TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jovens Administradores

Casos: Jovens Administradores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  946 Visualizações

Página 1 de 3

A Revolução Industrial marcou o início da administração nas empresas com o processo de industrialização. O estudo teve como precursor Frederick W. Taylor no século XX, abordando a administração como ciência, fase em que surgiram as primeiras escolas sobre o assunto. Outros nomes, além de Taylor, que também marcaram o início do estudo da administração são Fayol, Mayo e Weber, que fundamentaram as teorias da administração. Os estudos dos antigos pensadores são aplicados e ensinados até os dias atuais, são teorias que fundamentam a base para que um administrador entenda a funcionalidade de uma empresa e seus colaboradores, teorias que preparam e capacitam os futuros administradores.

A competitividade no mercado de trabalho é frequente no Brasil. Além dos profissionais que já estão atuando, há também os acadêmicos que estão sendo preparados para ingressar e competir com os já existentes a fim de conquistar uma vaga de emprego. De acordo com Calliari e Mota (2012, p. 57), “É curioso o quadro vivido no Brasil de hoje. O número de universitários e formandos [...] nunca foi tão grande, mas ainda assim é insuficiente para dar conta da demanda por mão de obra qualificada no mercado de trabalho”. As empresas estão mais exigentes quanto à busca de mão de obra, procuram pessoas capacitadas e qualificadas para ocupar cargos.

A nova geração de administradores que está aparecendo no mercado de trabalho é constituído de jovens que estão dispostos a buscar conhecimentos específicos para se destacar entre os concorrentes. Segundo Case (2004, p. 13), “A competição no mercado de trabalho tornou-se mais bem acirrada neste início de século: a presença crescente de profissionais jovens e de mulheres contribui, significativamente, para este novo panorama”. Nesse contexto o autor afirma que o número de jovens no mercado de trabalho está aumentando, o que torna maior a concorrência.

Ao terminar o ensino escolar e ingressar em uma Instituição de Ensino Superior – IES, os jovens acadêmicos estão optando cada vez mais pelo curso de administração. A procura se deve ao fato dessa área oferecer um vasto campo de atuação e ser muito abrangente. O curso tem ganhado grande destaque e está entre os que têm maior número de alunos matriculados nas universidades brasileiras. As IES do município de Redenção - PA adotaram o curso de administração e atualmente conta com três instituições que ofertam o curso. Além dos administradores que se formaram nas IES do município há também os profissionais que concluíram o curso em outras cidades mas estão atuando em empresas em Redenção - PA.

Esta monografia foi realizada através de uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo com egressos da área de administração que residem em Redenção - PA, cujo objetivo geral foi pesquisar os egressos dos cursos de administração que moram no município de Redenção – PA através de questionário, buscando compreender a atuação desses profissionais no mercado de trabalho.

Para maior clareza de nossas análises e discussões, este trabalho está dividido em cinco capítulos. O primeiro é constituído dessa introdução. O segundo os jovens administradores e o mercado de trabalho desses sujeitos. O terceiro capítulo fizemos um panorama da Administração como área de trabalho. O quarto capítulo é uma leitura mais pontual do mercado de trabalho da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com