TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MARKETING DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.487 Palavras (14 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 14

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ÉRICO VERISSIMO– SEG

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO E TÉCNICO EM CONTABILIDADE

O MARKETING DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

Nathália Mello Dentel

TATC11

CRUZ ALTA

2018

1 TEMA

As organizações que se mostram engajadas com a responsabilidade social, que buscam tratar os colaboradores tão bem quanto aos acionistas, certamente estarão atendendo cada vez mais as exigências de seus stakeholders. Desta forma, delimita-se o tema sobre o estudo da responsabilidade social que algumas organizações buscam desenvolver na sociedade a qual está inserida.

Um dos aspectos mais visíveis do movimento, voltado em torno da questão ambiental nos últimos anos, é a responsabilidade social tanto de indivíduos quanto da organização, sejam elas do setor privado, setor público e terceiro setor.

2 JUSTIFICATIVA DO TEMA

No decorrer do desenvolvimento das organizações são pautadas algumas ações que devem ser trabalhadas, como a comunicação das ações da responsabilidade social. Alguns consumidores e stakeholders foram negligenciados até que empresas perceberam sua importância, em particular quanto à sua preferência pela compra de produtos de empresas socialmente responsáveis (READE; MOLA; IGNÁCIO, 2015).

As organizações, seus dirigentes, devem manter maior transparência no funcionamento dos seus processos produtivos, da sua política e postura ambientais. Principalmente, em pequenas e médias empresas, os benefícios para uma empresa que assume ações de responsabilidade social. Com mais agente de transformação e de desenvolvimento nas comunidades; participando ativamente dos processos sociais e ecológicos.

“As empresas devem entender os benefícios que podem ter com o desenvolvimento de estratégias de marketing que respeitem o meio ambiente, em consonância com as necessidades dos stakeholders” (READE; MOLA; IGNÁCIO, p. 182, 2015).

O papel das organizações está mudando, começa muito antes da fabricação do produto e continuando depois de sua venda consumada. Mas o que é importante está na comportamento do consumidor ambientalmente consciente. Estes consumidores, assumem que podem pagar um preço maior pelo produto ecologicamente correto, preocupado com o ambiente natural.

3 OBJETIVOS QUE NORTEARÃO O TRABALHO

  • Descrever os benefícios do marketing responsável ou marketing verde;
  • Analisar o uso de ações na comunicação social (marketing responsável) nas empresas escolhidas;
  • Apresentar os benefícios que venham a contribuir com a utilização do marketing responsável nas empresas entrevistadas.
  • Apresentar opiniões dos consumidores que buscam a variável ecológica nos produtos e transparência no marketing sustentável.

4 AÇÕES

  1. Leitura de livros que abordam temas de: “Marketing social”, “Marketing verde” e “sustentabilidade no conceito de marketing”;
  2. Escolher três organizações que adotam o marketing sustentável para analisar e apresentar os benefícios das suas ações;
  3. Identificar produtos que apresentam uma procedência quando a variável ecológica e qual sua importância nas vendas;
  4. Realizar uma pesquisa com consumidores, a fim de analisar suas opiniões sobre os produtos ecologicamente corretos ou ações de marketing social na sociedade.

5 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

O cronograma de atividades tem o objetivo de informar às datas que devem ser respeitadas por você, para o desenvolvimento e entrega do projeto:

Atividades

Datas

Aula de Orientação Metodológica

09/08/2018

Prazo para postagem

Até 08/09/2018

Prazo para o parecer preliminar do professor

Até 15/09/2018

Prazo para os ajustes orientados pelo professor

Até 22/09/2018

Postagem do Parecer Avaliativo do Professor

Até 29/09/2018

6 DESENVOLVIMENTO

  1. Descreva quais benefícios, em termos de marketing uma empresa pode obter com uma política eficaz e eficiente de sustentabilidade?

Para a empresa ser sustentável, ela deve estar em sintonia com três tipos: O Social, o Econômico e o Ambiental.

Melhoria na imagem perante o consumidor; Redução de custos e riscos; Melhoria da visão da empresa por parte dos stakeholders, implicando na melhoria das relações comerciais; Aumento das vendas internas e externas; Gerando menos poluição e utilizando menos recursos naturais; Produção mais limpa; Aumento de eficiência; Produzir mais sem gastar tanto; Desempenho através da inovação; Redução de multas e penalidades por poluição; Selos de sustentabilidade.

  1. Como conciliar as estratégias de sustentabilidade com os objetivos mercadológicos da organização?

Um modelo de negócio sustentável para o país em desenvolvimento constitui-se em um dos principais desafios empresariais neste momento. Como inovar de forma sustentável e ampliar a competividade no mercado, e atendendo as exigências. As estratégias de negócios sustentáveis que visem á redução dos impactos socioambientais de produtos e processos representam um fator de vantagens competitivas para as empresas.

As organizações devem perceber que o marketing ambiental pode ser uma oportunidade de alcançar seus objetivos. Oportunidades de melhorar suas vantagens competitivas sobre a empresa. Incorporar objetivos mais gerais de respeito ao meio ambiente aos objetivos específicos da empresa, numa perspectiva de responsabilidade social. Trata-se de reorganizar o comportamento social da empresa.

  1. Quais são as organizações e produtos que você escolheu para pesquisar?

Organização 1: Moda Esportiva de Luxo;

Organização 2: Indústria e Comércio de Cosméticos;

Organização 3: Agronegócio, Alimentos e Bioenergia;

Produto avaliado na organização 1: T-shirt;

Produto avaliado na organização 2: Sabonete Líquido;

Produto avaliado na organização 3: Programa Soya Recicla;

  1. O que você observou quanto às práticas adotadas de marketing sustentável nas organizações?

Empresa 1: A Osklen, se destaca por desenvolver práticas sustentáveis em seu universo, servindo de inspiração para vários segmentos da sociedade, com destaque para a moda, ao tratar da questão da preservação ambiental, da educação socioambiental e da visão do novo luxo da marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (166.6 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com