TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado Financeiro e de Capitais

Por:   •  13/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

O Mercado de Renda Variável é composto por diversos investidores, seja ele com perfil conservador, moderado ou arrojado, eles sabem que todo negócio tem o seu risco e normalmente eles preferem fazer o investimento no negócio que oferecer menor risco, sendo que o risco está diretamente atrelado ao retorno. Segundo Harry Markowitz, (economista estadunidense) o risco está subdividido em Risco Sistemático e Risco não-sistemático, na tabela abaixo está às principais características dos tipos de riscos:

• Principais características e sinônimos de cada tipo de risco:

Risco Sistemático Risco não-sistemático

Afetam grandes números de investimentos Afetam um único investimento, uma empresa ou setor em específico

Risco extremamente difícil de ser reduzido Por atingir um grupo menor, seu dano pode ser minimizado rapidamente.

Afeta toda a economia

Também são chamados risco de mercado Também conhecido como risco especifico ou individual.

O risco não diversificável O risco pode ser reduzido através da diversificação da carteira de investimento

Risco Sistemático – É o risco geral, no qual todas as empresas estão inseridas, afeta todos os ativos da economia e pode estar associado a fatores macroeconômicos, como: grandes variações nas taxas de juros ou nas taxas de câmbio, recessão ou expansão da economia, inflação, etc. Também conhecido como risco não diversificável, ele não pode ser anulado, dessa forma é impossível que o investidor anule o risco sistêmico, pois todas as empresas estão suscetíveis por choque na economia do país.

Exemplo: A crise de 2008 que começou nos Estados Unidos, com o alto volume de financiamentos para muita gente que não tinham como pagar (Subprime). Os bancos passaram, a misturar essa dívida de alto risco (pouca chance de ser paga) com dívidas de baixo risco (de clientes com bom histórico de pagamento) e montar vários pacotes. Eles vendiam para investidores do mundo todo, sobretudo na Europa. Quando os norte-americanos que tomaram os empréstimos pagassem o valor devido, o dinheiro iria para quem comprou os pacotes, com juros. Os compradores eram levados a acreditar que estavam fazendo um ótimo negócio, porque os juros eram altos. O problema é que os devedores não pagaram suas dívidas. Como essas dívidas estavam nas mãos de bancos e fundos de investimentos do mundo todo, houve um efeito dominó no mercado. Foram meses de instabilidade no mercado, a crise não ficou apenas no setor financeiro, atingiu outros países, incluindo o Brasil.

Risco não-sistemático – é um risco individual que afeta apenas o ativo em si, um pequeno ou único investimento, por isso também são conhecidos como risco especifico. Seu risco pode ser reduzido através da diversificação da carteira de investimento.

Exemplo: uma greve dentro da empresa, perda de um importante cliente, incêndio nas instalações da empresa, entre outros.

• Dispositivos ou procedimentos para mitigação de cada um dos riscos:

As variáveis entre risco e o retorno são desconhecidas, por isso é importante o investidor saber que não existe retorno sem riscos, e somente deve ser aplicados recursos em um determinado investimento quando entender o nível de risco que está assumindo. Por isso as corporações e investidores usam a mitigação de riscos, que é uma forma de reduzir os prejuízos financeiros e a perda de capital. Com isso o investidor identifica com antecedência quais os riscos inerentes ao seu negocio, encontrando soluções para bloquear qualquer tipo de consequência negativa que eles por ventura trouxessem.

Dessa forma o seu uso é importante nos riscos sistemáticos, visto que normalmente são investimentos de alto risco e pouca segurança, e não há a possibilidade de diversificação de carteira como nos riscos não-sistêmicos. Desse modo reduzindo falhas processuais, combatendo a fraudes, melhorando a eficiência e a competitividade, mantendo-se alinhada às necessidades do seu segmento.

Como implementar a mitigação de riscos:

Identificando os riscos;

Analisando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com