TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Por Objetivos Trabalho de Avaliação Semestral

Por:   •  3/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA- UNIR CAMPUS VILHENA DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO- DEAD

DHEIK ANTONIO VILANI

Administração por Objetivos

Trabalho de avaliação semestral

Artigo

VILHENA / RO

2017

DHEIK ANTONIO VILLANI

TEMA

ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS (APO)

Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Gestão de Pessoas do Curso de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, sob a orientação do Prof. Francisco Emanoel Silveira.

VILHENA-RO

2017

“O planejamento não diz respeito as decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes. ”

Peter F. Drucker


INTRODUÇÃO

        Após a crise de 1929, as empresas norte americanas passaram a operar sobre forte pressão, controle e interferência do governo, com essa pressão do governo, dentro das instituições gerou uma “administração por pressão” e não gerava bons resultados (CHIAVENATO, 1993). Com essa necessidade de mudanças no jeito de administrar entrou em cena um modelo novo a Administração por objetivos ou por resultados, tendo como seu criador Peter Drucker, que é considerado o pai da administração moderna.

“A APO é uma técnica de direção de esforços através do planejamento e controle administrativo,....para atingir resultados , a organização precisa antes definir em que negocio esta atuando e onde pretende chegar. (CHIAVENATO, 1936).”

        A Administração por Objetivos (APO) é conhecida por um modelo de técnicas administrativas que visa o planejamento, controle, que tem por princípios atingir determinados resultados através de objetivos pré-definidos em conjunto com os gerentes, encarregados e subordinados, que visam atingir metas propostas no final de um determinado período de tempo. É uma forma de incentivar os colaboradores a atingirem metas pessoais e estratégias de negócios.  É conhecida também por fazer a reciclagem dos funcionários, tornando os mesmos e as empresas mais qualificadas, e a também a reciclagem de ideias e projetos futuros, de modo que os colaboradores sempre superem os objetivos e expectativas impostas. A APO classifica o desempenho das organizações através dos números que as mesmas apresentam como é a socialização entre superiores e funcionários para o cumprimento e a superação das metas, e também auxiliar no processo de organização. Seus objetivos são divididos em: Estratégico, Tático e operacional. (MADEIRA E RAMOS, 2012).  

“É evidente que o aglomerado de objetivos específicos para uma determinada empresa pode apresentar tensão e instabilidade consideráveis. Porém, em um nível mais abstrato ou geral, existe estabilidade suficiente para permitir a identificação de áreas nas quais as empresas podem achar útil estabelecer objetivos. (HAMPTON, 1992).”

Os benefícios principais da APO é dar clareza nos objetivos da empresa, aumentar e melhorar o controle e planejamento, estimular a motivação dos colaboradores. Assim como qualquer operação, a APO contém seus pontos fracos que podem ao invés de sucesso pode levar ao fracasso se quando for aplicada na organização a mesma não for aceita por todos os colaboradores e superiores da empresa, se ao invés de fixar metas, fixar objetivos numéricos como base, o não cumprimento de todos os procedimentos fixados aos objetivos estabelecidos, a execução do processo por pessoal não qualificado, e o abandono do projeto após o inicio do mesmo.

Para a utilização da Administração por Objetivos é necessário que as metas sejam estabelecidas de forma clara e por completa, para que atenda as expectativas da organização e que seja compreendida pelos colaboradores que irão executar. Antes de inicial a aplicação deste método é importante que seja bem planejado para que o mesmo não seja incompleto e fracasse.

JUSTIFICATIVA

A Administração por objetivo tem seus mecanismos voltados para o estabelecimento de planejamento e controle para que assim possa obter resultados, mas primeiramente a organização precisa definir a sua atuação no mercado e a sua visão de futuro, deve estabelecer os objetivos anuais da organização. É os objetivos que definem os planos de ação, a busca por resultados e torna a visão em algo palpável a torna real. É importante definir de forma muito clara suas funções e o que se espera de acordo com os objetivos estabelecidos. A APO visa à quantificação, mensuração e controle sendo que as duas últimas causam problemas na implantação da mesma, mas para Chiavenato “se um objetivo não pode ser medido e também não pode ser controlado não há como saber seus resultados e nem se eles foram alcançados” (CHIAVENATO, 1997, p. 364).

Há uma constante avaliação, revisão de metas, renovação de compromisso, busca continua da visão e reciclagem em todos os mecanismos da APO, ou seja, departamentos e gerencia dessa forma existe possibilidade de fazer mudanças nos objetivos a serem alcançados, implantados novos objetivo para o próximo período de acordo com os objetivos já alcançados, lembrando que essas medidas devem ser executadas com todos na organização.

Para fixar os objetivos deve levar em consideração os ideais daqueles que exercem papel de liderança dentro da organização, já na camada subordinada os objetivos são individuais e não precisam ser idênticos aos objetivos e metas estabelecidos pela empresa, mas os mesmos não devem se confrontar e sim estabelecer compatibilidade. No entanto o objetivo define a diretriz no sentido de finalidade comum, permite o trabalho em equipe, com a verificação dos valores das metas e dos planos evita-se erros causados por omissão, a organização enxerga de forma mais concreta a sua visão de futuro, e existe uma melhor distribuição de recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com