TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL DO PROCESSO DE GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

FILIPE DAROS XAVIER

MEMORIAL DO PROCESSO DE GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES.

[pic 3]

Araranguá

2015

FILIPE DAROS XAVIER

MEMORIAL DO PROCESSO DE GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES.

Trabalho apresentado ao Curso (Gestão Pública)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  [Planejamento Governamental, Gestão de Custos no Setor Público, Contabilidade Pública e Finanças e Auditoria no Setor Público].

Prof. Isis Vicente, Valdecir Araujo, Carla patrícia Ramos,

Alessandra Petrechi de Oliveira e Maria Angela Santini

Araranguá

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ........................................................................ 4

2. DESENVOLVIMENTO ........................................................... 5

3. CONCLUSÃO .......................................................................... 8

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICA ......................................... 9

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apontar e apresentar as possibilidades de implementação de novos modelos de gestão nas organizações.

Elaborar um estudo de como um gestor deve agir sabendo que o administrador público é essencialmente um planejador, os profissionais são habilitados para a execução do planejamento e da gestão de políticas públicas, a implementação de programas de responsabilidade social, a gestão de organizações sociais e a elaboração de programas governamentais.

2. DESENVOLVIMENTO

O Orçamento Público é um dos principais instrumentos de que o gestor público dispõe para dar cumprimento às suas funções de planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar assuntos de interesse coletivo por meio da mobilização de estruturas e de recursos do Estado. Para que a Administração Pública seja de exclusiva responsabilidade do gestor público a aplicação correta, adequada e oportuna de todo o recurso caracterizado como “público” por se constituir no patrimônio do povo, decorrente da arrecadação de impostos, taxas, contribuições e outros destes derivados.

Os Tribunais de Contas são órgãos autônomos que atuam em auxílio ao Poder Legislativo, que têm a atribuição de fazer tal verificação e dispõem de todos os instrumentos para propor às suas respectivas jurisdições a devida pena àquele que mal conduzir a execução dos recursos da União, Distrito Federal, Estados ou Municípios.

Com o passar do tempo esse processo foi se aprimorando e ganhando contornos cada vez mais rígidos, na medida em que a tecnologia possibilitava novas ferramentas que permitissem verificações e controles em tempo real. Também justificável pelo lado do aprimoramento das fraudes, desvios e práticas de improbidades.

No entanto, defendemos que há uma profunda mudança sobre a forma de conduzir esses olhares. A dinâmica da nova era da administração pública, com ênfase na gestão como ferramenta do resultado, já dá sinais de novos tempos. Não basta apenas a verificação da aplicação correta do recurso, da observância dos ritos de prestação de contas ou dos procedimentos burocráticos dos processos administrativos, mas sim, se a aplicação do recurso resultou naquilo que era esperado para o bem da sociedade. Em primeiro lugar verificar a aplicação do recurso e depois os resultados. É preciso que nós Gestores comecem a entender melhor o mecanismo das relações público privado. Gestão pública é o termo que integra um campo de conhecimento e de trabalho relacionados às organizações cuja missão seja de interesse público ou afete este.

A organização pode ser privada ou pública, mas com interesses que afetam toda a comunidade. Por tanto, pode haver “gestão pública” em organizações públicas e privadas, embora seja bastante incomum uma preocupação real com a coletividade por parte de entes privados.

Em sentido prático ou subjetivo, a gestão pública ou administração pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado, bem como das demais pessoas coletivas públicas que asseguram a satisfação das necessidades coletivas variadas, tais como a segurança, a cultura, a saúde e o bem estar das populações. Uma pessoa empregada na administração pública diz-se servidor público ou funcionário público.

O Gestor Público deve atender às necessidades e expectativas do cidadão. Mas o primeiro aspecto importantíssimo trata da identificação das necessidades dos usuários cidadãos e de tentarmos responder a essas necessidades de uma forma satisfatória. Isso significa termos uma gestão pública que, de fato, esteja voltada para o atendimento da sociedade.

Um possível caminho é voltar-se para o contexto sócio práticos em que acontecem, efetivamente, as respostas, a aprendizagem e a construção de conhecimentos - nas práticas das pessoas em interação. Essa ênfase à prática acompanha tendência nos estudos organizacionais na busca da compreensão da realidade e da formulação de teorias, não de modo dicotômico, mas integrado, articulando teoria e prática, reflexão e ação, no contexto situado em que ocorrem, contribuindo inclusive para evitar o distanciamento entre prática gerencial e produção acadêmica em gestão.

Como um sistema informatizado poderá auxiliar para melhorar o trabalho na gestão pública, considerando os tipos de sistemas empresariais, ou seja, a importância de um sistema integrado para gerar informações.

Os processos de informação e comunicação da gestão pública, a sociedade precisa saber sobre os serviços que o setor público oferece. Os atuais mecanismos utilizados pelos gestores públicos em diversos municípios brasileiros são antiquados e ultrapassados, desperdiçando tempo e causando ônus ao erário público, o que tem feito por parte dos administradores públicos a buscar e investir em novas tecnologias de sistemas de gestão pública integrada, as quais são fundamentais para a melhoria da eficiência dos processos administrativos do governo, em qualquer esfera. Eles disponibilizam aos gestores uma visão integrada das diferentes áreas da gestão pública e das informações sobre os cidadãos, contribui com os serviços consultivos e de desenvolvimento das aplicações da oferta e gerenciamento da decisão, o que possibilita o cruzamento de informações provenientes de múltiplos cadastros já existentes para apoio ao planejamento e acompanhamento das ações das secretarias municipais possibilitando assim a otimização na distribuição dos recursos disponíveis, para a melhoria da prestação de serviços à população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com