TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio Ambiente e Sociedade

Por:   •  2/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE

SALVADOR

2016

JULIANA ROCHA SANTOS ADORNO

            Trabalho realizado ao curso de Administração da Faculdade Cidade do Salvador. Turno: Noturno da disciplina Meio Ambiente e Sociedade. Profº: Maria Claudia Bastos Sapucaia.

SALVADOR

2016

INTRODUÇÃO

No mundo atual, os problemas ambientais veem causando a degradação do meio ambiente, dificultando assim o ciclo de renovação do planeta. Em uma visão de longo prazo, verifica-se que a contínua expansão da exploração, o presente trabalho tem por objetivo analisar através de pesquisas alguns dos principais problemas que afetam o meio ambiente na atualidade, tentaremos de uma forma simplificada realizar a elaboração de cartilha para que o cidadão possa contribuir para o equilíbrio do meio ambiente.

A população está sempre preocupada com seu bem estar e conforto, buscando isso a qualquer preço, esquecendo-se muitas vezes que alguns recursos naturais, em abundância outrora, vão ficando cada vez mais escassos podendo até comprometer a existência humana num futuro não muito distante. Questões como infraestrutura, ou seja, estradas; ruas; avenidas; parques públicos; fornecimento de água potável; recolhimento e destinação de água e esgoto; recolhimento e disposição de resíduos sólidos e demais componentes físicos de uma vida moderna vão determinar a qualidade de vida das comunidades, bem como o impacto ambiental das mesmas. Como uma infraestrutura custa muito caro, ela geralmente é mal oferecida causando vários problemas ambientais como: poluição de águas, enchentes, acúmulo de lixo em locais inadequados, desmatamentos, desmoronamentos de construções/habitações, congestionamento de trânsito, etc.

A sociedade “moderna” tem sido surpreendida com problemas socioambientais de dimensões cada vez maiores e de difíceis soluções. A legislação brasileira, embora ainda deixa brechas para impunidade quando se trata de atitudes pejorativas  ao meio ambiente, talvez até pela falta de uma fiscalização efetiva de órgãos oficiais e  da sociedade civil, pois esta embora sofra com tais atitudes,  não  sabe  exatamente como agir.

PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS

O principal fato, que contribuiu para o quadro atual de degradação ambiental no País, foi o movimento de industrialização e urbanização, que ocorreu de forma acelerada no período que compreende as décadas de 1930 a 1970, especialmente em 1974, com a implantação do II Plano Nacional de Desenvolvimento, em que o objetivo da política econômica não se compatibilizou com a proteção ao meio ambiente.

Embora existam várias medidas de controle implantadas ou em pauta na agenda estatal, diversos exemplos de uso não sustentável de recursos estão presentes no País.

São exemplos:

- Poluição atmosférica - caracterizada principalmente pela queima incompleta de combustíveis fósseis, para fins de transporte, aquecimento e produção industrial, por meio de fontes fixas e fontes móveis, com foco nos grandes centros urbanos. Os níveis de ozônio na atmosfera são frequentemente ultrapassados. Entretanto, nos últimos anos, houve redução nos níveis de fumaça, monóxido de carbono e dióxido de enxofre, que também se reduziu a ponto de atender os padrões impostos pela legislação (CETESB, 2003).

- Resíduos sólidos - caracterizado basicamente pelo lixo não coletado e indevidamente disposto, que atinge as águas pluviais urbanas e rurais, gerando contaminação hídrica e, também, poluição atmosférica. Em 1989 o Brasil produzia 96 mil toneladas/dia de lixo, dos quais 29% tinham destino adequado, enquanto que os 71% restantes eram depositados inadequadamente. Em 2000, 59% ainda possuíam destino inadequado (IBGE, 2000).

- Poluição hídrica - de modo geral, são caracterizados como: a poluição por esgotos domésticos, industrial, disposição dos resíduos de origem agrícola e outros.               Também  vários problemas de poluição dos oceanos, devido ao aumento da população em zonas costeiras, além dos vazamentos oriundos de atividades como extração de petróleo. A importância do sistema de saneamento é evidente.

- Desflorestamento - a discussão do desflorestamento é central no Brasil. A questão envolve um dilema entre aspectos ambientais e econômicos, pois a biodiversidade representa um grande potencial econômico, a produção de madeira é a terceira maior do mundo e as relações com o mercado externo vêm aumentando. Em contraste à importância econômica, o uso insustentável das florestas gerou diversos impactos de grande relevância sobre os biomas existentes no País.

SUSTENTABILIDADE, MOVIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO

AMBIENTAL

Talvez uma das características mais importantes do movimento ambientalista seja a sua diversidade. Esse amplo espectro de práticas e atores confere-lhe um caráter multissetorial que congrega inúmeras tendências e propostas orientadoras de suas ações, considerando valores como equidade, justiça, cidadania, democracia e conservação ambiental. Nesse amplo universo de ONGs, algumas fazem trabalho de base, outras são mais voltadas para a militância, outras têm um caráter mais político e outras implementam projetos demonstrativos.

As questões que o meio ambiente estão hoje muito associadas às necessidades de constituição de uma cidadania para os desiguais, à ênfase dos direitos sociais, ao impacto da degradação das condições de vida decorrentes da degradação socioambiental, notadamente nos grandes centros urbanos, e à necessidade de ampliar a assimilação, pela sociedade, do reforço a práticas centradas na sustentabilidade por meio da educação ambiental.

Apesar de a maior parte das entidades serem baseada na militância voluntária não remunerada, observa-se, nos últimos anos, um crescente esforço de profissionalização, ainda que isso ocorra em um número muito restrito de entidades. Um aspecto bastante polêmico está relacionado com a representatividade de entidades nos diversos tipos de conselhos e comissões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (133.4 Kb)   docx (49.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com