TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento do Marketing Digital

Por:   •  27/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 7
  1. INTRODUÇÃO

Toda empresa possui a necessidade de desenvolver novos produtos, e para isso ela deve pesquisar e analisar a necessidade do mercado consumidor que ela espera alcançar. O marketing digital vem com a nova era digital, para facilitar o desempenho do antigo marketing.

Nesse trabalho apresentamos alguns tópicos que achamos importantes no gerenciamento dessa ferramenta, e citamos algumas empresas que já estão utilizando o marketing digital.

  1. ERA DA MÍDIA DIGITAL

A chegada da nova era da informação, o marketing sofreu mais uma evolução, passando a ser o ponto central a ser ocupado pelas tecnologias da informação e seu foco que é o consumidor.

A ligação entre a Internet e o Marketing pode ser descrita como um processo de quatro fases: quando as tecnologias surgiram, eram inicialmente utilizadas por técnicos e pelos utilizadores pioneiros, começando posteriormente a gozar de uma posição cada vez mais forte no mercado e a possuir cada vez mais popularidade, chamando a atenção dos profissionais do Marketing.

Os mais inovadores começaram, a explorar formas de aproveitar o poder desta tecnologia para se aproximarem e criarem uma ligação com o seu público-alvo. A sua grande utilização tornou ela em uma tecnologia dominante e adotada como prática padrão de Marketing.

O aparecimento dos novos meios de publicidade, completamente diferentes dos anteriores, não implica a extinção dos seus antecessores, tendo então um complemento entre eles, contribuindo para a sua amplificação e para uma oferta diversificada, permitindo, uma relação com um maior número de clientes.

O que diz respeito aos consumidores, o aparecimento da Web teve como consequência a sua passagem de passivos para ativos, ou seja, começaram a possuir, cada vez mais poder de escolha sobre o que é transmitido. A Web permitiu deter o controle como nunca antes: podem escolher o conteúdo, a forma e o momento em que o desejam, podendo até criar o seu próprio conteúdo e partilhá-lo com os seus amigos e com o mundo em geral.

As alterações já mencionadas nas tecnologias, os consumidores, levaram por sua vez ao aparecimento de um novo conceito, o Marketing 2.0 ou Marketing Digital, cujo ponto central é mais uma vez as tecnologias de informação, tendo também aqui verificado a passagem da orientação para as relações e confiança.

  1. MARKETING DIGITAL

Marketing Digital é a reunião de estratégias de marketing, com o intuito de identificar e satisfazer as necessidades dos consumidores, porém feito de forma online.

Esse tipo de marketing traduz-se em ações de forma estratégicas, econômica e operacional adaptadas aos meios digitais, de forma a obter, nestes canais, a mesma eficiência e eficácia do marketing direto e em simultâneo potenciar os efeitos do marketing tradicional. Na sua operacionalização são, normalmente, utilizados canais, meios e ferramentas digitais.

  1.  GERENCIAMENTO DO MARKETING DIGITAL

O marketing digital vem ajudando no crescimento de inúmeras empresas e diferencia os empreendedores de sucesso daqueles que continuam tentando atingir esse patamar.

É essencial à empresa saber que o seu consumidor está online, para assim identificar como ele se comporta na rede e quais as ferramentas que empresa pode utilizar para levar sua mensagem e atingi-lo, porém, é necessário cautela e sabedoria para administrar a interatividade e a acessibilidade às informações, sejam de empresas ou clientes, na internet, sem colocar a marca em risco.

Sempre colocado o foco no consumidor, trouxe algumas alterações relativamente ao tradicional. Como pontos positivos podemos apontar a interatividade e a personalização, e como desafios, as mudanças nas estratégias promocionais.

Ao passo que a media interativa tornou possível uma comunicação em ambos os sentidos, permitindo estabelecer um diálogo. Esta comunicação nos dois sentidos fornece o marketing com duas grandes oportunidades, em primeiro lugar, terá acesso a informações do cliente ao longo de toda a interação, aprendendo assim os seus hábitos e gostos e em segundo, conhecendo as preferências do consumidor poderá oferecer um produto ou serviço personalizado ou comunicar sobre essa possibilidade.

Os cinco componentes na base de uma estratégia de Marketing digital passam por (Ryan & Jones, 2012):

  • Conhecer o Negócio: Saber se o negócio está preparado para o Marketing digital, se os produtos ou serviços são possíveis de promover online, se dispõe das tecnologias e competências necessárias, como é que o Marketing digital se irá encaixar nos processos existentes e quais necessitarão de ser alterados, e por fim saber se a equipa está preparada para essas alterações.

  • Conhecer os concorrentes: Identificar os principais concorrentes no mercado digital e saber se são ou não os mesmos que no “mercado off-line”, conhecer as boas práticas, para praticar nesse novo ambiente, as erradas, para evitar, o que não é de todo praticado e perceber como diferenciar a oferta online dos demais concorrentes. Neste caso é importante ter em conta que, com a Internet, a concorrência é global, podendo surgir tanto “do vizinho do lado como do outro lado do mundo”.

  • Conhecer os consumidores: Identificar quem são e o que pretendem da empresa, saber se os consumidores servidos online são os mesmos ou completamente diferentes dos servidos no mercado real, perceber como é que o target utiliza as tecnologias digitais e como é que se poderá aproveitar esse conhecimento para construir uma relação produtiva e contínua.
  • Saber o que se pretende alcançar: Senão se conhece o que se pretende, é muito provável que não se consiga. É então necessário e importante conhecer o que se pretende obter com o Marketing Digital, devendo estabelecer objetivos claros, mensuráveis e possíveis de atingir. Os objetivos apresentam como o parâmetro através do qual se poderá medir o progresso das campanhas de Marketing Digital.
  • Saber em que patamar se está: Com o Marketing Digital torna-se mais fácil medir os resultados. É possível controlar o que acontece online e comparar com os objetivos predefinidos, verificando o progresso. É um processo interativo e contínuo, na medida em que se baseia em medir, ajustar, aperfeiçoar, voltar a medir, etc.

Algumas empresas que utilizam o marketing digital e o gerenciam em seu dia a dia, por meio das redes sociais, que se tornaram um excelente suporte para direcionar a comunicação ao público alvo desejado, possibilitando que este grupo mantenha um contato interativo, o que, por sua vez, também pode ser apropriadamente explorado dentro das estratégias de marketing.

  • Marques Construtora

As construtoras estão entre as que melhor têm utilizado as redes sociais. Além de divulgar seus lançamentos, elas utilizam a interação que Facebook e Twitter propiciam para realizar pesquisas de mercado e direcionar seus produtos. Uma tendência do mercado, que é priorizar consumidores interessados em apartamentos com um ou dois quartos, fortaleceu-se depois que foram colhidas informações pelas redes sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (124.5 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com