TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O OBJETIVO DO TRABALHO

Por:   •  7/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

1 OBJETIVO DO TRABALHO

Este trabalho possui o objetivo de comparar dois métodos de trabalho que consiste em colocar dois diferentes materiais de propaganda em um único envelope. Para isso será utilizado os conceitos de Gráfico de SIMO, tempos pré-determinados, cronoanálise, economia de movimentos e análise de capacidade.

2 MATERIAIS E MÉTODOS

Para este estudo foram utilizados os seguintes materiais:

- Folhas de papel A4, que representariam os materiais de propaganda;

- Envelopes;

- Pedaço de papelão, que será utilizado como base para um dos métodos;

- Fita adesiva;

Além disso as atividades foram feitas por um operador considerado experiente, para que os tempos analisados representassem o padrão.

O método inicial consiste em agarrar as folhas de propaganda, uma de cada vez com a mão direita, transferi-las para a mão esquerda e dar "batidas" para acertas seus lados. Depois disso colocá-las no envelope e dobrar a aba, deixando o envelope de lado e finalizando a operação.

Já o método proposto utiliza uma base feita de papelão, aonde o operador consegue pegar as folhas simultaneamente, uma com cada mão, juntando-as e acertando seus lados mais facilmente. Depois as coloca no envelope e dobra a aba, colocando o envelope de lado e finalizando a operação.

Imagem 1 – Melhoria proposta

[pic 1]

Os dois métodos utilizados serão apresentados a seguir, pelo Gráfico SIMO, uma ferramenta utilizada para verificar o sincronismo e a distribuição de carga de trabalho entre as mãos direita e esquerda. É mais utilizado para atividades de curto alcance e permite verificar como uma operação de micro movimentos se realiza quanto a transporte e execução. Os círculos maiores representam uma operação e os círculos menores representam transporte (PEINADO, 2011).

O gráfico 1 está representando o método inicial e o gráfico 2 o método proposto.

Gráfico 1 - Método Inicial

[pic 2]

Gráfico 2 - Método Proposto

[pic 3]

Para cada método proposto foram feitas 5 cronometragens. Através das amostras obtidas foi feito o calculo de amostras necessárias e em ambos os casos 5 amostras foram suficientes. Posteriormente, com esses dados foi calculado o tempo padrão para cada método. Essa etapa consistiu no estudo através da cronoanálise, que objetiva melhorar a produtividade, entender detalhadamente o que ocorre no processo, a real capacidade de produção, eficiência do balanceamento, pontos de ineficiência, interações entre os postos de trabalho, desperdícios de tempo e afins (OLIVEIRA,2012).

Além disso, para o método proposto foi realizado um estudo mais profundo, utilizando a metodologia de tempos pré-determinados (MTM), um instrumento para descrever, estruturar, configurar e planejar sistemas de trabalho por meio de módulos definidos de processo, definindo um padrão eficiente de sistemas de produção (NOVASKI, 2002). O resultado obtido foi comparado com os resultados obtidos na cronoanálise (apenas para o método novo).

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

3.1 Método Inicial

Após as 5 cronometragens, a tabela 1 mostra os dados obtidos.

Tabela 1 - Tempos cronometrados para o método inicial

Repetições

Tempos cronometrados

1

9,44

2

10,62

3

9,13

4

9,17

5

9,62

Através destes valores foi utilizada a fórmula para determinação de número de ciclos a serem cronometrados e foi obtido n=1,2147; portanto as 5 cronometragens foram suficientes para a determinação do tempo padrão, representado na tabela 2. É importante ressaltar que o operador responsável pela operação teve um ritmo de execução de 95%.

Tabela 2 - Tempo padrão para o método inicial

Ritmo

Tempo médio

Tempo normal

Tolerância

Tempo padrão

0,95

9,596

9,116

1,15

10,484

Gráfico 3 – Fluxograma do método inicial

[pic 4]

3.2 Método Proposto

Após as 5 cronometragens, a tabela 3 mostra os dados obtidos.

Tabela 3 - Tempos cronometrados para o método proposto

Repetições

Tempos cronometrados

1

7,42

2

6,56

3

7,55

4

7,3

5

7,84

Através da fórmula para determinação de número de ciclos a serem cronometrados foi obtido n=1,555; portanto, novamente, as 5 cronometragens foram suficientes para a determinação do tempo padrão, mostrado na tabela 4. Todavia, esse método permitiu que o operador aumentasse seu ritmo de trabalho. Portanto, este ficou sendo considerado como 100%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (393.8 Kb)   docx (281.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com