TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lucro no Brasil é visto de forma negativa

Por:   •  6/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE ÉTICA

Por que o lucro no Brasil é visto de forma negativa?

Se entrarmos em um debate com consumidores, sobre missão de uma empresa, grande parte vai afirmar que as maiores obrigações de uma dela é gerar empregos, ser ética, transparente, se preocupar com meio ambiente, qualidade dos produtos, satisfação do cliente etc. Já ao fazermos a mesma pergunta a empresários com toda certeza a maior preocupação será lucratividade.

O lucro é associado a ganância, e no brasil nos parece imoral por vermos tantos exemplos de lucros exorbitantes, explorações, sonegações, corrupção, tantas coisa negativa, feita para obtenção de dinheiro para ter maior lucratividade, por isso à uma visão negativa sobre o lucro no brasil, mas o fato de uma atividade empresarial ser rentável não é imoral. O capitalismo selvagem nos ensinou que ética e lucro não podem andar juntos.

Mas será que isso é mesmo verdade?!

Embora nos pareça incompatíveis, lucro e ética se complementam, e as empresas buscam hoje caminhar com ambos, o mercado cada vez mais exigente e competitivo, fez nascer uma classe de empreendedores éticos cuja a preocupação não é só lucro, mas também a satisfação dos clientes. Então a função de toda empresa é gerar produtos, serviços ou ideias que atendam às necessidades da sociedade. Se ela não fizer isso de uma maneira lucrativa, eficaz, significa que não está usando adequadamente os recursos disponíveis, sejam eles humanos, de capital ou tecnológicos. E todos eles têm que ser eficazes e de qualidade moral.

A empresa não lucrativa é incompetente e a incompetência não é ética!

O lucro em si não é o problema, mas sim como ele é conseguido e de que forma é usado. O problema é lucro abusivo, gerado a partir da exploração de recursos humanos ou naturais, esse sim, é grande exemplo de mau uso. E isso é falta de ética e imoralidade, e por esses exemplos que á uma visão negativa e erronia do lucro no brasil!

FONTES:

Livro:Ética do Trabalho – Na Era da Pós-Modernidade, de Sebastião Amoedo.

Texto: “Transparência dá lucro?” Revista Rumos: nº 193, fevereiro/2002, pp. 16-19.

Link: migre.me/uTZgz

Texto: “Tensão entre lucro e ética” Rachel Nigro doutora em filosofia e mestre em direto

Link: http://era.org.br/2014/07/a-tensao-entre-lucro-e-etica/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com