TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento dos Stakeholders Frente ao Impactos das Mudanças no Processo de Implantação de Sistema ERP

Por:   •  12/5/2017  •  Monografia  •  9.521 Palavras (39 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 39

O[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

SAMUEL GARCIA MÁXIMO

GERENCIAMENTO DE STAKEHOLDERS FRENTE AOS IMPACTOS DAS MUDANÇAS NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA ERP

O caso de uma empresa de turismo do Distrito Federal

Artigo apresentado ao curso de Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos da Universidade Católica de Brasília, como requisito parcial para obtenção do título de MBA em Gerenciamento de Projetos.

Orientador: Prof. Msc. Maurício Abe Machado

Brasília

2015

[pic 6]

Artigo de autoria de Samuel Garcia Máximo, intitulado “GERENCIAMENTO DE STAKEHOLDERS FRENTE AOS IMPACTOS DAS MUDANÇAS NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA ERP: o caso de uma empresa de turismo do Distrito Federal”, apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de MBA em Gerenciamento de Projetos da Universidade Católica de Brasília, em ___ de __________ de 2015, defendido e aprovado pela banca examinadora abaixo assinada:

__________________________________________________

Prof. Msc. Maurício Abe Machado

Orientador

Curso de Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos – UCB

__________________________________________________

Prof. Msc.

Examinador

Curso de Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos – UCB

Brasília

2015


GERENCIAMENTO DE STAKEHOLDERS FRENTE AOS IMPACTOS DAS MUDANÇAS NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA ERP

O caso de uma empresa de turismo do Distrito Federal

SAMUEL GARCIA MÁXIMO

RESUMO

Trata-se de pesquisa bibliográfica e estudo de caso de caráter exploratório, tendo em vista que o tema “Gerenciamento de Stakeholders Frente aos Impactos das Mudanças no Processo de Implantação de Sistema ERP” ficou delimitado ao caso de uma empresa de turismo do Distrito Federal. Partiu-se do questionamento sobre em que circunstâncias o gerenciamento dos stakeholders é determinante para a eficácia de um sistema de ERP, cuja resposta foi dada pelo objetivo geral, que consiste em analisar como a gestão das mudanças pode contribuir para assegurar o comprometimento dos stakeholders no processo de implantação de um projeto de ERP. Nos objetivos específicos procurou-se identificar as mudanças ocasionadas com a implantação do projeto de ERP; avaliar os impactos das mudanças tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo da empresa; identificar os fatores críticos que colocam em risco o gerenciamento dos stakeholders; e definir diretrizes para a gestão das mudanças no âmbito da empresa, tendo como base os fatores críticos identificados. A relevância do tema justifica-se a partir da funcionalidade do sistema ERP, que proporciona a produção de informações integradas, possibilitando o processo de tomada de decisões com menor risco, além de proporcionar maior competitividade para a organização. A metodologia foi baseada em pesquisa bibliográfica e documental, e os resultados confirmam a hipótese de que a gestão do projeto e a gestão das mudanças asseguram o comprometimento dos stakeholders e a eficácia na implantação do sistema ERP.

Palavras-chave: Sistema ERP. Gestão de projetos. Gestão de mudanças. Gerenciamento de stakeholders.

1 INTRODUÇÃO

A evolução tecnológica das últimas décadas trouxe mudanças nos diversos setores da sociedade, especialmente no cenário econômico global, fazendo com que a Tecnologia da Informação (TI) se tornasse um marco em termos de competitividade e adequação das empresas às exigências impostas pelo mercado.

Confirmando essa afirmativa, Silva e Fischmann (2000, p. 1), afirmam que “a adoção de TI tem sido considerada uma vantagem competitiva essencial para organizações que buscam responder ativamente às mudanças cada vez mais rápidas no mercado”.

Nesse mesmo sentido, Hees e Maculan (2000, p. 3) ressaltam que “as TI alteram sensivelmente o relacionamento entre as empresas, as formas de negociação com fornecedores e clientes e as modalidades internas de organizar e de tratar os fluxos de informação”.

No processo de lidar com a informação os Sistemas de Informação (SI) desempenham uma importante função estratégica, tendo em vista o aumento da competitividade que proporciona para as organizações (TURBAN, 2003). Nesse cenário, o grande desafio dos profissionais de TI está em desenvolver projetos que favoreçam o alcance de metas e objetivos organizacionais de forma ampla.

Para isso, o Enterprise Resource Planning (ERP), mais conhecido no Brasil como Sistema de Gestão Integrada (SGI), tem sido considerado pelos profissionais em Gestão de Projetos, o mais sofisticado e complexo sistema de software no gerenciamento de informações empresariais.

Isso tem a ver com a funcionalidade do ERP, que possibilita em todas as áreas da empresa, um fluxo de informações único, contínuo e constante, pois utiliza uma única base de dados, o que resolve o problema da fragmentação das informações, como o acontecia nos antigos sistemas (STAMFORD, 2000).

No entanto, a implantação de um sistema de ERP implica em mudanças organizacionais que interferem diretamente sobre a eficácia do sistema. Essas mudanças acontecem a nível tecnológico, estrutural e comportamental.

As mudanças tecnológicas envolvem técnicas de gestão e processos de trabalho, além da qualificação técnica dos colaboradores; as mudanças estruturais estão relacionadas a mudanças nos canais de comunicação, eliminação de níveis hierárquicos, aumento no nível de controle sobre o trabalho etc.; e as mudanças comportamentais afetam a cultura organizacional, o grau de motivação e comprometimento dos colaboradores, mudanças nas habilidades e capacidades para a realização das tarefas etc. (SACCOL, MACADAR e SOARES, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.4 Kb)   pdf (579 Kb)   docx (516.5 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com