TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Módulo Logistica de Suprimentos

Por:   •  30/6/2021  •  Abstract  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 6

NOME:___________________________________________________________

GRR:_____________________________________________________________

SA064 - LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS – Período de Transição (Terceiro Ciclo de Ensino Remoto)

MÓDULOS: 1, 2, 3 e 4

TURMA M

Prof. Dr. Thiago Guimarães

ORIENTAÇÕES. LEIA ATENTAMENTE!

 A Prova terá duração de 48 horas sem prorrogação, iniciando às 12:00 (horário de Brasília) do dia 29 de Junho e encerrando às 12:00 (horário de Brasília) do dia 01 de Julho. É de responsabilidade do aluno a postagem da resolução da prova até o horário limite. Se o aluno não enviar nenhum arquivo de resolução, será atribuída nota ZERO, além das faltas proporcionais aos quatro primeiros módulos!

 Essa folha de questões não precisa ser entregue.

 A Prova deve ser resolvida de forma manuscrita. TODOS OS CÁLCULOS E RESOLUÇÕES DEVEM CONSTAR NOS ARQUIVOS ENTREGUES. RESPOSTAS NUMÉRICAS SEM OS DEVIDOS CÁLCULOS E DESCRIÇÕES NÃO SERÃO CONSIDERADAS, MESMO QUE A RESPOSTA ESTEJA CORRETA!

 A entrega deve ser através de arquivo digitalizado. Informe com clareza qual questão está sendo resolvida. É de responsabilidade do aluno que o arquivo digitalizado esteja nítido, claro e organizado. Resoluções que não sejam manuscritas não serão consideradas. Arquivos com pouca clareza podem ter descontos na nota final da questão.

 POSTE APENAS UM ARQUIVO COM A RESOLUÇÃO DA PROVA E POSTE AS RESOLUÇÕES NA ORDEM NUMÉRICA DAS QUESTÕES! COMO SUGESTÃO: VOCÊ PODE DIGITALIZAR A RESOLUÇÃO DE CADA QUESTÃO (ESCANER OU FOTOGRAFIA), E IR INSERINDO UMA A UMA EM UM DOCUMENTO DE WORD. SE DESEJAR, VOCÊ PODE CONVERTER ESSE DOCUMENTO FINAL EM PDF. NÃO SERÁ POSSÍVEL FAZER O UPLOAD DE MAIS DE UM ARQUIVO, POR ISSO É FUNDAMENTAL QUE OS ALUNOS POSTEM A RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES EM UM ÚNICO ARQUIVO!

 Coloque o NOME E O GRR em todas as folhas de resolução. FOLHAS QUE NÃO CONTENHAM O NOME E O GRR DO ALUNO NÃO SERÃO CONSIDERADAS.

 O desenvolvimento das soluções nas questões faz parte da avaliação.

 A Prova tem valor máximo de 100 pontos. Para o cálculo da média parcial da disciplina (antes do exame final), essa prova possui peso de 60%.

 Depois de entregue, os arquivos com a resolução não poderão ser alterados/substituídos.

 A prova deve ser resolvida a caneta tinta azul ou preta, ou lápis/lapiseira com grafite capaz de gerar uma resolução visível. NÃO UTILIZE COR VERMELHA.

 NÃO SERÃO ACEITAS PROVAS ENTREGUES PELO CHAT DO TEAMS, POR EMAIL, OU POR QUALQUER OUTRO CANAL QUE NÃO SEJA O LINK DE ENTREGA NO TEAMS. SEJA CUIDADOSO COM O TEMPO!!! GUARDE UM TEMPO NECESSÁRIO PARA: 1) DIGITALIZAR A RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES, 2) INSERÍ-LAS NO ARQUIVO ÚNICO E 3) POSTAR O ARQUIVO NO LINK DE ENTREGA. NÃO DEIXE PARA POSTAR NO ÚLTIMO MINUTO, POIS O SISTEMA PODE FICAR SOBRECARREGADO.

Questão 1 – Valor: 30 pontos.

Ronaldo Brilhante é o gestor de operações da Pumpkin Heart, uma fábrica de doces que tem como item principal no portfólio o famigerado doce de abóbora de coração. A receita secreta do produto é governada por dois insumos principais: o açúcar e a abóbora cabotia. O processo produtivo ainda é artesanal, e Ronaldo atribuí ao processo o segredo do sucesso do produto. Para cada quilograma de doce produzido, já na sua versão final, são necessários 600 gramas de açúcar e 800 gramas de abóbora (considere que há perdas o processo), além de outros insumos não revelados. A série histórica a seguir indica a quantidade vendida (demanda) de doce de abóbora de coração em kg nos últimos 5 meses.

Período

Mês 1

Mês 2

Mês 3

Mês 4

Mês 5

Demanda (kg)

10235

10575

9855

10315

10020

Ronaldo não dispõe de um método robusto para previsão de demanda, e por isso acredita que a média da série histórica é um bom indicativo para as próximas demandas mensais de doce.

Por conta dos elevados níveis de qualidade, o açúcar é comprado a um custo de $ 12/kg de um único fornecedor, que atende à Pumpkin Heart há mais de 40 anos. A cada novo pedido de açúcar, é necessário realizar alguns ensaios laboratoriais rigorosos, o que é feito por amostragem, independentemente da quantidade comprada. Ronaldo sabe que esse é o único custo relevante do processo de pedir, mas seu exato valor é desconhecido. Além disso, não há qualquer estimativa acerca do custo mensal de estoque de açúcar, o que é um grande inconveniente haja visto os requisitos de temperatura e umidade desse insumo.

Com o intuito de elucidar essas incógnitas, Ronaldo realizou duas simulações. Na primeira, um lote de 5000 kg de açúcar foi comprado, e o custo mensal do sistema de reposição (pedir + obter + manter) foi apurado em $ 74.502,00. Na segunda simulação, um lote de 6000 kg gerou um custo mensal (pedir + obter + manter) de $ 74.490,00. Com base nas informações disponíveis, determine:

a. O custo dos testes laboratoriais do açúcar (custo de setup), medido em $/pedido.

b. O custo unitário mensal de estocagem do açúcar, medido em $/kg*mês.

c. O lote econômico de compras e custo mensal mínimo do sistema de reposição do açúcar.

OBS: Não há dados faltantes no exercício. Arredonde em duas casas decimais.

Questão 2 – Valor: 20 pontos.

Com base no mesmo problema anterior, o fornecedor de açúcar vem adotando uma nova padronização de seus processos, e gostaria de estabelecer um contrato com a Pumpkin Heart de forma que o lote de compras fosse fixado em 8500 kg.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com