TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Inicio da Empresa

Por:   •  31/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.400 Palavras (22 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 22

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

TECNOLOGIA DE SÃO PAULO -

CAMPUS SÃO ROQUE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Camila Fernanda Soares Silva

Diego Proença Bonilha

Guilherme Augusto Coscarelli

Jackeliny Dantas Duran

Roberta Aparecida Dias

INÍCIO DE UMA EMPRESA

São Roque

2017

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

TECNOLOGIA DE SÃO PAULO -

CAMPUS SÃO ROQUE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Camila Fernanda Soares Silva

Diego Proença Bonilha

Guilherme Augusto Coscarelli

Jackeliny Dantas Duran

Roberta Aparecida Dias

INÍCIO DE UMA EMPRESA

Trabalho apresentado, com o objetivo de articular os conhecimentos estudados no componente curricular de Administração Financeira (GPEA4) referente ao 4º semestre do curso de Administração

São Roque

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 REFERENCIAL TEÓRICO        4

2.1 Início da empresa        4

2.1.1 Identificando novas ideias        4

2.2 Criação de uma empresa        7

2.2.1 Encontrando novas ideias        9

2.2.2 Tipos de ideias inovadoras        9

2.2.3 Fontes de ideias inovadoras        10

2.4 Uso de análise interna e externa para avaliar oportunidades        11

2.4.1 Análise de fora para dentro        11

2.4.2 Análise de dentro para Fora        14

2.4.3 Integração das análises internas e externas        14

2.5 Seleção de estratégias que capturam oportunidades        16

2.5.1 Estratégias de foco        16

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        19

1 INTRODUÇÃO 

O empreendedorismo é uma prática cada vez mais presente em nossa sociedade, em que pode-se observar uma tendência de pessoas querendo se tornar donas de seu próprio negócio e terem autonomia para tomar suas próprias decisões. Para tanto, é necessário um bom planejamento com um diferencial e ter “espírito” inovador, além de que é importante realizar bons métodos de gerenciamento, visto que estamos inseridos em um mercado cada vez mais competitivo e desafiador.

Entender como se inicia uma empresa, a busca pelas ideias, o processo de adaptação e sobrevivência em meio a tantas outras, é fundamental para um administrador, sendo este é o profissional que planeja, organiza, dirige e controla os recursos de uma organização. De acordo com Drucker (1998, p.2) “a administração de empresas é manter as organizações coesas, fazendo-as funcionar”.
        Neste contexto o objetivo do presente trabalho é realizar uma síntese de como se inicia uma empresa, quais as principais oportunidades que o mercado oferece e as idéias que levam para o sucesso. A partir disso, com uma empresa já concebida, entender o seu macroambiente e microambiente, para então desenvolver estratégias que possam combater ameaças e elaborar planos de ação para seu crescimento.
        Para a elaboração do referencial teórico foi utilizado como base principalmente, autores como Idalberto Chiavenato (2005), Fernando Dolabella (1999), Justin G. Longenecker
 et al. (2013), como também artigos, sites e, outros  autores e livros relacionados ao tema.
        Inicialmente o texto refere-se à criação de uma empresa, o processo de identificação de idéias, como também os fatores que as analisam como oportunas ou sem relevância. A seguir são conceituados os tipos e as fontes de idéias inovadoras, para então compreender o uso da análise interna e externa na avaliação de oportunidades, neste sentido foram utilizadas duas ferramentas essenciais aos administradores, as cinco forças de Porter e a análise Swot. Para finalizar, é descrito e caracterizado a seleção de estratégias para capturar oportunidades.


2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Início da empresa

A todo momento, nascem novas empresas incríveis e inovadoras. De maneira geral, é como se todas as ideias, práticas, modelos e  inovações já tivessem sido concebidas. Porém, segundo a concepção de Longenecker et al. (2007) “ideias são como música: o sucesso de amanhã pode estar em uma melodia soando hoje na cabeça de alguém”. Assim, pode-se afirmar que as ideias “brilhantes” e as melhores empresas que podem vir a mudar o mundo, ainda estão por vir.

        Identificar se uma boa ideia é realmente uma oportunidade, nem sempre é fácil. Muitas vezes algumas pessoas até têm em mente algo que desejam realizar, entretanto não sabem se essa é a ideia correta; ou em outras situações, o indivíduo tem uma “percepção” de negócio, mas não tem certeza de que seja uma boa oportunidade. Vale ressaltar que “Um dos principais atributos do empreendedor é identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em um negócio lucrativo” (DOLABELA, 1999, p.44 apud CRUZ, 2008), ou seja, a visão do empreendedor em reconhecer oportunidades é o que o impulsiona a realizar seu sonho e colocar em prática as suas ideias. Desta forma, o tópico seguinte destaca alguns aspectos que poderão contribuir para o melhor reconhecimento de oportunidades e ideias inovadoras, e para o estabelecimento de estratégias eficazes para novos negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (382.6 Kb)   docx (195.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com