TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing e Estilo dos Anos 60

Por:   •  24/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

O Marketing dos Anos 60

No início dos anos 60 a grande preocupação do Marketing era exclusivamente vender.

A primeira grande mudança neste cenário veio em 1960 por Theodore Levitt, mais tarde intitulado o pai do marketing. Seu artigo "Miopia de Marketing", revelou uma série de erros de percepções, mostrou a importância da satisfação dos clientes e transformou para sempre o mundo dos negócios. O vender a qualquer custo deu lugar à satisfação garantida. Não é à toa que assistiu-se logo após este período um renascimento das marcas como Coca-Cola, Malboro, etc.

No início da década de 60, Jerome McCarthy apresentou o conceito dos 4 Ps: Produto, Preço, Lugar ou Ponto de Venda e Promoção, para caracterizar o "mix" de Marketing. Ou seja, os 4 Ps foram introduzidos como quatro variáveis básicas que comporiam a estratégia de mercado de uma empresa.

O mundo do marketing começou a borbulhar, artigos científicos foram escritos, pesquisas feitas e dados estatisticamente relevantes traçados. Separou-se as estratégias eficientes dos achismos e viu-se a necessidade de um estudo sério do mercado. Este conhecimento adquirido ficou espalhado, difuso, muitas vezes restrito ao mundo acadêmico. Em 1967, Philip Kotler, lança a primeira edição de seu livro "Administração de Marketing", onde pôs-se a reunir, revisar, testar e consolidar as bases daquilo que até hoje formam o cânone (base/referência) do marketing.

O Estilo dos anos 60

A década de 1960 foi talvez a mais importante culturalmente de todo o século XX. Os movimentos sociais, a contracultura, o questionamento do tradicionalismo, as drogas, a libertação sexual, a insatisfação da juventude mudaram a forma como vivemos hoje.

• Guerras, Política e Economia

No mundo, A Crise dos Mísseis e o assassinato do presidente americano, J. F. Kennedy, levaram ao aumento das tensões entre países capitalistas e comunistas, o que culminou em diversos conflitos indiretos e golpes ao redor do globo. A Coréia do Sul, o Vietnã do Sul, a Grécia, o Iraque e a Líbia tiveram golpes e ditaduras. França e China desenvolveram bombas de hidrogênio. Tentativa de invasão a Cuba pelos americanos para tirar Fidel Castro do poder.

No Brasil, Jânio Quadros renunciou em 1961. João Goulart assumiu e governou até 1964, quando foi derrubado por um golpe militar. Sob o pretexto de defender a nação de um golpe comunista, os militares permaneceram no controle político brasileiro por mais de vinte anos. O mais rígido dos atos institucionais, o AI-5, foi decretado pelo presidente Costa e Silva em 1968, a suspensão das garantias constitucionais, o que resultou na institucionalização da tortura.

• Ciência e Tecnologia

Os soviéticos Yuri Gagarin (1961) e Valentina Tereshkova (1963) foram os primeiros humanos a ir ao espaço. Os americanos lançaram a primeira missão tripulada à lua (Apollo 11).

Foram inventados na década de 60: a pílula anticoncepcional, o primeiro supercomputador, a fita cassete, a televisão a cores, o braço mecânico automatizado (robô industrial), a Arpanet (protótipo da internet).

• Movimentos Sociais

Nos Estados Unidos, os movimentos negros liderados por Martin Luther King e Malcolm X atingiram seus auges nos anos 60. A Marcha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com