TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio Ambiente

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Projeto Socioambiental

Nome da instituição: Sonho verde

Responsável: Equipe gestão ambiental São Marcos

Data de fundação: 28 de abri de 2011

CNPJ: 000.000.000-00

Endereço: Rodovia José Lozano Araújo, s/n,  Parque Brasil 500, Paulínia-SP

Resumo do projeto: Criar uma cooperativa de reciclagem e adubação que beneficiará os moradores do local.

Instituição: Sonho verde

Objetivos gerais: Desenvolver a sustentabilidade socioeconômica dos moradores do local.

Objetivos específicos e metas: Possibilitar o desenvolvimento humano sustentável da população da ilha das flores por meio da criação de uma cooperativa de reciclagem e adubos orgânicos

Publico alvo: Toda população local que não tem recursos socioeconômicos básicos, em sua maioria sendo mulheres e crianças.

Descrição das atividades: Separação do material descartável e do orgânico para adubação, treinamento e capacitação para moradores.

Impacto esperado: Melhores condições sociais e econômicas para a população local, que atualmente vive em condições precárias.

Numero de beneficiários: Em torno de 35 famílias, totalizando em média 150 pessoas.

Custo total solicitado:

Sustentabilidade: Com a ajuda de órgãos públicos,a  proposta é ampliar o projeto de conscientização para  escolas municipais e para os programas sociais do município.

Apresentação

A empresa Sonho Verde nasceu após um trabalho na faculdade. O que era para ser apenas um trabalho escolar acabou tornando-se um projeto que atualmente ajuda centenas de pessoas espalhadas pelo Brasil.

A sonho verde faz com que o sonho de um mundo mais justo se torne realidade, trabalhando com cooperativas de reciclagem e adubação desenvolvemos projetos socioambientais que beneficiam tanto população como governo.

Introdução

Cenário do problema

Este projeto desenvolve-se no bairro Ilha das Flores, localizado na cidade de Porto Alegre RS. Situado em um aterro onde mulheres e crianças sem nenhum recurso financeiro e alimentar, disputam sua alimentação diária com os restos dos alimentos dados ao porcos. Há no local um homem que cria porcos, e o mesmo faz separação entre os alimentos ‘melhores’ para alimentar seus animais, deixando o ‘resto do lixo’ para distribuição para a população local. São divididos em grupos de 10 pessoas, que tem apenas 5 minutos para escolha e coleta dos ‘alimentos’. O local é envolto a grande quantidade de água e lixo, tratando-se de um aterro.

Justificativa

Devido a grande quantidade de lixo no local e com uma população totalmente sem recursos financeiros, a ilha das flores é apenas mais um lixão onde as pessoas sobrevivem com o ‘resto do lixo’. Há no local empresários que cuidam dos terrenos onde são depositados os lixos e também criado porcos. Após a separação do lixo para alimentação dos porcos, é liberado a entrada de 10 pessoas por vez para recolher o que “sobrou da sobra do lixo” por 5 minutos apenas. Essas pessoas recolhem os resíduos para sua própria sobrevivência.

Objetivos

  • Criar uma cooperativa em parceria com a prefeitura de reciclagem e adubos orgânicos adaptando e capacitando o trabalho de coleta já realizado pelos habitantes da ilha das flores.
  • Desenvolver parceria junto ao governo para implantação de habitação fora da área do aterro.

Publico alvo

Toda população local que não tem recursos socioeconômicos básicos, em sua maioria sendo mulheres e crianças.

Metas

Possibilitar o desenvolvimento humano sustentável da população da ilha das flores por meio da criação de uma cooperativa de reciclagem e adubos orgânicos, gerando renda e conseqüentemente ampliar os conhecimentos básicos e profissionalizantes que promovam a geração de renda e a fixação dos jovens no mercado de trabalho.

Metodologia

  • Após aprovação do projeto, a cooperativa será instalada em terreno adequado
  • Fará a separação de todo material reciclável ou possível de ser utilizado na adubação.
  • Os moradores do local passarão por um treinamento teórico e prático com as informações necessárias para o inicio do projeto.
  •  Todo material recolhido será vendido para a empresa contratada, e será revertido para a sustentabilidade da população local.
  • Será contratada uma empresa de reciclagem e adubação que fará a finalização da reciclagem e da adubação.
  • Será criado dentro da cooperativa, cursos profissionalizantes que capacitarão e educarão as crianças e adultos do local

Parcerias           

Segue abaixo fluxograma de parceiros da cooperativa Sonho verde.

[pic 2]

Cronograma de atividades

Os produtos que serão entregues ao longo do projeto, como publicações, produtos feitos com o trabalho de reciclagem, vídeos e relatórios serão Registrados como uma forma de prestação de contas das atividades propostas, seu andamento, dificuldades e conquistas. Além disso, são material de pesquisa permanente para a equipe e outras pessoas ou entidades que farão parte do projeto no futuro.

ATIVIDADE

1 SEMESTRE (meses)

2 SEMESTRE (meses)

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

1. Contratação da equipe que ira treinar os moradores

2. Capacitação inicial dos moradores

3. Formação continua da equipe de moradores envolvidos no projeto

4. Elaboração do conteúdo e produção do material de divulgação

5. Divulgação das atividades do projeto nos meios de divulgação no local

6.  Seleção dos moradores que irão participar diretamente no projeto

7.  Os moradores do local passarão por um treinamento teórico e prático com as informações necessárias para o inicio do projeto.

8.  Será feita a separação de todo material reciclável ou possível de ser vendido ou utilizado na adubação.

9.  Formação de cursos profissionalizantes que capacitarão e educarão as crianças e adultos do local

10.  Promover parcerias pelo menos com duas empresas e o poder público local para absorção dos serviços gerados pelos jovens a partir do 5º mês. mantendo contínua a sustentação do projeto.

11. Registro, avaliação e sistematização das atividades do Projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (232.6 Kb)   docx (99.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com