TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Líder Estratégico

Por:   •  11/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 3

O líder estratégico deve ser capaz de redefinir papéis constantemente em resposta a um ambiente extremamente mutável. Nesse cenário, em que há um crescente número de trabalhos executados por pessoas que não estão na folha de pagamento permanente das empresas, onde há um tunover alto e incisivo, devido a terceirização e outros fatores, influenciar e motivar colaboradores a manter a fidelidade a uma empresa não é uma tarefa fácil. E um dos casos que, pode de certa forma pode influenciar essa motivação é a ideia de gerenciamento do tempo, sendo usado a favor da empresa.

        O modelo de responsabilidade de cumprimento de horas trabalhadas, deixou a captação de colaboradores mais arcaico, uma vez que as empresas estão cada vez mais flexíveis quanto ao horário de prestação de serviço, desde que, a qualidade e o resultado esteja em de acordo com a necessidade da empresa. Com isso, o líder que desenvolver com excelência essa responsabilidade com seus colaboradores, ganha em confiança a criatividade necessária para expansão dos negócios e isso, é um precedente do que uma liderança estratégica é capaz.

        Analisando algumas empresas para usar como exemplo, a que me encantou muito pelos valores profissionais é a Meli (Mercado Livre), a maior empresa de e-commerce do Brasil, surgiu em 1999, e já opera em 18 países, no Brasil possui 15.480 vendedores com faturamento que permite sustentar 98.648 postos de trabalho. Esses números representam uma fatia de 0,12% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Fato curioso, é que ela se destaca pelo cuidado com os colaboradores, e no gerenciamento do tempo, entendendo as mudanças para ajudar na criatividade de seus colaboradores. “As pessoas são nosso principal capital para termos êxito. Por isso, cuidamos e motivamos nossos times com programas de benefícios, serviços e atividades orientadas para promover o seu bem-estar e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.”

A empresa tem o cuidado em distribuir seu tempo entre as atividades profissionais e tempo livre, proporcionando liberdade, ambientes salutares, externos, conforto, pontos flexíveis, mobilidade, possui blocos com salas de reuniões, além de areas informais para relacionamento e trabalho, no entando, nem todos os colaboradores usarão essa liberdade – ou não farão de forma sábia, é claro, porém, é importante medir isso sem que seja de uma forma “militar”.

        No cenário atual, aplicar essa autonomia aos colaboradores é extremamente válido, temos um mercado de pessoal muito novo, com o mundo nas mãos, que desejam um grau de autonomoa para realizar tarefas, almejam ter acesso a informação privilegiadas e ser envolvidos nas tomadas de decisões, querem orientação, querem informatização, reconhecimento e liberdade para chegar ao destino.

        É importante relembrar que os colaboradores da geração atual estão mais concientes sobre questão de carreiras do que no passado, e que também buscam estabilidade real no emprego, e que essa estabilidade está muito relacionada as habilidades criativas, que vem sendo defendida com desafio pela empresa Mercado Livre atualmente.

Referência Bibliográfica: 

https://www.mercadolivre.com.br/institucional/nos-comunicamos/noticia/tudo-sobre-o-mercado-livre/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com