TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento e cadeia de suprimentos

Por:   •  21/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.008 Palavras (13 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Passo 1 – Processos Logísticos        4

2.2        Passo 2 – Gestão da Produção        5

2.3        Passo 3 – Gerenciamento e cadeia de suprimentos        8

2.4        Passo 4 – Gerenciamento e controle da qualidade        9

2.5        Passo 5 – Gestão Organizacional        10

3        CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12

  1. INTRODUÇÃO

Nessa produção textual o grupo escolhido analisou o processo de aprimoramento da cervejaria Puro Vigor, pesquisando o assunto dentro das diretrizes dos processos logísticos, gestão de produção, gerenciamento da cadeia de suplementos, gerenciamento e controle de qualidade e gestão organizacional.

Logo partindo da perspectiva que a empresa necessita de uma reformulação para que “produza mais, com menos” seguindo as orientações da fundamentação teórica, será apresentado desenvolvido as ferramentas WMS, TMS, MES, CRM, MAMP e SWOT onde estas mostram fatores decisivos para que seja possível o crescimento e expansão da empresa.

Nosso objetivo visa desenvolver a empresa desde a produção até o consumidor final aplicando os conhecimentos adquiridos nesse semestre e desenvolvendo as habilidades adquiridas.


  1. DESENVOLVIMENTO

A consultoria para a cervejaria puro vigor visa a definição dos processos, sendo necessário planejar as etapas básicas de uma empresa além de buscar a otimização e propor soluções de melhorias para estruturar transformando uma empresa familiar em um negócio rentável.

  1. PASSO 1 – PROCESSOS LOGÍSTICOS

A logística de produção da cervejaria Puro Vigor, será peça fundamental assim como o planejamento da empresa. O planejamento para que sejam definidas as metas para o atender a demanda dos clientes e a partir dessa definição será definido a produção e posteriormente a forma de se estocar as matérias primas e produto final.

Dentro do processo de gerenciamento do estoque é importante contemplar a gestão da demanda, devido à importância da orientação dos estoques em função da demanda/necessidade do consumidor final. Conhecer as demandas para saber o que e quanto estocar, e suas respectivas estratégias.

Visando o momento atual de pandemia, a distribuição de produtos deve ser otimizada adequando a situação. Dentro dessa perspectiva tem-se duas opções de processos logísticas sendo estas, sistema puxado ou sistema empurrado.

O sistema puxado possui como característica principal a demanda conhecida, onde o cliente deve fazer o pedido e a partir deste é realizado a produção. Um exemplo de negócio que pratica o sistema puxado são as pizzarias, onde a produção é realizada somente a partir do pedido do cliente.

Desta maneira esse sistema produz apenas o necessário reduzindo o estoque e consequentemente os custos com desperdícios tornando os processos mais eficientes. Porem para que esse tenha os objetivos alcançados é necessário que se tenha organização dos processos bem definidos caso contrário gerara atraso.

O sistema empurrado surgiu no inicio da revolução industrial sendo o mais antigo sistema, onde é primeiramente produzido para posteriormente realizar a venda. Nesse sistema a demanda dos clientes não é conhecida logo deve haver uma analise do mercado com previsões e históricos de vendas. Um exemplo de empresa que utilizam esse sistema são buffet ou restaurante self-service, onde se produz conforme o período mensal ou anula, utilizando o histórico deste.

Esse sistema necessita um estoque suficiente para atender a demanda desconhecida. Porem a ocorrência do excesso de estoque pode gerar maiores custos com gastos de armazenamento e se for produtos necessitara um controle maior decorrente do cuidado com a validade.

Após o conhecimento das características de cada um dos sistemas de estoque foi definido que a cervejaria pura vigor terá o sistema empurrado e, portanto, necessitará de um controle mercadológico para que a produção atenda a demanda.

A vários tipos de embalagens sendo primarias e secundarias disponíveis para comercialização. As embalagens primarias são as que envolvem o produto e as secundarias as que envolvem o produto facilitando o transporte.

As embalagens primarias para embalar as cervejas puro vigor serão em vidro, pet e lata. As embalagens secundarias serão packs para cerveja de lata e pet, e para as garrafas em vidro engradados de caixa em plástico e na base paletes.

A logística de distribuição será de forma direta onde após a fabricação dos produtos este será entregue diretamente ao distribuidor ou atacadista que fara a entrega ao consumidor final. E futuramente a própria fábrica terá seus meios de distribuição e a própria fará direto aos varejistas.

  1. PASSO 2 – GESTÃO DA PRODUÇÃO

O processo de produção tem como principal objetivo planejar, organizar, definir a direção e controlar as atividades, reunindo pessoas, dinheiro, maquinas, materiais, métodos e informações para satisfazer as necessidades do cliente final. Não existe produto ou serviço oferecido sem processos organizacionais por trás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (249.7 Kb)   docx (99.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com