TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS ERP NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  9/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.739 Palavras (23 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 23

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

ANA PAULA DE SOUZA MEAURIO MACIEL

O IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS ERP NAS ORGANIZAÇÕES

CAMPO GRANDE MS

2017

ANA PAULA DE SOUZA MEAURIO MACIEL

O IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS “Enterprise Resource Planning” NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência do curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sob orientação do Prof.  Msc. Handerson Molin Brun

CAMPO GRANDE MS

2017

Dedicatória

Aos meus pais, origem de minha história e valores, e as minhas filhas motivo de meu labor e viver diário.

Agradecimentos

Ao meu marido William Gustavo que sempre me incentivou a continuar e nunca desistir no meio da jornada

Epígrafe

“A tarefa não é tanto ver aquilo que ninguém viu, mas pensar o que ninguém ainda pensou sobre aquilo que todo mundo vê.” (Arthur Schopenhauer)

“Para nós os grandes homens não são aqueles que resolveram os problemas, mas aqueles que os descobriram”. (Albert Schweitzer)

Resumo

No anseio de se implantar um sistema baseado nos conceitos de ERP muitos erros são cometidos bem como muitos problemas se apresentam de uma maneira abrupta e sequencial o que invariavelmente contribuem para o fracasso do projeto de implantação.

Neste trabalho foi identificado como os bloqueios, boicotes e resistências podem afetar os três pilares que dão sustentação ao bom andamento da implantação, sendo eles identificados como:

1º Pilar – Os requisitos técnicos,

2º Pilar – O comportamento das partes interessadas

3º Pilar – A estrutura da organização.

Para cada pilar identificado foram exemplificados os problemas já mapeados que podem ocorrer e quais as melhores práticas para se mitigar ou até mesmo anular por completo os efeitos que favorecem o mau andamento da implantação dentro de uma organização.

  Sendo assim este trabalho chegou a conclusão que para  apresentar soluções efetivas e realistas para se evitar o fracasso na implantação de um ERP em uma organização deve-se adotar conhecimentos já consagrados em outras áreas tais como o guia de conhecimentos em gestão de projetos , o PMBOK, as técnicas da engenharia de softwares e as boas práticas da administração e de organização e métodos.

Palavras-chave:  ERP. IMPLANTAÇÃO. PROBLEMAS.

Abstract


         In the longing to deploy a system based on ERP concepts many errors are committed as well as many problems present themselves in an abrupt and sequential way which invariably contribute to the failure of the deployment project.

           In this work, it was identified how blockades, boycotts and resistances can affect the three pillars that give support to the good progress of the implantation, being identified as:

1st Pillar - The technical requirements,

2nd Pillar - The behavior of stakeholders

3rd Pillar - The structure of the organization.

For each identified pillar were exemplified the problems already mapped that can occur and what the best practices to mitigate or even to completely annul the effects that favor the bad progress of the implantation within an organization.

          Thus, this work came to the conclusion that in order to present effective and realistic solutions to avoid failure to implement an ERP in an organization one must adopt already established knowledge in other areas such as the knowledge guide in project management, the PMBOK , software engineering techniques, and good management practices and organization and methods.

Key-words.  ERP. IMPLEMENTING. PROBLEMS.

1. INTRODUÇÃO

Os sistemas ERP “Enterprise Resource Planning” são um fenômeno razoavelmente contemporâneo no panorama empresarial. Eles podem ser aplicados, com  poucas adaptações, a qualquer corporação. Eles são  capazes de integrar toda a gestão da empresa, tornando mais rápido o processo de tomada de decisão. Também permitem que o desempenho da empresa seja acompanhado ao vivo por seus gestores. (CALDAS M, WOOD Jr T (1999) “Modas e Modismos em gestão.” EAESP/FGV.)

         Mas Antes de explorar a questão da implantação dos ERPs e seus problemas, devemos esclarecer as terminologias por trás deste assunto.

O ERP não é um produto, como muitos acreditam. Ele é uma metodologia e um conjunto de normas sobre aplicativos em uma única arquitetura. Podemos dizer que é um sistema de gestão de negócios, que compreende um conjunto integrado de módulos de software. A principal característica do ERP é que todos os aplicativos compartilham a mesma base de dados, capaz de executar múltiplas funções básicas tais como : controle efetivo e em tempo real do estoque, controle dos recursos humanos envolvidos e controle financeiro/contábil. (POLLONI, Enrico G. Franco. Enterprise Resource Planning (ERP): planejamento de recursos empresariais. Revista Álvares Penteado, V.1, nº3, nov. 1999)

        A SAP – acrônimo para Software Applications and Products (aplicativos de softwares e produtos, em tradução livre) – é uma das maiores empresas fornecedoras de sistemas ERP do mundo. A organização foi criada em 1972, em uma cidade chamada Walldorf, na Alemanha, com o nome de Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung.

A SAP desenvolveu o conceito original do ERP, que é a sigla para Enterprise Resource Planning (ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, em português) para que houvesse uma solução única que fosse totalmente integrada e pudesse automatizar todos os processos ligados a uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)   pdf (457.6 Kb)   docx (463.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com