferente do planejamento, onde apesar de haver o orçamento geral, na programação ocorre o detalhamento, especificando os custos por atividade e recurso. Um diagrama em rede do projeto é preparado para fornecer um quadro visual do cronograma do projeto.

1.2.3 Controle

A programação final fornece as bases sobre as quais o projeto é implementado e monitorado para avançar em direção à sua conclusão, percorrendo etapas intermediárias chamadas de marcos. Os gastos em relação ao orçamento também são acompanhados utilizando a programação do projeto.

O controle preocupa-se em garantir que todos os aspectos da implementação do projeto estejam sendo desenvolvido de acordo com o tempo e orçamento pré-determinado no planejamento.

1.3 ESCOLHA DO GERENTE DO PROJETO

Para gerenciar um projeto existem habilidades especiais exigidas, pois os objetivos do tempo, custo e desempenho são conflitantes. Os principais atributos para ser um gerente de projeto são:

1.3.1 Credibilidade

As experiências técnicas e administrativas são imprescindíveis.

1.3.2 Sensibilidade

O gerente de projeto deve ter a habilidade de solucionar conflitos interpessoais e políticos. Deve ser imparcial e saber controlar a situação problema para que não haja desperdícios de tempo e dinheiro.

1.3.3 Capacidade de lidar com o estresse

O gerente de projeto deve ser capaz de gerenciar múltiplos objetivos dentro de um ambiente incerto. Deve ser capaz de realizar várias atividades ao mesmo tempo.

1.3.4 Liderança

O gerente deve possuir capacidade de comunicar a consecução de metas com integridade e entusiasmo, para que não haja atrasos na finalização do projeto.

1.4 CONSTRUÇÃO DO TIME DO PROJETO

Em projetos, pessoas que nunca trabalharam juntas muitas vezes são designadas para o mesmo time. Esse grupo de indivíduos tem de formar um time eficiente para alcançar o objetivo do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com