TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gestor Organizacional

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.016 Palavras (21 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 21

ANHANGUERA EDUCACIONAL

LUANA SOUZA LIMA – RA: 3705619534

ATIVIDADE COLABORATIVA

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

LIMEIRA

02 DE JUNHO DE 2013

1. Gestor Organizacional

O gestor carrega a função de administrar uma entidade, ele deve ser um bom ouvinte e pesquisador, para que possa reconhecer e admitir os seus erros e encontrar maneiras de torná-los cada vez menores, um bom gestor precisa aceitar outras opiniões e com o auxilio das equipes trabalharem para que todos os objetivos sejam. A cada processo o gestor aprender a recomeçar e seguir em frente o seu papel de gestor, estando preparado para lidar com seres humanos. É preciso também ter um caráter de liderança, responsabilidade, autoridade e acima de tudo ser competente, para que assim possa ser capaz de tomar decisões necessárias sobre orientações e planejamento do trabalho da equipe.
O gestor organizacional, precisa ter um conhecimento amplo de seu planejamento, pois é de suma importância para o sucesso empresarial, o conhecimento é a palavra chave para a competitividade entre as empresas e países que desfrutam de grandes avanços tecnológicos que podem investir em pesquisas e desenvolvimento para tornar a gestão organizacional uma de suas empresas criativas e eficazes.

Ser gestor implica na essência da liderança, em muitas circunstancias é preciso ser equilibrado, estar equilibrado, sabendo ouvir mais do que falar.

O Gestor que é líder influencia, propõe motivação, desafios em busca da construção voltados à diferença, através da cooperatividade. O líder direciona ações, mas, sobretudo acredita no potencial da sua equipe.

Depois de assistido o vídeo foi tomado nota das seguintes informações:

 Nome da empresa/grupo: Pão de Açúcar
Segmento de atuação: Setor Alimentício
Produtos fabricados e/ou comercializados: Alimentos
Porte/tamanho: Grande porte.

Que aspectos da teoria são trazidos para a experiência prática de Abílio Diniz?

Os aspectos trazidos para a experiência de Abílio Diniz é que o gestor precisa trabalhar para melhorar a eficiência da entidade em que trabalha para isso ele precisa conhecer o seu empreendimento, ele precisa ter conhecimento para enfrentar problemas que podem surgir nos decorreres dos das e também precisa motivar seus funcionários.

Os papeis de gestor identificado em Abílio Diniz é o de que ele sabe lidar muito bem com as mudanças e as dificuldades que surgia, ele tinha uma visão futura essencial para um bom gestor, ele conhecia muito bem o seu negócio e fazia da melhor maneira possível.

É possível ver a semelhança entre a teoria descrita no capítulo 1 e 2 e com a experiência de Abílio Diniz, nos dois casos usam a meta para atingir seus objetivos, também citam que é preciso se adaptar a mudanças que acontecem dentro da organização, e eliminar os problemas de forma eficaz, é preciso inovar para que a empresa ande sempre para a frente

Concordo com a teoria e com Abílio Diniz já que é muito importante que o gestor conheça seu empreendimento e se adapta as mudanças, pois um gestor precisa estar sempre preparado para inovações e mudanças, um bom gestor faz com que o problema vire uma solução, ele precisa se interar de informações importantes e conhecimento para que juntamente com seus liderados a entidade alcance os objetivos traçados pela empresa, para ser um gestor é preciso estar preparado para que não haja falhas na organização e alcançar o objetivo da empresa.

2. 5S

O programa 5S é uma ferramenta que visa organizar um ambiente, seja ele no trabalho ou em nossa própria casa.O Programa 5S é assim chamado devido a primeira letra de 5 palavras japonesas, que tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho. A utilidade da ferramenta denominada "Programa 5S" surgiu por volta de 1950, logo após a 2ª Guerra Mundial, com a necessidade de combater a sujeira das fábricas e desorganização estrutural sofrida pelo Japão.

O 5S é o bom-senso que pode ser ensinado, aperfeiçoado, praticado para o crescimento humano e profissional. Convém se tornar hábito, costume, cultura.

Os principais benefícios da metodologia 5S são:

 1.Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão

 2.Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulação excessiva de materiais tende à degeneração

 3.Melhoria da qualidade de produtos e serviços

 4.Menos acidentes do trabalho

 5.Maior satisfação das pessoas com o trabalho
1.SEIRI - Senso de Utilização
2.SEITON - Senso de Organização
3.SEISOU - Senso de Limpeza
4.SEIKETSU - Senso de Saúde
5.SHITSUKE
 - Senso de Autodisciplina

Senso de utilização. Refere-se à prática de verificar todas as ferramentas, materiais, no ambiente de trabalho e deixar somente os itens essenciais para o trabalho que está sendo realizado, isso facilita no rendimento do trabalho.

Senso de Organização, refere-se a prática de colocar cada coisa em seu devido lugar, com o objetivo de organizar o espaço de trabalho e eliminar a poluição visual

Senso de Limpeza, limpar e cuidar do ambiente de trabalho é de extrema importância que o local em que se trabalhe seja um local limpo e agradável, por isso esse sistema é muito importante.

Senso de Saúde é para tornar saudável o ambiente de trabalho, juntamente com o senso de limpeza o objetivo é prevenir o aparecimento de supérfluos e a desordem.
Senso de Autodisciplina, aplicar uma rotina diária para que todos os sensos sejam aplicados corretamente, e incentivar os funcionários para que isso aconteça.

Sem autorização de aplicação no meu serviço, fiz a aplicação do 5S no meu escritório em casa, onde utilizo para finalizar alguns trabalhos do meu serviço ou trabalhos acadêmicos, onde podemos visualizar através das fotos que estava muito bagunçado e isso dificultava algumas movimentações, muitos papéis desnecessários e sujeira. Com o senso de utilização verifiquei o que podia ser descartado e estava sem utilidade, com o senso de organização arrumei a bagunça e coloquei cada coisa em seu devido lugar, a limpeza foi feita no móvel e acessórios e retirados o copo de suco que estava juntando formiga, que abrange o senso de saúde, e com o senso de autodisciplina elaborei uma lista com coisas que devo fazer para que o escritório fique sempre organizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (672.4 Kb)   docx (485.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com