TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Impactos da Implantação do Sistema ERP

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

Os Impactos da Implantação do Sistema ERP

Este artigo apresenta uma discussão dos impactos da implantação do sistema ERP em uma empresa do setor automobilístico situada no estado de Pernambuco limitando-se ao Departamento de Recursos humanos, onde foi iniciada a implantação do sistema. Avaliou-se o envolvimento dos funcionários, o treinamento e as mudanças ocorridas para a implantação do ERP, fatores críticos para o sucesso do projeto. Uma das ferramentas que vem sendo adotadas pelas empresas para agilizar e controlar com mais eficiência o crescente volume de informações é o ERP (Enterprise Resource Planning), traduzida literalmente como “Planejamento dos Recursos da Empresa”. O ERP é um sistema integrado que possibilita o fluxo de informações entre os diversos setores no ambiente empresarial, centralizando as informações em uma base de dados única e consistente. É uma ferramenta para melhoria dos processos organizacionais como produção, compras, distribuição e recursos humanos.
O objetivo básico na adoção de um sistema ERP não é colocar o software em produção, mas melhorar os processos de negócios com o suporte da tecnologia da informação. Portanto, mais que uma mudança de tecnologia, a sua adoção implica em um processo de mudança organizacional.
A partir disto, observa-se a importância desta decisão no que se refere à implantação de softwares ERP. Cabe ao gestor à análise dos fatores envolvidos e das necessidades da organização, como capital financeiro, tempo, recursos humanos entre outros diretamente relacionados à implantação de um sistema de gestão. A empresa em estudo atua no setor industrial e explora o segmento de peças automotivas no estado de Pernambuco. As adequações eram realizadas mediantes negociações com a fornecedora e adicionados valores monetários referentes às mudanças. Como o sistema começou sua implantação pelo RH e as atividades deste setor apresentam reflexos diretos em toda a empresa, começaram a surgir os questionamentos quanto à implantação nos demais setores da organização por parte dos funcionários do nível operacional. Já os funcionários do nível estratégico e tático sempre acreditaram no sucesso do ERP para o desenvolvimento das atividades dentro da empresa. Todavia, a empresa que forneceu o sistema alegava que os funcionários estavam com resistência às mudanças. Esta resistência pode ter sido gerada pelo impacto com uma tecnologia desconhecida. Outro aspecto avaliado por este estudo faz referência ao treinamento oferecido pelo fornecedor do sistema aos funcionários da empresa. A literatura estudada aborda a importância do treinamento no processo de implantação do ERP, pois a grande maioria das empresas apresentam dificuldades em adaptar-se ao novo sistema. Os impactos causados pela implantação do ERP na empresa em estudo foram muitos, porém o fator que mais preocupou foi à resistência às mudanças, o que para os gerentes e diretores não foi fácil combater as ações contra a mudança. Porém, logo depois que todas as adequações foram realizadas e aceitas “as barreiras foram quebradas” como relatou um dos entrevistados, verificou-se que os funcionários preferem trabalhar com o ERP a trabalhar com os antigos sistemas utilizados pela empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com