TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento do Escopo de Projetos

Por:   •  22/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Gerenciamento do escopo de projetos

Trabalho de substituição da reunião online 1

Módulo 1 – Fundamentos do gerenciamento do escopo

O gerenciamento do escopo de um projeto contempla os esforços necessários para garantir que este projeto contenha todo o trabalho, e somente o necessário, para ser concluído com sucesso. O escopo de um projeto deve ser dividido em duas partes, segundo o PMBOK, sendo uma o escopo do projeto propriamente dita e a outra o escopo do produto. Além dos escopos do produto e do projeto, o gerenciamento do gerenciamento do escopo de um projeto também é responsável por identificar e formalizar o que não será entregue no projeto, sendo estes itens chamados de exclusões do projeto.

O escopo do produto contempla as características, condições e capacidades que o produto do projeto deve possuir para atender às demandas do cliente. Estas características, condições e capacidades são definidas a partir da coleta de requisitos, onde é realizada uma abordagem ao cliente para definição do que são suas necessidades e o que o projeto pode entregar para suprir estas necessidades.

O processo de coleta de requisitos é uma etapa fundamental de qualquer projeto e, muitas vezes pode vir a ser negligenciada ou até mesmo mal executada, uma vez que as técnicas corretas não venham a empregadas. A depender do cliente e das características do projeto, os requisitos podem ser estáveis ou instáveis, esta classificação dos requisitos serve para definir qual a abordagem que estes terão ao longo da definição do escopo do projeto.

Quando os todos requisitos do projeto são identificados logo na fase de coleta de requisitos e estes não tendem a sofrer alterações, estes requisitos são denominados requisitos estáveis, e a abordagem a ser utilizada deve ser uma abordagem preditiva. Nesta abordagem há um grande esforço de planejamento na fase inicial do projeto, onde é definido o planejamento das fases seguintes do projeto. Caso ao longo do projeto seja necessária alguma alteração no escopo do projeto, esta alteração deve ser tratada pelo processo de análise integrada de mudança, iniciando pela formalização da solicitação da mudança e passando por uma análise multidisciplinar do impacto desta mudança no projeto, para que então possam ser apresentadas opções para atender à mudança solicitada e posteriormente a aprovação da mudança em questão.

        Os requisitos instáveis por sua vez sofrem alterações constantemente ao longo do curso do projeto, muitas vezes devido à complexidade do projeto ou pelo fato do cliente não saber exatamente o que ele espera do projeto. Dadas estas características dos requisitos, a abordagem a ser adotada deve ser uma abordagem adaptativa, ou ágil, limitando o planejamento do projeto em ciclos com curta duração, também chamados de sprints.

Módulo 2 – Planejar o gerenciamento do escopo

O processo de planejar o gerenciamento do escopo tem como objetivo a criação do plano de gerenciamento do escopo, documentando como o escopo do projeto será definido, validado e controlado e também fornece orientações sobre como o escopo será gerenciado no projeto, ajudando a reduzir os desvios de escopo ao longo do projeto.

        Este processo tem como entradas o plano de gerenciamento do projeto, o termo de abertura do projeto, os fatores ambientais da empresa e os ativos de processor organizacionais. Já as saídas deste processo são o plano de gerenciamento do escopo e o plano de gerenciamento dos requisitos.

        No plano de gerenciamento dos requisitos do projeto são definidas as técnicas e ferramentas que serão utilizadas para a coleta, priorização e rastreabilidade dos requisitos do projeto, caso o plano de gerenciamento dos requisitos não seja claro, os integrantes do projeto podem acabar utilizando técnicas e ferramentas diferentes entre si, impossibilitando a consolidação dos requisitos do projeto no término da etapa em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com