TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Investidor E O Investimento

Por:   •  31/5/2023  •  Dissertação  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6]

        


O investidor e o investimento

Um dos assuntos mais relevantes e mais discutidos na sociedade, é sobre como melhor administrar o patrimônio uma vez que e mercado de capitais brasileiro tem oferecido diversas escolhas de investimentos. Com isso faz-se necessário que a população tenha conhecimento e faça o uso do que chamamos de educação financeira. Um dos conhecimentos fundamentais que faltam para quem está começando a investir é identificar o perfil de investidor.

A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) define que as agências bancárias, financeiras ou de investimentos devem realizar a Avaliação do Perfil do Investidor (API) para saber o quanto ele está disposto a arriscar diante do possível retorno financeiro antes de oferecerem qualquer serviço de investimento. Após essa avaliação é denominado o perfil de cada pessoa e pode ser direcionado o melhor investimento.  Sendo assim os principais perfis de investidores existentes no Brasil, são divididos em três grupos, conservador, moderado e agressivo.     Quem prefere investir seu dinheiro em produtos que apresentem nenhum ou baixo risco e busca receber ganhos reais no longo prazo com o menor risco possível se encaixa na categoria de conservador, a  renda fixa é um dos investimentos  que têm maior afinidade com o perfil conservador afinal, possui riscos baixos e existe a uma alta probabilidade de uma renda mensal e é o mais recomendado para aqueles que estão começando os seus primeiros investimentos.

Já aqueles que estão dispostos a assumir riscos um pouco maiores e buscam uma rentabilidade maior estão no perfil moderado, eles possuem metas de curto prazo, e por isso prezam pela maior liquidez e pela menor volatilidade os moderadores também pensam e procuram por segurança, por isso suas perdas são sempre controladas. Para este perfil os tipos de investimentos mais indicados são os fundos imobiliários, fundos multimercadosfundos de ações e letras financeiras. Geralmente já têm um maior conhecimento do mercado financeiro.

E por último se você não tem medo de tomar riscos e busca por rendimentos maiores você está no perfil agressivo, quem se enquadra nesse perfil não se importa com a imprevisibilidade e as perdas a curto prazo sempre pensando em ter altos ganhos em um tempo maior. Visando aumentar seu patrimônio a longo prazo, renunciam à liquidez e procuram pelas aplicações que mais possam render. Os investimentos indicados para este grupo são os de alto risco. O perfil agressivo está inclinado a investir em ações, operações da bolsa, moedas estrangeiras e fundos imobiliários. O investidor agressivo costuma ter muito conhecimento da área de mercado de capitais, e, além disso, dispõe mais tempo do que os demais tipos para acompanhar o funcionamento do mercado e adaptar o seu portfólio.

O próximo passo após compreender sobre os perfis de investimento é entender sobre os diversos investimentos disponíveis. Existem vários tipos de investimentos no mercado financeiro nacional. Alguns dos principais são: as ações, investir em ações significa se tornar acionista de uma empresa ao comprar uma parte dela. Os retornos dependem do desempenho da empresa e do mercado de ações. Fundos imobiliários são fundos de investimento que aplicam recursos no mercado imobiliário. Os investidores  recebem uma parte dos rendimentos gerados pelos imóveis ao comprar cotas do fundo. As debêntures: São títulos de dívida emitidos por empresas. Ao comprar uma debênture, o investidor empresta dinheiro à empresa e recebe juros em troca. Os ETFs (Exchange Traded Funds): São fundos de investimento que replicam índices de mercado, como o Ibovespa. Permitem diversificação e negociação em bolsa de valores. E o investimento em ouro: É possível investir em ouro por meio de contratos futuros, fundos de investimento ou até mesmo adquirindo barras, ou moedas de ouro.

Investimentos como CDB, Tesouro Direto e Fundos de renda fixa são indicados para todos os perfis, o que muda é somente a proporção para cada tipo de investidor. Sendo assim CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título emitido pelos bancos para captar recursos. Basicamente o investidor é remunerado com juros por um empréstimo que faz ao banco. Os títulos públicos, que por sua vez são títulos emitidos pelo governo federal por meio do Tesouro Nacional. Eles podem ser comprados por qualquer pessoa física, com diferentes tipos, como Tesouro Selic, Tesouro IPCA+ e Tesouro Prefixado. Já os fundos de investimento são veículos de investimento coletivo, nos quais o dinheiro de vários investidores é reunido e gerenciado por uma instituição financeira. Existem diferentes tipos de fundos, como fundos de ações, fundos de renda fixa e fundos multimercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (241 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com