TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOVENS ADMINISTRADOR

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.676 Palavras (7 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Ana Karolina Miranda da Silva RA: B769DB-0

Wanessa da Silva Pereira de Carvalho RA: B2047H-7

OS JOVENS ADMINISTRADORES E O MERCADO DE TRABALHO

GOIÂNIA

2015

Ana Karolina Miranda da Silva RA: B769DB-0

Wanessa da Silva Pereira de Carvalho RA: B2047H-7

OS JOVENS ADMINISTRADORES E O MERCADO DE TRABALHO

Pré-projeto apresentado à disciplina Método de Pesquisa, como requisito parcial para a composição da nota NP1 do curso de graduação em Administração.

Orientador (a): Prof. Marilene de A. Martins Queiroz

GOIÂNIA

2015

2. Justificativa


         O curso de Administração estruturou-se primordialmente para atender às necessidades das empresas capitalistas (CHIAVENATO, 1993). Essa visão, no entanto, precisa ser revista. A formação profissional já não pode concentrar-se em cumprir objetivos que mudam constantemente, sob o influxo da diversificação do mercado, do vertiginoso aumento do número de empresas e da crescente integração entre as áreas administrativas. Neste contexto, o administrador deve não somente antecipar-se às exigências da empresa, mas também criá-las, como ocorre quando novos mercados são abertos pela iniciativa de profissionais empreendedores (SILVA; SANTANA, 2011).

      A área de interesse do aluno que escolhe o curso de Administração é de grande importância para saber o perfil do administrador entrante no mercado, visto que a finalidade deve estar em sintonia com a área que almeja e as necessidades do mundo moderno e, sendo capaz de reagir com as mudanças constantes da carreira e com a modificação do mercado, notando-se uma diversificação dos serviços e uma crescente integração entre as áreas administrativas (SILVA; SANTANA, 2011).

Diante da diversificação das necessidades do mercado, os diplomas universitários já não são mais garantia de emprego, é preciso um conhecimento mais amplo. Dessa forma, há alguns meios que podem auxiliar os novos administradores a ingressar na carreira como os processos de estágios que é a melhor forma de o profissional iniciar a vida trabalhista.

Com este estudo pretende-se obter informações necessárias para mostrar como conseguir uma boa oportunidade de emprego neste exigente mercado. Por isso, é importante que os jovens administradores estejam cientes e preparados para o que o mercado de trabalho hoje exige.

3. Objetivos

3.1 Objetivo Geral


O objetivo Geral desse trabalho é identificar como o jovem administrador deve se adequar para o mercado de trabalho.


3.2 Objetivos Específicos


  • Informar a importância do administrador de empresas e sua formação
  • A Empregabilidade dos concludentes em administração

  • Mostrar formas de se ingressar no mercado

4. Referencial Teórico

4.1. O Administrador de Empresas e a sua Formação

Para uma organização ser bem sucedida, ela precisa de colaboradores devidamente capacitados para conduzir pessoas, executar processos e que contribua para chegar aos objetivos para assim aproximar-se dos resultados esperados, independente do nível hierárquico em que esteja situado, do tipo de formação profissional ou do tipo da organização em que esteja atuando, empresarial ou não empresarial; todo esse trabalho é realizado pelo administrador, ficando claro a sua importância dentro de toda organização. (PEREIRA, 2004).

Fresman (1999) afirma que os administradores enfrentam o desafio de fazer frente à competição internacional, aumentar a produtividade e tomar decisões que interessem a sociedade. Devem desenvolver seu potencial administrativo através da educação formal e da pratica continua.

Por isso, assinala Drucker (1997) que o administrador ganhou mais amplitude conceitual ao admitir funções de estabelecimento dos objetivos por meio de metas para alcançá-los, organizar por meio de análise das atividades, relações e decisões para classificação do trabalho que demandam habilidades analíticas e morais; motivar, transmitir e integrar-se na formação de equipes e atuando a partir do principio básico da justiça e da economia em todos os níveis por meio de habilidades morais e capacidade de síntese; e avaliar por meio do estabelecimento de normas e padrões sintonizados com o desempenho da organização, por meio de habilidades morais, analíticas e de autocontrole.

No que diz respeito ao administrador Drucker (2006) afirma que o administrador é o elemento dinâmico e necessário para qualquer empresa e que em uma economia competitiva é sobre tudo a qualidade e o desempenho dos administradores que determinam o sucesso de uma empresa e sua sobrevivência. O administrador tem três áreas bem distintas: marketing, recursos humanos e finanças, cada uma delas com características bem diferentes.

Chiavenato (2007) afirma que os administradores são criadores de negócios, são focados em alcançar previsibilidade de resultados superiores de negócios. Ajudam empresas a crescer até o seu potencial máximo.

O Bom desempenho de um administrador também depende da sua formação, apresentar conhecimento indispensável e habilidades resultantes de um longo período acadêmico, permite a atuação em diversos setores da economia, desenvolvendo o seu espírito de equipe, tendo confiabilidade, autocontrole, sendo social, entre outras competências que estão inclusas no perfil do profissional, tudo isso se fazendo valer de valores éticos e morais e seguindo sempre bons princípios.

Drucker (1998) diz que o conhecimento é diferente de todos os outros recursos. Torna-se constantemente obsoleto. Assim o conhecimento de hoje é a ignorância de amanhã. A economia continuara a ser altamente turbulenta e competitiva propensa a oscilações abruptas assim com a natureza.

O preparo do profissional é fundamental em qualquer momento e não só em momentos de crises. Esse preparo passa do conhecimento graduação a especialização. Os administradores são profissionais preparados para exercer um papel de liderança e formularem novas diretrizes.

As pessoas que administram qualquer conjunto de recursos são administradores, gerentes ou gestores. Não importa o titulo de seus cargos ou as posições em que ocupa quase todas as pessoas desempenham tarefas de administração. Quem quer que esteja dirigindo recursos ou tendo decisões, está gerindo. A ação de gerir é relevante em qualquer escala de utilização de recursos: pessoal, familiar, organizacional e social. (MAXIMIANO, 2007)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com